|
|
|
|
Tesla Model Y, Mercedes EQC e BMW iX3. Estes são os principais concorrentes do novo Mustang Mach-E, o primeiro Ford 100% eléctrico da nova vaga, ao qual a marca norte-americana atribuiu a (enorme) responsabilidade de manter a aura que a designação “Mustang” convoca junto dos amantes de modelos mais desportivos. Só que num SUV exclusivamente a bateria, ou seja, mais volumoso e pesado do que o coupé que faz as delícias dos que apreciam emoções ao volante. |
Para ver de que raça é feito o novo Mustang Mach-E e até que ponto tem trunfos que lhe permitam trotar ou galopar face à concorrência, testámo-lo na versão AWD com bateria de 99 kWh de capacidade, 351 cv de potência, tracção integral e 540 km de autonomia anunciada em WLTP. Se quer saber se vale a pena, encontra aqui as nossas principais notas em matéria de comportamento, os consumos que registámos neste ensaio, o que mais nos surpreendeu e, claro, o que gostámos mais e menos. |
Em alta, de novo, está a Tesla. A marca liderada por Elon Musk pontuou em diferentes frentes, desde logo ao ser a que mais cresceu, em termos de valor, no “ranking” que a Interbrand realiza anualmente (e só entrou na tabela na edição passada). Como se isso não bastasse, após a apresentação dos resultados do terceiro trimestre, o construtor norte-americano de veículos eléctricos conseguiu que a capitalização bolsista superasse os 900 mil milhões de dólares. Mas não ficou por aí e a Hertz (salva da falência há poucos meses) não deu uma ajuda, mas sim um valente empurrão. Bastou que a “rent-a-car” anunciasse que tinha encomendado 100 mil Tesla e logo as acções do fabricante voltaram a disparar, colocando a marca americana no poderoso clube do bilião… Uns dirão que uma coisa são as expectativas dos investidores, outra bem diferente é a realidade. Sem dúvida. Acontece que a realidade traduzida pelos números das tabelas de vendas no mercado europeu, em Setembro, trouxe a surpresa das surpresas: pela primeira vez, um automóvel eléctrico foi o mais vendido, deixando para trás o Renault Clio, o Dacia Sandero e o Volkswagen Golf. Será que consegue adivinhar qual foi? |
Sem fim à vista, a crise dos chips mantém-se e continua a baralhar as contas dos construtores de automóveis, já de si a braços com os efeitos perniciosos que a pandemia teve na produção e na procura. É um facto que nem todos se podem queixar – a Lamborghini é disso exemplo –, mas a maioria dos fabricantes luta diariamente com a escassez dos tão necessários semicondutores. Porém, outras potenciais batalhas se avizinham. E a maior “ameaça” vem da China, que pode paralisar a produção de automóveis por causa do magnésio ou, melhor, da falta dele. Espera-se que a ruptura dos stocks europeus ocorra já em Novembro. |
Mas se essas são as preocupações do lado dos construtores, do lado dos clientes também já houve dias mais tranquilos. Os utilizadores de carros a gasóleo recentes correm o risco de ver o AdBlue aumentar de preço nos próximos tempos, ou mesmo faltar, com tudo o que isso implica para quem tem o depósito seco. Isto numa altura em que os preços dos combustíveis obrigam a fazer contas a quem tem de andar na estrada. Só que não vale tudo para poupar uns pingos de gasolina ou de gasóleo. Há que ter cuidado e foi esse o alerta que deixei na última Operação Stop, da Rádio Observador, pois nem tudo o que dizem que funciona, funciona mesmo e há “truques” que podem não dar um bom resultado. |
A terminar, destaco ainda a Renault que, apesar de prever produzir menos 500 mil carros este ano, fruto essencialmente da crise dos semicondutores, continua focada na sustentabilidade. E a prova disso é que a fábrica portuguesa, em Cacia, vai ter o “maior sistema de autoconsumo fotovoltaico” do país. |
Até para a semana. |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Land Rover
|
|
O topo de gama da Land Rover surge na sua quinta geração, apontado a rivais como o Rolls-Royce Cullinan ou o Bentley Bentayga, ou aos mais baratos BMW X7 e Mercedes GLS. Depende de quanto quer gastar…
|
|
|
|
Mercado
|
|
A indústria automóvel está dependente da liga de alumínio, sem a qual não se fazem carros. A China, que fornece 85% dessa liga, fechou a maioria das fábricas. Europa poderá ter falhas já em Novembro.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
À escalada de preços dos combustíveis, que se sente no bolso de quem abastece, junta-se o aumento da electricidade e do gás. E isso está a paralisar a produção de AdBlue, pelo que vêm aí aumentos.
|
|
|
|
|
Mercado
|
|
A Interbrand divulgou a habitual listagem das 100 marcas mais valiosas, bem como aquelas que mais viram o seu valor subir. As tecnológicas continuam na liderança, mas a Tesla é quem mais cresce.
|
|
|
|
Lamborghini
|
|
O construtor italiano de veículos desportivos anunciou as vendas de novos veículos nos primeiros nove meses de 2021. Apesar das crises da Covid 19 e da falta de chips, as vendas aumentaram 23%.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Mercado
|
|
A Bloomberg avança que a Hertz fez a maior encomenda de sempre de veículos eléctricos para integrar na sua frota de aluguer. Serão 100 mil Tesla e se todos forem Model 3, Musk encaixa 3,8 mil milhões.
|
|
|
|
Elétricos
|
|
De uma assentada, a firma de Taiwan que produz o iPhone entra no negócio dos carros eléctricos com uma nova marca e três produtos: um SUV, uma berlina e um autocarro. Entrada na Europa é prioritária.
|
|
|
|
BMW
|
|
Os alemães da BMW anunciaram esta semana o arranque da produção do i4, a berlina eléctrica que se vai bater com modelos como o Model 3 da Tesla. É fabricado em Munique e oferece várias versões.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Renault
|
|
O diretor do grupo na Península Ibérica afirmou que este sistema vai gerar uma autonomia energética de 13% e evitar a emissão de "1,8 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano".
|
|
|
|
|
Mobilidade urbana
|
|
Para evitar perder horas para chegar ao trabalho, os suecos vão começar a produzir, a partir do próximo ano, o Jetson One eVTOL. Transporta apenas um adulto, mas sem filas.
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Nos vídeos espectaculares com saltos exuberantes e "atravessadelas" intermináveis, são sempre os automóveis as estrelas. Este filme prova que os ATV podem ser espectaculares, por um 1/10 do preço.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Vendas
|
|
A Jato revelou que no mercado europeu, em Setembro, foi um eléctrico que pela 1.ª vez liderou as vendas, à frente do Clio, Sandero e Golf. Mas quem foram os primeiros no ranking dos eléctricos e PHEV?
|
|
|
|
|
|
Tesla
|
|
Depois de mais um recorde de vendas no 3º trimestre do ano e de ultrapassar as perspectivas dos analistas de Wall Street, a Tesla viu o valor as acções e a capitalização bolsista bater novos recordes.
|
|
|
|
Auto
|
|
A falta de componentes e o encerramento de fábricas devido à pandemia vão provocar o cancelamento da produção de cerca de 500.000 veículos, de acordo com um comunicado da marca.
|
|
|
|
Alerta sonoro
|
|
|
|
|
|