São 300 mil pessoas, a maioria delas idosas, 290 mil das quais com conta na CGD que usam uma caderneta para actualizar os seus movimentos na conta bancária e para levantarem dinheiro. Desde dia 14 de Setembro estão impedidas de o fazer “por causa de legislação europeia que reforça os critérios de segurança” – dizem os bancos envolvidos que, além da CGD são o Montepio e o Crédito Agrícola. A alternativa que colocam a estas pessoas é terem um cartão e pagarem por ele.
Mas isto faz sentido? Legislação europeia sobre serviços de pagamentos, numa era digital, a ter o seu maior e visível efeito nos idosos que não se conseguiram libertar da caderneta da Caixa? E no resto da banca não aconteceu nada?
(Sim vai acontecer, anunciou-me o banco de que sou cliente: no domingo dia 15 de Setembro, avisa-me que desde dia 14 estão em vigor novas regras de acesso aos serviços online do banco, de reforço da segurança, e que estão a mudar agora as coisas. Para os clientes que tinham caderneta mudaram logo as regras dia 14, tal devia ser o risco de segurança.)
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