253kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Helena Garrido

Colunista

Artigos publicados

Governo

O regresso da troika /premium

217
Comemoram-se agora sete anos que a troika deixou o país. As reformas que ficaram por fazer prometem agora regressar para pagarmos os subsídios do Plano de Recuperação e Resiliência.
Imigração

Do Porto a Odemira /premium

No Porto, os líderes europeus assinam o “Compromisso Social”. Em Odemira assistimos à incapacidade do Estado e da autarquia e ao egoísmo e oportunismo de alguns portugueses no apoio a imigrantes.
Caso PT

A Operação Marquês e o caso PT /premium

A decisão de Ivo Rosa revela como um grupo de administradores tomou conta da PT em 2014 e, com o apoio da auditora, logrou fugir às suas responsabilidades no investimento ruinoso na Rio Forte do GES.
25 de Abril

Os novos extremistas /premium

585
Dizem-se defensores da liberdade mas querem cortar a liberdade alheia. São os novos extremistas que alimentam o populismo dizendo que o combatem, que se afirmam guardas da democracia quando a ameaçam.
Crescimento Económico

A resistência dos rentistas e a arte do Governo /premium

Os empresários do regime fizeram pressão e, aparentemente, conseguiram ficar com uma parcela maior, mas de empréstimos. Porque verdadeiramente pouco mudou no Plano de Recuperação e Resiliência.
Impostos

O regresso da América e os excessos liberais /premium

Washington quer o mundo a aplicar uma taxa mínimo de imposto sobre os lucros. O FMI apela ao combate às desigualdades. Os excessos do passado expostos pela pandemia estão a fazer mudar as políticas.
Apoio Social

O Presidente e as contas públicas de Costa /premium

143
O Presidente resolveu abanar um pouco as regras do jogo que têm sido habilmente criadas pelo primeiro-ministro. Hoje já temos estatísticas e percebemos como foi possível o milagre da redução do défice
Pandemia

O poder dos professores /premium

430
É muito difícil compreender a prioridade dada aos professores, sem se limitar aos que lidam com crianças ou estão no ensino especial. Vamos ter famílias com os netos vacinados antes dos avós. 
Aviação

Groundforce ou a sina de capitalistas sem capital /premium

A crise financeira mostrou-nos que tínhamos vários capitalistas sem capital. A pandemia revela-nos que continuamos a padecer do mesmo mal. Salvar a Groundforce é uma coisa, salvar o accionista é outra
Governo

Uns têm tudo, outros nada? /premium

881
Os que trabalham para o Estado têm direito a tudo, os outros a nada. Será esta a ideia que alguns ministros têm do que deve ser o Estado? Na Saúde e na Educação parece que sim.
Aviação

A TAP e a Olívia patroa /premium

155
A tempestade que se abateu sobre a aviação não se chama, em Portugal, apenas pandemia. Da TAP ao novo aeroporto passando pela Groundforce, o caos está instalado. Se correr bem vai ser uma surpresa.
Crise económica

Uma crise perigosa /premium

A crise económica vai ser brutal nos seus efeitos. E vivida num tempo em que o Governo está cansado e desorientado, ao mesmo tempo que alarga cada vez mais o seu poder sem o escrutínio devido.
Crescimento Económico

Mais analgésico do que vitamina no PRR /premium

108
O Plano de Recuperação e Resiliência será mais analgésico do que vitamina. Promete tratar feridas antigas e há investimentos que trarão mais despesa.Só por milagre aumentaremos o crescimento potencial
Contas Públicas

As máscaras orçamentais /premium

406
O ministro das Finanças opta por manobras de diversão para fugir a explicar o que se passou com as contas de 2020. Vivemos tempos de enorme falta de verdade e muitas máscaras nas contas públicas.
Pandemia

Tempos em que regras prejudicam a recuperação /premium

As regras para a política económica estão desenhadas para tempos normais. O ambiente em que vivemos exige discricionariedade. O debate já começou em Berlim, Paris e na carta de mais de cem economistas
Pandemia

À beira do precipício /premium

1684
Estamos em colapso na saúde e a caminho da derrocada económica e do declínio moral. Nunca se imaginou o pesadelo que foi o mês de Janeiro. Sem que se veja coragem ou competência para corrigir os erros
Coronavírus

O preço do Natal e do deixa andar /premium

Vamos ter uma recuperação mais tardia, restando apenas a esperança de estes últimos números da pandemia não nos terem estragado o turismo no Verão e o segundo semestre.
Coronavírus

Os riscos do falso confinamento /premium

261
Como estamos a perceber, o confinamento não existe. Estamos a brincar com coisas muito sérias. Temos os serviços e os técnicos de saúde em colapso e arriscamos agravar ainda mais a crise económica.
Pandemia

Incompetências, mentiras e populismos /premium

228
A pandemia expôs uma das maiores fragilidades do País, a desorganização e incompetência que se tenta mascarar com mentiras e conversa populista. Uma nota final sobre os debates presidenciais.
Hospitais

Boas razões para nos indignarmos /premium

156
A hierarquia de valores de uma sociedade vê-se por aquilo com que se indigna. Temos hoje razões para nos envergonharmos. Com os valores que estamos a revelar.
A página está a demorar muito tempo.