816kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Helena Garrido

Colunista

Artigos publicados

Administração Pública

Um Estado que promove desigualdades

Educação, Saúde, Justiça, Segurança. Não há serviços essenciais do Estado que não viva com falta de recursos. Um problema que não tem solução à vista e que agrava as desigualdades.
Eleições Europeias

Lições e riscos das eleições europeias

Aumentou a probabilidade de o Orçamento do Estado de 25 ser aprovado, embora com interrogações sobre o seu conteúdo final.
Eleições Europeias

A Europa que nos espera 

A União Europeia viveu cinco anos de pesadelo e prepara-se para um novo tempo consequência desse passado. Estão os candidatos a eurodeputados conscientes disso?
Finanças

Promessas e ilusões de dinheiro para o povo

Parece que o dinheiro começou a cair das árvores no pátio das Finanças para distribuir pelo povo. É o milagre das eleições para incautos. E um problema para o Orçamento de 2025.
Ministério das Finanças

O regresso do Banco de Portugal

As relações entre o Ministério das Finanças e Banco de Portugal deixaram de ser simpáticas e voltam a ser animadas pela troca de argumentos. O que só nos enriquece.
Habitação e Urbanismo

A Habitação de plano em plano 

O problema da habitação é um caso exemplar de falta de coragem política, incapacidade do Estado, enredado na sua burocracia, e a propaganda, desta vez com défice de comunicação.
Finanças Públicas

Contas públicas, Justiça e racismo

As queixas e críticas do Governo ao que herdaram nas contas públicas, o manifesto sobre a Justiça e os ataques racistas no Porto marcaram uma semana em que o Parlamento foi rei.
Marcelo Rebelo de Sousa

Um Presidente amigo do populismo

Marcelo Rebelo de Sousa corre o risco de ser um Presidente que contribuiu para o populismo, criando problemas que não existem e esquecendo os que são importantes para os portugueses.
Novo Governo

Um governo de combate político

Não será com dinheiro que o Governo vai resolver os problemas que os portugueses sentem como mais graves. Terá de ser criativo se não quiser perder o poder que não seria para o PS.
Novo Governo

Contas certas em tempos de política incerta

O que se passou com a eleições do Presidente da Assembleia da República ilustra bem como vai ser difícil governar. Especialmente por isso é um risco insistir nos “cofres cheios”.
Novo Governo

Tempo de mais políticas e menos táticas

O novo Governo tem de saber conciliar a necessidade de ser mais político com a resolução dos problemas mais urgentes. É preciso menos táctica para satisfação intelectual. 
Legislativas 2024

O murro na mesa eleitoral

Luís Montenegro vai ter de reajustar o seu programa eleitoral. E os partidos em geral vão ter de mudar a forma como tratam os eleitores do Chega.
Governo

Tempos difíceis para o novo Governo

Quem ganhar as eleições tem enormes desafios. O país e o mundo que recebe estão recheados de problemas, a começar pela radicalização da sociedade e uma economia que cresce pouco.
Legislativas 2024

Uma campanha alegre sem ver o Mundo

Nesta campanha eleitoral há temas urgentes, como a habitação ou a saúde. Mas há perigos no horizonte que têm sido esquecidos. Como os efeitos nas nossas vidas de um Mundo em mudança.
Crescimento Económico

Na economia, o PS tem razão, o PSD também

PS e PSD têm propostas interessantes para a economia, mas um e outro insistem em algumas soluções que já provaram que não resolvem os problemas.
Habitação e Urbanismo

O que propõem PS e PSD para a habitação?

É um dos mais graves problemas que enfrentamos. As propostas do PS e do PSD para a habitação acabam por ser mais iguais do que diferentes, com os sociais-democratas a darem especial atenção à oferta.
Finanças Públicas

O outro lado da redução da dívida pública

Enquanto no Ministério das Finanças se festejava, ali mesmo ao lado o Ministério da Administração Interna enfrentava dias de tensão com a polícia. É o outro lado das contas certas.
Imigração

Temos de falar de imigração

Temos andado a atirar lenha para a fogueira dos sentimentos anti-imigração. Os partidos que combatem o radicalismo têm de nos falar sobre esse tema na campanha eleitoral.
Política

A política que mata

Em pré-campanha eleitoral mostram-nos dois países. Um em que tudo corre bem, outro em que tudo corre mal. Onde estamos nós afinal?
Jornalismo

Desinformação e Global Media

Nunca o jornalismo fez tanta falta e nunca esteve tão ameaçado, num tempo em que a informação falsa é um dos maiores riscos a curto prazo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos