Helena Garrido

Colunista

Artigos publicados

Orçamento do Estado

A prova de fogo de Centeno /premium

Há anos que não se via o ministro das Finanças a ser publicamente pressionado pelos seus pares enquanto está a fazer o Orçamento. Sentem Centeno mais fraco? Será Centeno suficientemente livre?
Salário Mínimo Nacional

O país dos rentistas e o salário mínimo /premium

118
O aumento do salário mínimo e dos rendimentos corre o risco de ser pago pelos contribuintes, alargando a mais empresas e negócios o acesso a rendas, em auto-condenação ao subdesenvolvimento económico
Aeroportos

Greta seria a favor do aeroporto do Montijo? /premium

344
A resposta parece óbvia. Como óbvia parece a resposta ao ler o programa do Governo. Mas estamos na era do “faz de conta”. Se as contas tivessem sido bem feitas, o custo deste aeroporto era proibitivo.
Crescimento Económico

Revolução na economia? Nem por isso /premium

Os ministros das Finanças sonham há muito com uma revolução na economia portuguesa. Centeno não é diferente de Cadilhe. Infelizmente os novos números do INE contam a mesma história das últimas décadas
Banca

As costas largas da Europa nas cadernetas da CGD /premium

128
As novas regras de pagamentos bancários têm como objectivo reforçar a segurança nas transacções digitais. Qual o efeito mais visível em Portugal? Nas cadernetas da CGD. A Europa tem as costas largas.
Greve

As greves antes e depois dos motoristas /premium

759
As greves podem nunca mais voltar a ser as mesmas depois do que está a acontecer com os motoristas. Estas greves são em si efeitos de um Governo com o inédito apoio dos partidos de esquerda.
Legislação

Menos forma, mais soluções /premium

166
É aflitivo ver-nos criar leis e mais leis sem nos focarmos nas soluções. A doentia tendência em catalogar tudo como sendo de esquerda ou de direita tem agravado esta incapacidade de resolver problemas
Reforma do Estado

Problemas são poucos, soluções parecem impossíveis /premium

259
Temos pouca poupança para muita dívida e muitos idosos. Temos um país desorganizado, sem líderes nas organizações. Temos um Estado irracional. Três problemas apenas que podíamos querer solucionar.
Estado da Nação

Quatro anos de austeridade disfarçada /premium

1517
Está a acabar uma legislatura surpreendente. Caíram os muros que separavam o PS do PCP. Mas a política económica seguida dá sinais de ter adiado custos e iludido as escolhas que, de facto, se fizeram.
Execução Orçamental

Um Estado em (quase) estado de coma /premium

477
Um colapso financeiro resolve-se com dinheiro. Um colapso no funcionamento do Estado é um problema muito mais difícil de resolver e tem custos muito mais elevados.
Caixa Geral de Depósitos

Na CGD há uns mais responsáveis do que outros /premium

177
As comissões parlamentares de inquérito correm o risco de degenerarem em espaços de espectáculo e de responsabilização dos “polícias”. Em vez de procurarem retirar lições que melhorem o nosso futuro.
TAP

Nacionalização das perdas, privatização dos lucros /premium

6541
A TAP está tecnicamente falida e regista prejuízos. E os gestores consideram normal premiar um grupo restrito de colaboradores. E podem fazê-lo. Se houver problemas a factura vai para o Estado.
Maioria de Esquerda

A austeridade pelo racionamento /premium

2132
Caos nos transportes, filas intermináveis em serviços públicos e listas de espera ou condições degradadas no SNS. São reflexos das escolhas políticas do Governo. Como agora reconhece António Costa.
Caixa Geral de Depósitos

Sobre Berardo, só não vê quem não quer ver /premium

1118
Berardo tem responsabilidades, mas não é o principal e mais importante responsável. Não lhe cabia defender o dinheiro dos depositantes. E de facto “ajudou os bancos” a maquilhar contas depois de 2008.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo e os gestores de papel /premium

242
Incompetência ou conluio? Eis a pergunta que suscita a ida de Berardo à AR. Primeiro porque o financiamento não devia ter sido dado, depois porque a CGD não fez tudo o que podia e devia para o reaver.
Crise Política

A lição do caso dos professores /premium

167
O caso da carreira dos professores nada tem a ver com economia. Pura táctica política. Quem quiser levar a sério as contas públicas tem de generalizar um travão financeiro plurianual.
Défice Público

Desta vez foi diferente? /premium

106
Ouvimos vários governos durante as últimas mais de duas décadas prometerem-nos que agora sim, as contas públicas estão controladas. Será desta vez diferente?
Economia

Não nos deixemos iludir /premium

279
Para que a próxima crise nos apanhe menos desprevenidos do que a anterior é preciso ser capaz de gerir a perda de poder de compra. Os alertas do FMI sobre Portugal mostram um país ainda muito frágil.
Finanças Públicas

Contributo de Centeno para a literacia orçamental /premium

113
Com a sua proposta de medida da carga fiscal, Mário Centeno revelou-nos que não acredita em défices orçamentais virtuosos, que aumentam o crescimento potencial da economia.
Governo

Os que querem ser os donos disto tudo /premium

458
A semana teria sido maravilhosa para o Governo sem as notícias de empregos de familiares de socialistas que são ministros e deputados. A captura do Estado pelas elites urbanas ficou exposta como nunca
A página está a demorar muito tempo.