625kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Helena Garrido

Colunista

Artigos publicados

Governo

As contas do Estado ou do Governo?

O Governo parece querer ser o que dá dinheiro e não o que cria condições para nós ganharmos o nosso dinheiro. Tudo em nome de manter o poder.
Governo

Um regime bloqueado

A maior preocupação neste momento é não vermos uma saída, no curto prazo, para o problema político que enfrentamos. O que nos leva a desejar que António Costa não crie mais problemas.
Desigualdade

Lisboa não é para pobres, como Portugal

A desigualdade começa a ser um sério problema em Portugal agravado pela atração que Lisboa está a ter para multimilionários.
Governo

Um futuro de oportunidade perdida

O futuro económico e político do país é muito pouco risonho. Vamos perder uma oportunidade económica única e o regime está bloqueado sem que se veja saída.
TAP

A TAP ou a falta de Governo

O que se passou no gabinete do ministro das Infraestruturas é grave e, mais uma vez, revelador de uma forma de governar. Mas tem a gravidade para justificar a demissão do Governo ou mesmo do ministro?
Governo

O Governo em baixa podia ser natural (e desejável)

No início de uma legislatura em maioria absoluta seria perfeitamente normal um Governo estar com o eleitorado mais zangado. Porque é que, desta vez, não é assim?
Segurança Social

A navegar na conjuntura

Em pouco mais de seis meses a segurança social tornou-se mais sustentável, na versão do Governo. Foram mais uns dias a mostrar que navegamos no que nos oferece a conjuntura.
TAP

O retrato da governação pintado na TAP

O caso TAP revela uma governação leviana, autocrática e descoordenada em que o PS se confunde com o Estado. A democracia está cada vez com mais falhas e isso devia preocupar-nos.
Inflação

Conversas de bancos centrais contra a inflação

Os bancos centrais estão a usar todas as armas para minimizarem o aumento das taxas de juro. O sistema financeiro é a grande preocupação.
IVA

Reduzir o IVA, mais política do que políticas

A redução do IVA nos bens alimentares é uma medida controversa. A política, mais do que as políticas, pode explicar o recuo do Governo.
Governo

O Governo a alimentar revoltas

A estratégia do Governo de pressionar e envergonhar as empresas do retalho alimentar tem elevados riscos. Num tempo de radicalismos, é atirar achas para a fogueira sem resolver nenhum problema.
Banca

Banca, desta vez é diferente?

Regressamos aos discursos políticos a assegurar que a banca está segura. Realmente ninguém sabe. O sensato é manter a calma e esperar que a maior parte dos banqueiros tenha aprendido a lição.
TAP

A factura da TAP arrisca subir, ainda mais

Enfrentamos um risco muito sério de a TAP ainda nos sair mais cara. A agora demitida presidente da empresa dificilmente não processará a empresa.
António Costa

O país a sobreviver como António Costa

Em 2015 António Costa herdou um país com margem para distribuir dinheiro e agradar à esquerda. Hoje, passados mais de sete anos, António Costa tem de governar a sua herança.
Habitação e Urbanismo

A habitação da ideologia e propaganda

A forma como o Governo anunciou as medidas para habitação é grave por criar a possibilidade de reduzir ainda mais a oferta de casas. Escolheu a ideologia e a propaganda em vez de soluções.
Casas

As casas que o Governo nos tirou

As políticas públicas têm aumentado a procura de casas caras e induzido a redução da oferta para a classe média. É tempo de acabar com os apoios a quem vem para Portugal para fugir aos impostos.
Economia

Estão os portugueses viciados em Estado?

A forma como se conquistou e preservou o poder alargou a mais pessoas o vício da mão estendida para o Estado. Como não há dinheiro para todos, tira-se a uns para dar a outros.
JMJ 2023

O populismo que nos governa

Ninguém tem tido coragem de contrariar a onda populista. Não é fácil controlar turbas de indignados, mas valia a pena tentar. Em nome de cidadãos que não se deixassem enganar por se falar em milhões.
António Costa

Quando o primeiro-ministro fica farto de governar

António Costa fartou-se de ser primeiro-ministro, que tudo fez para ser. E no Governo ninguém sabe o que fazer, sem ser controlar as contas. O mais preocupante é não se ver como saímos deste bloqueio.
Professores

Quando os professores dizem “Basta”

Este está a ser o tempo de os professores dizerem basta. Outros virão. O Governo acrescentou erros a erros passados e está a receber o que semeou nos últimos sete anos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.