Olá

860kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Dinis de Abreu

Colunista

Artigos publicados

Orçamento do Estado

O psicodrama e outras histórias de encantar…

Enquanto a Irlanda prepara tranquilamente o próximo Orçamento, gerindo o excesso de liquidez, em Portugal vive-se uma espécie de psicodrama burlesco à volta do documento.
Política

Palavras cruzadas

No meio de tanta azáfama política, e do habitual “baile de máscaras”, é natural que Marques Mendes se ache à altura de suceder a Marcelo, como lhe sucedeu no comentário político.
Política

Histórias (impróprias) de embalar…

Na “bolsa das apostas” a mais concorrida parece indicar que o Orçamento passa no meio do alarido. O resto, são histórias de embalar. Por muito que lhe custe, só por milagre Montenegro volta a votos.
Política

Quatro histórias (pouco) exemplares… de verão

Tal como Montenegro em relação ao Chega, Pedro Nuno também definiu as suas “linhas vermelhas” perante o governo. Está dito e agora não “chateiem“ mais o partido… É justo.
Câmara Municipal Lisboa

A (pesada) herança de Medina…

A decadência do PCP, que o Bloco de Esquerda acompanha de perto, está a baralhar as contas do frentismo em Lisboa, contra uma possível recandidatura de Moedas nas próximas autárquicas.
Política

Variações e andanças de Verão…

Com realismo, Costa confirmou ter concluído uma etapa de vida e sossegou Pedro Nuno Santos ao prometer que “não me vou recandidatar ao cargo de primeiro-ministro”. O País agradece.
Política

A contas com a Justiça...

Tal como no SNS – arruinado por sucessivos erros, aproveitamentos e cativações à sorrelfa –, também a Justiça padece de problemas crónicos que ninguém parece capaz de encarar e de superar.
Política

Por um punhado de cêntimos…

Ventura que se cuide e não desdenhe o facto de Pedro Nuno Santos já admitir votar, favoravelmente, o próximo Orçamento de Estado “se não for ignorado pelo governo”. Um “convite à valsa”…
António Costa

A “crise do parágrafo”…

Dizem os entendidos que as crises podem ser criativas. E, no caso português, as mais recentes não só permitiram eleições antecipadas como “libertaram” Costa para os desejados voos europeus.
Ministério Público

O mi(ni)stério público…

Por alguma razão, a “imagem de marca” de Costa, como governante, está sobretudo associada à “geringonça”, responsável pela degradação dos serviços públicos e paralisia do país.
Política

Na ressaca das Europeias

A televisão também pode “vender” um jovem “cabeça- de-lista” nas Europeias, ou um candidato a presidente do Conselho Europeu. Ou, ainda, quem sabe, um candidato a futuro Papa.
Política

S. Bento de “porta aberta”…

Se Montenegro sobreviver a tantas “minas e armadilhas” que o PS espalhou no terreno, será um “milagre” a exigir-lhe fé, ainda que não seja crente.
História

De Camões aos Descobrimentos ou as saídas em falso

E se a impreparação em português de muitos alunos saídos do ensino secundário é cada vez mais notória, que dizer da opção verificada em algumas universidades ao imporem o leccionamento em inglês…
Política

“Governo” do Parlamento… e imigração desgovernada

António Costa especializou-se, durante seis anos de governo, em “empurrar os problemas com a barriga”, e, no caso da imigração por maioria de razão, para não arriscar ser “mal amado“ pelas esquerdas.
Política

Um azar nunca vem só…

Para azar de Ventura, o actual primeiro ministro começou a “mostrar serviço”, e a marcar a agenda política, sem “papas na língua” no debate quinzenal. Um azar nunca vem só…
Ministério Público

A Justiça por linhas tortas…

Os signatários "manifesto dos 50" não escondem o que lhes “vai na alma”, ao exigirem “escrutínio externo” e “avaliação democrática independente” do sistema judicial. A “bon entendeur”…
Santa Casa de Lisboa

Acudam à Santa Casa…

Como pode o PS falar em “saneamento político” de Ana Jorge, em vez de apurar e imputar responsabilidades a gente sua e de interrogar-se sobre quem acode à Santa Casa?
Estado

O estado de (des)graça...

Acabou o "estado de graça" para Marcelo, esfumado em selfies; acabou para Lucília Gago e Ivo Rosa; nem sequer tocou em Montenegro; e ameaça não ungir Costa.
25 de Abril

A propósito do 25 de Abril….

Comemoremos, pois, Novembro, depois de Abril, antes que seja tarde. Porque foi graças ao 25 de Novembro que não perdemos a democracia, nem a liberdade. 
Novo Governo

Polémicas escusadas e condecorações escondidas…

A “bolha mediática” está de novo efervescente, empenhada numa ofensiva que não anda longe das fronteiras do ”pensamento único”, com a maioria dos media a reboque.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.