818kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Dinis de Abreu

Colunista

Artigos publicados

Política

Na ressaca das Europeias

A televisão também pode “vender” um jovem “cabeça- de-lista” nas Europeias, ou um candidato a presidente do Conselho Europeu. Ou, ainda, quem sabe, um candidato a futuro Papa.
Política

S. Bento de “porta aberta”…

Se Montenegro sobreviver a tantas “minas e armadilhas” que o PS espalhou no terreno, será um “milagre” a exigir-lhe fé, ainda que não seja crente.
História

De Camões aos Descobrimentos ou as saídas em falso

E se a impreparação em português de muitos alunos saídos do ensino secundário é cada vez mais notória, que dizer da opção verificada em algumas universidades ao imporem o leccionamento em inglês…
Política

“Governo” do Parlamento… e imigração desgovernada

António Costa especializou-se, durante seis anos de governo, em “empurrar os problemas com a barriga”, e, no caso da imigração por maioria de razão, para não arriscar ser “mal amado“ pelas esquerdas.
Política

Um azar nunca vem só…

Para azar de Ventura, o actual primeiro ministro começou a “mostrar serviço”, e a marcar a agenda política, sem “papas na língua” no debate quinzenal. Um azar nunca vem só…
Ministério Público

A Justiça por linhas tortas…

Os signatários "manifesto dos 50" não escondem o que lhes “vai na alma”, ao exigirem “escrutínio externo” e “avaliação democrática independente” do sistema judicial. A “bon entendeur”…
Santa Casa de Lisboa

Acudam à Santa Casa…

Como pode o PS falar em “saneamento político” de Ana Jorge, em vez de apurar e imputar responsabilidades a gente sua e de interrogar-se sobre quem acode à Santa Casa?
Estado

O estado de (des)graça...

Acabou o "estado de graça" para Marcelo, esfumado em selfies; acabou para Lucília Gago e Ivo Rosa; nem sequer tocou em Montenegro; e ameaça não ungir Costa.
25 de Abril

A propósito do 25 de Abril….

Comemoremos, pois, Novembro, depois de Abril, antes que seja tarde. Porque foi graças ao 25 de Novembro que não perdemos a democracia, nem a liberdade. 
Novo Governo

Polémicas escusadas e condecorações escondidas…

A “bolha mediática” está de novo efervescente, empenhada numa ofensiva que não anda longe das fronteiras do ”pensamento único”, com a maioria dos media a reboque.
Novo Governo

À boleia da incerteza…

O futuro político próximo, seja o tempo do governo ou das oposições, vai à boleia da incerteza…
Novo Governo

O governo (de “combate”?) que se segue…

Com a rábula dos "cofres cheios" e muitos a quererem que Montenegro faça em um dia o que o PS empurrou com a barriga durante anos, o novo governo precisa de reanimar a esperança.
Novo Governo

Novo governo a “toque de caixa” ....

Montenegro terá de enfrentar não só algumas críticas vindas do interior do PSD por não ter recuado no “não é não”, como o coro dos media, onde vicejam as esquerdas.
Novo Governo

Um “bico de obra”…

Graças à “geringonça”, o PS quase que liquidou o PCP e o Bloco. Sem dúvida, uma lição que Montenegro poderia aproveitar à direita.
Legislativas 2024

Direita volver ou a viragem anunciada…

Falharam as sondagens, ganhou Ventura. A soma das direitas, com a vitória suada da AD de Luís Montenegro, impede para já que as esquerdas prossigam no seu projecto de colonização ideolóica.
Pedro Passos Coelho

O tabu da imigração

O que Passos Coelho fez foi lembrar um problema sério que, como tantos outros, os governos socialistas têm “varrido para debaixo do tapete”, até ao dia em que se tornarem num “barril de pólvora”.
Legislativas 2024

A “futebolização” da política

Como no futebol, terminado o jogo, também na política, terminado o debate, os “analistas” ocupam a antena a esgrimir entre si judiciosos argumentos, consoante as suas inclinações clubísticas.
Ministério Da Justiça

A contas com a Justiça…

A insegurança jurídica não pode minar a administração da Justiça, e quer seja a magistratura judicial, quer seja a do Ministério Publico, não podem ficar à margem de qualquer crítica.
Pedro Nuno Santos

O carisma “faz-de-conta” …

Em 2011, o mito Pedro Nuno Santos só via uma solução para Portugal: José Sócrates. Tirando o "pormenor» do dinheiro dos amigos, parecem irmãos gémeos.
Crise Política

Os tubos de ensaio …

Agricultores, polícias e professores em protesto, justiça inoperante, megaoperações de busca, auto-baixas em alta, manifestações extremistas... Serão “tubos de ensaio", ou experimentalismos perigosos?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos