771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Maria de Fátima Bonifácio

Convidado

Artigos publicados

Eurogrupo

Centeno? Claro que sim!

Centeno era – e é – um especialista em maquilhagem. É um economista ou financista para todas as estações. Socialismo? Vamos a isso! Neoliberalismo? Vamos a isso! Centeno não tem escrúpulos ideológicos
Autárquicas 2017

Tudo somado…

Fernando Medina foi apanhado em flagrante delito; revelou que era feito da mesmíssima massa do comum dos mortais quando confrontados com cifrões sedutores. Os lisboetas não se importaram nada com isso
Reino Unido

Teresa May aprisionada

May arvorou um ar forme como se nada se tivesse passado. Mas algo se passou: a expressão hard Brexit desapareceu da sua boca, substituída pela promessa de uma negociação proveitosa e amigável com a UE
Angola

Portugal enxovalhado

A D. Isabel dos Santos é quem nos compra bancos. Os Manuéis Vicentes quem nos usa como lavandaria do seu dinheiro. E se a nossa Justiça se intromete nas suas vidas, Luanda fecha-nos a porta na cara.
Revolução

Ódio de classe!

Mariana não sabe, não tem mundo para saber como são os verdadeiros ricos. Mas sabe uma coisa: “Não se pode ser rico inocentemente.” Todos roubaram, exploraram, ou são réus de qualquer crime semelhante
PSD

A “reinvenção” de Passos Coelho

Votei em Passos Coelho porque o achava talhado para padrinho de um casamento a meu ver feliz e necessário. Espero que ele não se reinvente. À sua volta, quase só vejo anões.
Obituário

Fátima Patriarca

Muita gente tem dificuldade em convencer os outros; a maior dificuldade da Fátima Patriarca era convencer-se a si mesma. O que é ilustração prática da ética do cientista, que ela cultivou sem falhas.
Orçamento do Estado

A “Geringonça Triple A”

O PCP não dispõe de ferramentas para entender o novo mundo globalizado em que se atreveu a meter o pé com esta experiência de colaboração condicional com um PS subordinado à lógica populista do Bloco.
Presidenciais 2016

O crime compensa!

Desta eleição resulta o risco de se consumar uma injustiça histórica e de se vulgarizar da ideia de que em política vale tudo e de que paira acima de tudo: do bem e do mal, da honra e da desonra.
Livros

Melancolia e arquitectura

Melancholy and Architecture, de Diogo Seixas Lopes, é um grande livro, de uma enorme elegância intelectual servida por uma escrita fluente em que não há sinónimos, apenas a palavra exacta.
António Costa

Morreu o PS. Viva o PS!

O “costismo” significa o dobre a finados pelo PS fundado por Mário Soares e anuncia o nascimento dum novo partido pronto a vestir qualquer ideologia que lhe sirva de instrumento para se alçar ao poder
Governo

Tanta hipocrisia!

O famoso “acordo” ainda está em laboratório. Quanto mais o tempo passa, mais Costa é obrigado a ceder. O PCP há-de espremê-lo até à última das concessões. Tremendismo?! A ver vamos.
Legislativas 2015

Costa no seu labirinto

“Costistas” no PS são todos aqueles que se servem de António Costa para que usurpe o poder contra o eleitorado e lhes devolva a “importância”, os “lugares”, as prebendas e o acesso ao “spoils system”.
Legislativas 2015

Qual é a admiração?

Costa não foi, não é, um líder desta cepa. Tem o cargo, mas não lidera. Ainda que ganhe as eleições, não liderará o País: irá ao sabor das ventanias, como até aqui. Continuará sem rumo certo e seguro.
Legislativas 2015

António Costa, de nim em nim

O leitor diário de jornais, já atónito, interroga-se: donde provirá tanta desorientação? Para onde levará Portugal um putativo primeiro-ministro tão errático?
Futuro da Grécia

O grande embuste

É verdade que os gregos votaram pelo fim da austeridade, mas o Syrisa – se ganhar o referendo – irá impor-lhes não só os mesmos ou piores rigores, mas ainda uma revolução que nunca lhe foi encomendada
História

O apagão da direita em Portugal

Continuamos com uma Constituição que consagra uma orientação governativa socialista. Em Portugal, em 2015, ainda só há licença para ser de esquerda. A história ajuda a perceber porquê.
Vasco Lourenço

Um estrondoso murro na mesa!

Apenas sobra a pergunta: quem estaria do lado de lá da mesa esmurrada por Vasco Lourenço? Cavaco Silva ou Passos Coelho, eleitos por sufrágio universal directo?
Futuro da Grécia

Acabou-se o “conto de crianças”

O problema do Syrisa, e da dupla Tsipras/Varoufakis, é que a maioria dos que votaram neles não são revolucionários. Mais de 70% dos gregos pronunciaram-se repetidamente a favor da permanência no euro.
Manuel de Lucena

Saudades de Manuel de Lucena

No velho GIS e no ICS, manteve a postura de quem achava que o ócio, a conversa e a solidão eram condições para aprender a pensar e desenvolver um pensamento criativo, susceptível de elucidar o mundo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos