814kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Luís Barreira de Sousa

Convidado

Artigos publicados

Eleições

A AD está de parabéns

Para votarem na AD os eleitores de centro-direita precisam de compromissos muito claros e incisivos, como os que já foram feitos em matéria de economia e os que ainda falta fazer em matéria de valores
Eleições

O que falta ao programa da AD?

Seria bom que os dirigentes dos partidos da AD defendessem a institucionalização das duas reservas patrimoniais nacionais, agrícola e ecológica, concebidas e criadas por iniciativa do fundador do PPM.
Dívida Pública

Adeus Bélgica, olá Finlândia!

Seria prova de grande maturidade política se os dirigentes da AD introduzissem no seu programa um compromisso firme e inequívoco de reduzir o peso da dívida pública para menos de 75% do PIB até 2028.
Eleições Legislativas

A AD é muito bem-vinda 

A AD permite apelar diretamente aos eleitores que passaram a abster-se ou a votar em partidos novos quando quando o PPD e o PP deixaram de defender o que os caracterizava.
Património

O antigo morgadio da Casa de Bragança

Estaria mais do que na altura de ser restituído, ainda que parcialmente, o usufruto funcional do Paço Ducal de Vila Viçosa e dos demais bens do antigo morgadio da Casa de Bragança.
Dívida Pública

O governo está de parabéns

Além de relevar a mais elementar sensatez, o aproveitamento do surto inflacionista de 2022 para dar um golpe de misericórdia no défice anual das contas públicas está vinculado à vontade dos eleitores
Abusos na Igreja

Abusos de menores e igreja católica portuguesa

A igreja católica portuguesa não deve desanimar com a onda de justificada indignação que causou a publicação do relatório da comissão independente.
Política

Aliança Democrática

Contra uma oposição ideológica feroz na comunicação social e no meio académico, as autoridades açorianas reduziram as taxas dos impostos principais para dois terços do que eram anteriormente.
Crescimento Económico

Portugal cada vez mais pobre em termos relativos?

As pessoas concretas  não costumam fazer cálculos em termos reais para tomar decisões nas suas vidas.
Civilização

Eu e…

Ao falar de nós e dos outros devemos sempre colocar o eu em último lugar.
TAP

TAP e ANA devem ser do Estado

O Estado não deve nunca mais voltar a privatizar a TAP, nem mesmo parcialmente, pois está mais do que demonstrado que seria sempre uma empresa viável.
Crise Política

Sugestões para uma nova Aliança Democrática

As eleições são uma oportunidade preciosa para os líderes do PSD, CDS e PPM almejarem nas legislativas a conquista do governo nacional se acordarem num programa que faça sentido para os seus eleitores
Autárquicas 2021

Água mole em pedra dura

Sem propostas de reformas estruturais, a metade do eleitorado que não se revê nas políticas indiferenciadas que subscrevem há décadas todos os partidos do arco de governação continuará a não votar
Igreja Católica

Igreja Católica: mais experimentalismo?

Sobre o tratamento das pessoas divinas por tu, seria avisado que a Conferência Episcopal não desse mais ouvidos aos lentes universitários do que a dezenas de gerações de católicos portugueses.
Impostos

15 por cento

Uma das principais reformas que ficou por fazer neste século em Portugal foi a do sistema fiscal: a abolição dos mais de 500 regimes de benefício.
Aeroporto de Lisboa

Entre Cila e Caríbdis

Em face do vazio de estudos comparativos aprofundados, pergunto-me se não estamos a comprar uma linha ferroviária astronomicamente cara só porque nos sentimos mais ricos desde o verão passado.
Eleições

Uma Aliança Democrática

É de esperar que os dirigentes do PSD/PPD, do CDS/PP e do PPM se apressem a acordar na apresentação conjunta às eleições autárquicas com a sigla comum mais forte da direita social: AD.
Igreja Católica

A Caminho do Pentecostes com toda a Liberdade

Aguardemos com tranquilidade que os nossos bispos, em decorrência da sua responsabilidade canónica, vertam as recomendações da Conferência Episcopal em instruções aos seus vigários, párocos e diáconos

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos