378kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Nuno Maria Côrte-Real

Convidado

Artigos publicados

Natal

A Trégua do Natal

Quantos milhares de vidas salvou a Trégua do Natal de 1914, de uma guerra fabricada pelos comissários políticos do tempo, frios burocratas sem espírito, iguaizinhos aos de hoje?
União Europeia

Fronteiras ou trincheiras

Os europeus actuais não querem cada vez mais barreiras externas para se tornarem fortes. Constroem trincheiras porque se tornaram fracos. Porque perderam a auto-confiança.
Agricultura

A agricultura também é cultural

A agricultura é uma forma de conservação da paisagem e identidade cultural de um povo. Por isso o Ministério da Agricultura não deve considerar-se uma simples delegação local da PAC.
Autárquicas 2021

Desenvolvimento ou a ciclovia eleitoral

A teologia do Desenvolvimento é muito característica do Terceiro Mundo. Costuma ser um álibi de Estados necessitados de constantes empréstimos externos, raramente pelas melhores razões.
Autárquicas 2021

Moedas ou trocos?

Lisboa não se ganha a discutir um jardim mal regado, uma fachada com grafittis ou um bairro social negligenciado. Lisboa não é apenas uma autarquia. Politicamente, Lisboa é Portugal.
Forças de Segurança

A segurança interna perdeu o campeonato

A segurança interna mantém-se numa espécie de bolha. Um espaço hermético, escondido pelo segredo de Estado, por discricionariedade e irresponsabilidade decisória, imune a sindicâncias independentes.
Pandemia

Como a Covid chegou cá a casa

Há uma semana, a Juliana soube que tinha apanhado a Covid, através de uma amiga chegada de Londres. A primeira coisa que fez, foi telefonar a avisar.
Sociedade

A Oeste quase nada de novo

Procuro conforto na ideia de que o futuro não está necessariamente nos sítios onde acontecem muitas coisas. Está sobretudo em lugares onde tudo pode vir a acontecer.
Sociedade

Quase Post-Scriptum

Despiram-me de tudo e de mim. Fiquei sem roupa, sem documentos, sem vontade própria. Já não era o Nuno, era apenas o doente. Tornei-me num corpo, como os do talho.
A página está a demorar muito tempo.