No outro dia comprei três produtos iguais para o cabelo, numa promoção da farmácia. A embalagem dos produtos estava na exuberante embalagem que conto de seguida. Por fora, um plástico a cobrir tudo. Por baixo, uma manga de cartão envolvendo quatro lados da embalagem. A seguir, outra camada de plástico cobrindo nova caixa de cartão que estava por baixo contendo os três produtos. Tirava-se esta caixa e, dentro dela, mais três caixas de cartão (para cada produto), generosamente todas protegidas individualmente por mais outra camada de plástico. Três camadas de plástico e três camadas de cartão para cada um dos recipientes (eles próprios de plástico). Ok, pus tudo para reciclar (sempre fui uma totalitária da reciclagem), mas o excesso – e, ainda mais, o desperdício – de materiais de embalagem foram absurdos.

Há uns meses comprei uma máquina fotográfica. Vinha numa caixa com outra caixa dentro contendo, qual matrioska, mais umas três ou quatro caixas com os vários equipamentos (caixa para os cabos, caixa para a objetiva, caixa para o manual e demais papelada, caixa para o oxigénio). Os perfumes, é certo e sabido, têm caixa de cartão e, depois, plástico a cobrir tudo. Há marcas de chá que têm um saco de plástico com as folhas de chá, dentro de uma caixa metálica dentro de uma caixa de cartão dentro de um plástico protetor. No Natal, depois dos presentes abertos, sobra uma montanha de papel de embrulho que foi usada uma vez e que tem a reciclagem (nas casas mais desleixadas, o lixo) como destino seguinte.

O gosto por camadas em cima de camadas é tal que quando, numa loja, se compram vários presentes, ou presentes ao mesmo tempo com produtos para uso próprio, além do(s) presente(s) ir(em) embrulhado(s), oferecem-me sacos individuais para cada presente (embrulhado e com o devido laçarote). Como se eu fosse oferecer um presente dentro de um saco (exceto se o saco for o próprio do embrulho – ou um saco da Miu Miu, ou coisa parecida, selado, que aí o saco faz parte do impacto). (É caso para perguntar: em quem votam as pessoas que dão presentes embrulhados dentro de sacos? E: como as deixam votar? Pronto. Exagero. Mas pouco.)

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.