Maria João Marques

Colunista

mjoaomsmarques@gmail.com
Política

Elogio da pequenez

Maria João Marques

Em todo o caso há demasiados Felicianos. E o que mais repugna, siceramente, é a pequenez. Nem conseguem ser uns Sócrates, que açambarcou milhões. São simplesmente chicos-espertos, pequenos, ridículos.

356
Pedro Passos Coelho

Odiar perdidamente

Maria João Marques

Passos Coelho teria indignação com qualquer escolha profissional porque há setores ideológicos especializados no ódio. São os mesmos que se exaltavam com a atroz perseguição à vida privada de Sócrates

1.014
Startups

Foguetório empresarial

Maria João Marques

Não há nada que irrite mais o português médio que o arrojo e a ousadia alheia. O atrevimento, as ambiciosas ideias de uns têm o condão de iluminar o conformismo dos restantes, o que ninguém leva a bem

195
Censura

Je suis Waterhouse

Maria João Marques

Estamos a regressar a um tempo em que a nudez é pecaminosa e uma transgressão, cuja exibição deve ser punida? Já não vemos a arte como, entre outras, uma forma de prestar tributo à beleza humana?

170
Igualdade

Os queixinhas

Maria João Marques

Nem todas as críticas às mulheres políticas são sexismo. E os homens terão de aceitar que o mundo mudou e têm de competir com quem é diferente (mas mais parecido com outros eleitores).

145
IPSS

Raríssimos políticos

Maria João Marques

Perante tudo isto, qual a reação à esquerda? As do costume. João Galamba (palmas para a falta de originalidade) tentou colocar a culpa em cima do ministro da segurança social do governo anterior.

2.319
Natal

Em defesa do consumismo

Maria João Marques

Recomendo que ameacem os moralistas de algibeira de ficarem sem presentes de Natal se continuarem a maçar. Pelo menos enquanto não criarem as ovelhas cuja lã processarão para tricotar toda a sua roupa

126
Governo

Lições de propaganda

Maria João Marques

Percebo que o ministro Cabrita deu o melhor uso possível àquele pedaço de tempo: dormiu. De facto não se deseja ao pior inimigo, nem sequer a um ministro da geringonça, uma tarde a ouvir António Costa

315
Racismo

Guerra racial à solta

Maria João Marques

O racismo e as suas consequências são demasiado graves, e mais grave será se as próprias minorias defenderem a segregação social e cultural: os do outro lado esfregarão as mãos de contentamento.

355

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site