456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Bactérias

Maior bactéria do mundo encontrada nas Caraíbas

Chama-se "magnífica pérola de enxofre", é visível a olho nu e aproxima-se de uma pestana: "É a maior bactéria conhecida até hoje". Foi encontrada nas Caraíbas.
Saúde

Febre tifóide resiste mais a antibióticos

Estudo genético das bactérias que provocam a febre tifóide indicam que estirpes resistentes com origem no sul da Ásia se espalharam para outros países quase 200 vezes desde 1990.
Itália

Capela de Michelangelo limpa por bactérias

A restauração da capela durou oito anos, e a equipa responsável usou um gel composto por bactérias na etapa final da limpeza para remover as marcas mais profundas do mármore.
Iniciativas Observador

O exterminador de infeções

No i3S, a equipa de Inês Gonçalves desenvolve uma tampa de cateter antimicrobiano com grafeno e infravermelhos para combater infeções de cuidados de saúde e ajudar três milhões de doentes renais.
Iniciativas Observador

Os vírus que matam bactérias sem criar resistência

Na Universidade do Minho, Joana Azeredo desenvolve vírus sintéticos para tratar infeções bacterianas. Uma solução personalizada para combater uma grande ameaça: a resistência aos antibióticos.
Bactérias

Descoberta "arma" de bactéria que infeta intestino

Com a descoberta de uma "estrutura armadura", o estudo perspetiva "novas possibilidades para o desenvolvimento de terapias inovadoras" que ataquem a bactéria C. diff com "efeitos mínimos".
Saúde Pública

Superbactérias já matam mais do que a SIDA

Se nada for feito em contrário, a "pandemia da resistência antimicrobiana" pode acabar com cerca de 10 milhões vidas em menos de 30 anos, alerta um estudo publicado na revista científica The Lancet.
Mortalidade

Resistência antimicrobiana: causa de morte em 2019

Só em 2019, poderão ter morrido quase 5 milhões de pessoas de causas associadas à resistência antimicrobiana — incapacidade de tratar doenças causadas por microorganismos com tratamentos existentes.
Madeira

Descoberta bactéria usada em antibióticos

Foram identificadas duas novas estirpes de bactérias no mar profundo da ilha da Madeira, que pertencem ao género Streptomyces, regularmente utilizados na produção de antibióticos.

1.160 morrem anualmente por bactérias resistentes

A DGS alertou para o uso excessivo de antibióticos, que provoca 1.160 mortes por bactérias resistentes anualmente. O consumo de antibióticos na Europa desceu 15% durante a pandemia de Covid.
Antibiótico

DGS quer combater infeções hospitalares

Para acelerar a redução da sobreutilização de antibióticos em cuidados de saúde primários e hospitalares na ordem dos 20% e diminuir custos, dois projetos serão implantados em 12 instituições.
Vacinas

Vacinas mais baratas para maiores de 65 anos

Tratam-se de duas vacinas que combatem a bactéria que causa a pneumonia, meningite ou septicemia. A comparticipação do Estado sobre estas passa dos atuais 37% para 69%.
Ambiente

2 milhões de euros para prevenir bactéria da flora

Governo investe 2 milhões de euros na prevenção da 'Xylella fastidiosa', um risco para as explorações agrícolas, existindo um elevado número de espécies vegetais suscetíveis a esta bactéria.
Açores

Praias interditas nos Açores pela bactéria E.Coli

Pelo menos cinco praias dos Açores --nas ilhas do Pico e de São Jorde -- estão interditas a atividades balneares pela presença da bactéria E.Coli no mar.

Perder peso? O papel das bactérias no apetite

Entre as muitas bactérias que habitam o intestino, há um tipo específico que influencia o nosso índice de massa corporal. É aqui que reside um importante aliado na perda de peso. Sabe qual é?
Praia

Banhos interditos na praia da Zambujeira do Mar

A decisão foi tomada após a Capitania do Porto de Sines receber uma comunicação da Agência Portuguesa do Ambiente de que, nas análises feitas na quarta-feira, tinha sido detetada a bactéria.

Cientistas criam verniz que mata bactérias

Trata-se de "uma solução segura e eficaz para prevenir e combater as infeções hospitalares". O "novo verniz inteligente" tem elevada atividade antimicrobiana, que é ativada por ação de luz branca.
Bactérias

Bactérias resistentes a antibióticos? Há solução

Equipa de cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência descobriu um mecanismo que as bactérias resistentes a antibióticos usam para crescerem mais depressa. E encontrou uma forma de o travar.

Penicilina. Alérgicos podem tomar antibiótico

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto explica que os pacientes alérgicos à penicilina podem "tomar em segurança" a cefazolina. É melhor e menos cara que outros antibióticos.
Estudo Científico

Micróbios terrestres poderão sobreviver em Marte

Com a participação da portuguesa Marta Filipa Cortesão, o estudo procurou demonstrar a resistência de três tipos de bactérias e do fungo do bolor a condições ambientais semelhantes às de Marte.
Coronavírus

Composição do microbioma pode influenciar doença

Um estudo comprovou que a composição do microbioma – as bactérias do intestino – pode influenciar a gravidade do Covid-19, bem como a magnitude da resposta do sistema imunitário à infeção.
Saúde

Responsabilidade é o melhor remédio

Se o uso de antibióticos se mantiver da forma atual, as resistências e consequente falha do tratamento podem matar 10 milhões de pessoas até 2050 e infeções banais de hoje poderão ser fatais.
Natureza

Medidas adicionais para erradicação de bactéria

Os procedimentos e medidas de proteção fitossanitária adicionais para erradicação no território nacional da bactéria 'Xylella fastidiosa', que afeta plantas, entram em vigor na quinta-feira.

Detetada bactéria multiresistente em 17 utentes

O Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira detetou em 17 utentes de internamento a presença de uma bactéria multirresistente. O hospital diz que o caso "não é motivo para alarmismo"

Detetadas bactérias em 10 praias do Norte

Investigadores detetaram bactérias patogénicas, algumas resistentes a antibióticos, na água de praias balneares do Norte do país. A sua origem pode ter sido impulsionada pelas alterações climáticas.
Medicina

Bactérias do Paleolítico, a medicina do futuro?

Grutas paleolíticas, grutas submarinas e minas abandonadas podem esconder a chave para a elaboração de antibióticos e antitumorais, uma vez que "são nichos de biodiversidade desconhecidos".
Saúde

Poluente reduz capacidade de matar bactérias

Estudo conclui que a exposição continuada a partículas de exaustão de motores a diesel reduz a capacidade de as células imunitárias matarem bactérias responsáveis por eliminar bactérias da pneumonia.
Bactérias

Repelente de bactérias inspirado na folha de lótus

Cientistas do Canadá criaram um novo revestimento plástico que dizem ser capaz de "expulsar" qualquer bactéria, que é inspirado no efeito repelente da água da folha de lótus.
Bactérias

Homem morreu depois de lambidela de cão

Um homem, aparentemente saudável, morreu com uma infeção generalizada. O único fator de risco identificado foram as lambidelas do cão. Médicos alertam para sintomas de gripe fora do normal.
Bactérias

Cientistas descobrem como enfraquecer bactérias

A equipa descobriu como enfraquecer geneticamente bactérias, nomeadamente as que causam infeções nos hospitais, potenciando o uso de medicamentos mais eficazes que os antibióticos.
Bactérias

Pouco progresso no combate a "superbactérias"

O Tribunal Europeu de Contas revela que apesar dos progressos no setor animal, esta ameaça para a saúde continua a ser um desafio para a União Europeia.

Espanha. Casos de listeriose aumentam para 214

O número de hospitalizados por infeção com listeriose na Andaluzia baixou para 34, menos três do que na terça-feira, entre os quais 15 grávidas, e os casos confirmados aumentaram para 214, mais três.
Espanha

Novo alerta de carne contaminada por listeria

Espanha lança novo alerta sanitário: as carnes da marca Sabores de Paterna, que são distribuídas em Cádiz, Huelva e Madrid, estão contaminadas com listeria. Fábrica foi fechada.
Espanha

Listeriose provoca mais um morto e três abortos

Mais três grávidas perderam os bebés devido à ingestão de carne contaminada pela bactéria listeria. Foi ainda anunciada mais uma vítima mortal: um homem de 72 anos, doente terminal.
Braga

Duas praias fluvias em Braga interditas a banhos

Segundo o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, o problema "terá tido origem em descargas nas fossas feitas para o rio Homem".
Saúde Pública

Listeria. Empresa assegura requisitos de higiene

“Se as bactérias são encontradas em salas de cirurgias como podem não estar na minha fábrica?”, disse o gerente da Magrudis, empresa espanhola onde foi produzida a carne que originou o surto.

Homem de 62 anos morre de listeriose em Espanha

Homem de 62 anos, infetado com a bactéria, foi internado com febre alta, mas Direção-Geral de Saúde Pública da Cantábria garante que o caso não está relacionado com o surto detetado no dia 15.

Doença das plantas: bactéria em Vila Nova de Gaia

A bactéria Xylella fastidiosa foi detetada em Vila Nova de Gaia em 32 focos. Câmara Municipal garante que autarquia "tudo fará para conter a doença e evitar prejuízos de maior".
Bactérias

Bactéria resistente desenvolve-se em hospitais

A Klebsiella pneumoniae é resistente a um antibiótico fundamental. Já provocou mais de 2.000 mortes num só ano. Cientistas dizem que higiene nos hospitais é essencial para travar a sua disseminação.
Hospitais

Dois pisos do Hospital do Funchal de quarentena

Decorre neste período o rastreio dos utentes internados nos três serviços, num total de 58 doentes. Serviço de Saúde da Madeira garante que segurança dos profissionais e visitantes está salvaguardada.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.