538kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 32.99/mês aqui.

António Mexia

Justiça

EDP. Mexia com "enorme sensação de injustiça"

Em declarações ao Expresso, o antigo presidente executivo da holding da EDP queixa-se de ser arguido há cinco anos e declara-se inocente dos crimes de corrupção ativa de que é suspeito.
EDP

Processo EDP de novo nas mãos de Carlos Alexandre

O juiz Carlos Alexandre volta a ser o responsável pelo futuro do processo EDP, que envolve António Mexia, João Manso Neto e Manuel Pinho.
Justiça

Pinho. Quais as suspeitas que explicam a detenção

Nos últimos meses, o Ministério Público descobriu novos indícios contra Manuel Pinho e a sua mulher. Fique a conhecer os detalhes que explicam a decisão de pedir a detenção de ambos.
Noticiário

19h. Caso EDP. Mexia quer prescrição de crimes

Neste jornal, os argumentos da defesa dos ex-líderes da EDP e EDP Renováveis. Ainda nesta edição, as reações de PCP e BE aos resultados eleitorais autárquicos e a vitória da Seleção Nacional de futsal
EDP

EDP. Nova derrota da defesa, acusação mais perto

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou apreciar recurso de ex-líder da EDP Renováveis que queria impedir junção de mais emails trocados entre António Mexia e João Manso Neto.
EDP

EDP paga 800 mil euros por ano a Mexia até 2023

Acordo de não concorrência "vale" 800 mil euros a Mexia anuais durante 3 anos. Antigo CEO (suspenso desde julho) recebeu 2,37 milhões de euros (em salário e prémios) no ano passado.
EDP

Caso EDP. Acusação atrasa-se devido a novo recurso

Novo acórdão da Relação de Lisboa diz que juiz Ivo Rosa nem sequer devia ter autorizado o uso dos emails de António Mexia e de Manso Neto no processo EDP. Defesa recorre para o Supremo.
EDP

Pinho perde recurso no Constitucional

Juiz Ivo Rosa tinha retirado o estatuto de arguido a Manuel Pinho em 2018 mas Relação anulou decisão. Ex-ministro queria que a decisão da Relação fosse declarada inconstitucional mas não teve sucesso.
EDP

José Sócrates pode vir a ser chamado ao caso EDP

Juiz Ivo Rosa terá de decidir se aceita pedido de constituição como assistente do ex-primeiro-ministro no caso EDP. MP opõe-se por considerar Sócrates como "interveniente" no caso Odebrecht.
EDP

EDP. Mexia e Manso Neto saem, Stilwell é novo CEO

Os dois gestores com mandatos suspensos por ordem judicial vão sair. Miguel Stilwell foi convidado a formar equipa. Na carta em que revela decisão, Mexia diz que inquérito EDP é construção fantasiosa.
Corrupção

Alegada corrupção de Pinho em risco de prescrição

Vitória em recurso que entrou há um ano no Tribunal Constitucional pode levar defesa de Manuel Pinho a ficar com um trunfo na mão: requerer a prescrição dos crimes de corrupção.
EDP

MP promove suspensão de funções de Trindade 

Ex-secretário de Estado da Energia arrisca-se a ter ordem judicial para suspender funções na bolsa portuguesa de eletricidade e a prestar caução de 500 mil euros.
Corrupção

Odebrecht. 80% de luvas pagas no tempo de Sócrates

Maioria das luvas da Odebrecht terão sido pagas durante Governo Sócrates. Construtora terá pago 3,8 milhões a "Príncipe" entre 2008 e 2009, num total de 4.7 milhões de euros.
António Mexia

Mexia investe no aumento de capital da EDP

António Mexia adquiriu 7.738 ações por um preço médio ponderado de 3,30 euros, também a sua mãe - Maria da Graça Mexia - subscreveu 184 ações em 31 de julho, por 607,2 euros.
EDP

Interrogatório de Trindade continua a 21 de agosto

Interrogatório do ex-secretário de Estado da Energia iniciou-se esta sexta-feira mas não foi possível concluir a diligência. Artur Trindade vai continuar a responder à Justiça a 21 de agosto.
António Mexia

O gestor dos mil milhões num país a empobrecer

Em cinco mandatos, Mexia lançou uma EDP verde, compensou acionistas e recebeu (muitos) prémios. Sucessos perseguidos pelas rendas excessivas, na política e na justiça. Parte 2 de um perfil essencial.
António Mexia

De despedido a gestor mais bem pago do país

Antes da EDP Mexia já dava nas vistas. Fez a ponte para o projeto da Autoeuropa, mas acabou demitido. Na Galp, estava em vias de perder o cargo, quando Santana o chamou. Parte 1 de um perfil essencial
EDP

EDP. Pagar à Odebrecht não foi decisão de gestores

Defesa de António Mexia e João Manso Neto alega que a decisão de pagar 13 milhões de euros à Odebrecht, não foi tomada pelos gestores.
EDP

5 factos sobre Miguel Stilwell, sucessor de Mexia

Foi estudar para a Escócia aos 18 anos e aos 23 começou a trabalhar na EDP. Cinco anos depois já liderava a área para a qual tinha sido contratado. Participou diretamente no processo de privatização.
EDP

Defesa. Suspensão de funções de Mexia é ilegal

Advogado de gestores da EDP critica decisão do juiz Carlos Alexandre e diz que os indícios apresentados pelo MP se basearam em notícias de jornais.
EDP

Sucessor de Mexia conhecido nas próximas horas

Conselho Geral e de Supervisão da elétrica reúne-se esta segunda-feira para escolher o nome que substituirá António Mexia na liderança da EDP. Escolha vai ser conhecida nas próximas horas.
Comentário

“A reputação da EDP está a sofrer com este caso"

Paulo Ferreira, comentador do Observador, explica que a reputação da EDP está a ser afetada pelas acusações a Mexia e a João Manso Neto e que este caso vai influenciar as decisões dos acionistas.
Comentário

“Há perigo de continuidade da atividade criminosa"

Luís Rosa explica que o juiz Carlos Alexandre suspendeu de funções os líderes da EDP devido a perigo de continuidade da atividade criminosa e também de perturbação do inquérito. Ouça aqui
EDP

Alexandre avisa segurança sobre suspensão de Mexia

Juiz Carlos Alexandre decidiu suspender os líderes da EDP e da Renováveis e proibiu a entrada dos gestores em todos os edifícios da elétrica. João Conceição mantém-se na administração da REN.
EDP

Líder da EDP acusa MP de condicionar testemunhas

Defesa diz que Mexia e Manso Neto não podem ser suspensos de funções porque são gestores privados e roga a Carlos Alexandre para recusar "assassinato de direitos cívicos" de gestores da EDP.
EDP

Incidente de recusa de Alexandre foi rejeitado

Tribunal rejeitou incidente da defesa de Mexia que queria afastar Carlos Alexandre do caso EDP. Desembargadores dizem que foi uma "injustificada tentativa de perturbação da celeridade processual."
EDP

CSM desmente defesa de Mexia e Manso Neto

Defesa de Mexia e de Manso Neto sugeriu no incidente de recusa de Carlos Alexandre que o juiz tinha pedido o processo e que iria ganhar o dobro. Documentação do CSM desmente essas alegações.
EDP

Caso EDP. Alexandre dá novo prazo a arguidos

Carlos Alexandre deu mais oito dias para Mexia, Manso Neto e Conceição se oporem ao reforço das medidas de coação. Arguidos sem acesso aos autos desde o dia 18 de março.
Noticiário

8h. António Mexia vai ser acusado de corrupção

Carlos Casimiro e Hugo Neto vão acusar António Mexia, presidente da holding da EDP, e João Manso Neto, presidente da EDP Renováveis, de quatro crimes de corrupção ativa.
EDP

EDP. "Administração em funcionamento normal"

Elétrica emitiu comunicado ao mercado para garantir que a administração liderada por António Mexia está "a exercer as suas funções com o seu habitual e sereno sentido de missão."
EDP

Constitucional recusa apreciar recurso de Mexia

Defesa dos líderes do Grupo EDP recorreram da decisão da Relação de Lisboa que tinha autorizado a utilização dos seus emails pela investigação do MP. Palácio Ratton indeferiu liminarmente.
Noticiário

12h. Mexia no tribunal para "cumprir obrigação"

Presidente executivo da EDP e líder da EDP renováveis vão ser ouvidos pelo juiz Carlos Alexandre no âmbito do Caso EDP. Interrogatórios foram promovidos pelo Ministério Público.
EDP

Caso EDP. Mexia tenta afastar Alexandre

O presidente executivo da EDP e o seu braço direito acusam Carlos Alexandre de ser parcial. Interrogatórios da próxima semana ficam suspensos até a Relação de Lisboa decidir incidente de recusa.
EDP

Carlos Alexandre conduz processo de Mexia e Pinho

O processo das rendas da EDP vai transitar do juiz Ivo Rosa para o juiz Carlos Alexandre. O antigo ministro Manuel Pinho e o presidente da EDP António Mexia são arguidos neste processo.
EDP

Conceição "aderiu ao pacto" de Pinho e Mexia

Ministério Público indicia atual administrador da REN por ter promovido prejuízo de 1,2 mil milhões de euros ao Estado em conjunto com o ministro Manuel Pinho. Conceição refuta a imputação.
EDP

"Posição do BES na EDP foi um pedido de Sócrates"

José Maria Ricciardi foi ouvido no caso EDP e disse que Salgado influenciou a escolha de Mexia. Mais: o BES só adquiriu uma posição na EDP a pedido de Sócrates. E ainda comprometeu Manuel Pinho.
Corrupção

"Pinho terá causado prejuízo de 1,2 mil milhões"

Ministério Público indicia ex-ministro da Economia por ter recebido 'luvas' de 4,5 milhões para alegadamente favorecer EDP e Grupo Espírito Santo. Só a EDP terá sido beneficiada em 1,2 mil milhões.
EDP

Ivo Rosa com 4.ª derrota na Relação

Relação de Lisboa revoga despacho do juiz de instrução do caso EDP que impedia utilização de emails, documentação bancária e fiscal de António Mexia e Manso Neto. E elogia Carlos Alexandre.
EDP

Mexia falou com Pinho sobre patrocínio a Columbia

Relator da CPI às rendas excessivas conclui que líder da EDP admitiu sondagem de ex-ministro sobre patrocínio a universidade que veio a contratá-lo. EDP critica "incorreções" do documento preliminar.
EDP

OPA chinesa. "É bom que a clarificação aconteça"

António Mexia defendeu que plano de negócio até 2022, com mais renováveis e Estados Unidos, é compatível com oferta da China Three Gorges, mas pede também uma clarificação sobre se a OPA avança.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.