Incêndios

Incêndios

Grã Canária. 8 mil pessoas retiradas de casa

O centro da localidade de Valleseco, onde vivem cerca de quatro mil pessoas, foi evacuado esta noite. Ao todo, já foram evacuados 40 núcleos populacionais devido ao incêndio que lavra desde sábado.
Meteorologia

Vêm aí noites tropicais. Temperaturas vão subir

172
O vento moderado a forte e a descida de temperatura podem marcar esta segunda-feira, mas na terça-feira a situação inverte-se, com uma subida de 4 a 8 graus.
Incêndios

Vila Franca de Xira. Fogo mobiliza 200 homens

195
Incêndio deflagrou na freguesia de Vialonga, no concelho de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, numa zona de povoamento florestal chegou a mobilizar mais de 200 homens e dois meios aéreos.
Incêndios

3 municípios multados por falta de Plano de Defesa

124
Governo vai reter 20% do duodécimo das transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro a Odivelas, Paços de Ferreira e Peniche por não terem aprovado os Planos de Defesa contra incêndios.
Incêndios

Dominados os dois fogos em Pombal

104
Dois incêndios estavam na tarde desta sexta-feira a atingir o concelho de Pombal, em Leiria. No total estiveram mais de 500 bombeiros e meios aéreos a 11 combater as chamas. Fogos já foram dominados.
Incêndios

Contabilizados mais de 7 mil incêndios até agosto

Estes números representam menos 43% de incêndios rurais e menos 63% de área ardida, em comparação com os últimos 10 anos. É o segundo valor mais reduzido de incêndios desde 2009.
Incêndios

Incêndio em Alijó combatido por cinco meios aéreos

O incêndio consome uma zona de pinhal em Amieiro, Alijó com declive acentuado e de falta de acessos, o que dificulta o combate às chamas.
Meteorologia

Máximas de 38º C e 18 concelhos em alerta de fogos

Castelo Branco será o distrito mais quente desta sexta, com uma máxima de 38º C. No alto e sul Alentejo, os termómetros vão oscilar entre os 35º C e os 37º C. Chuva regressa no fim de semana.
Incêndios

Fogo no concelho de Tomar está em resolução

As chamas lavram numa zona de povoamento florestal em Linhaceira, freguesia de Asseiceira, no concelho de Tomar. Incêndio terá começado pelas 21h15 de quinta-feira.
Incêndios

Fogo em Odivelas entrou em fase de resolução.

218
O incêndio está a ser combatido por 131 operacionais, apoiados por 35 viaturas. Deflagrou às 18h24, no Bairro de Santa Maria, na Pontinha, em Odivelas.
Incêndios

Dominado fogo que deflagrou em Mirandela

O incêndio chegou a ter duas frentes ativas. No local a combater as chamas estiveram cerca de 90 bombeiros e seis meios aéreos. O alerta foi dado às 15h53.
Incêndios

Fogo nas Canárias está estabilizado

No terreno, continuam a executar tarefas de vigilância de pontos quentes, de extinção e rescaldo, porque o fogo ainda não está completamente controlado e aproxima-se uma onda de calor.
Meteorologia

Vinte concelhos em risco máximo de incêndio

As temperaturas deverão oscilar entre os 24º no porto e Aveiro e os 36º em Évora, sendo que toda a zona interior do continente ultrapassará os 30º, além estar previsto vento moderado a forte.
Paris

Notre-Dame. Remoção do chumbo vai ser demorada 

Centenas de toneladas de chumbo foram derramadas ou dispersas em partículas. Os trabalhos envolvem um total de 10 mil metros quadrados. Envenenamento por chumbo pode afetar principalmente crianças.
Incêndios

Almada. Circulação de comboios restabelecida

677
Um incêndio lavra em zona próxima do Almada Fórum, em Vale Mourelos, na região da Charneca da Caparica, e mobiliza 60 operacionais e um helicóptero. Tráfego ferroviário já está restabelecido.
Crime

Detido homem suspeito de atear incêndio na Feira

O fogo terá sido provocado pelo arguido, quando o detido tentou regar a mulher com um líquido inflamável. Apenas pai e filho acabaram por sofrer queimaduras.
Meteorologia

Treze concelhos em risco máximo de incêndio

Esta terça-feira terá pouca nebulosidade e vento temporariamente forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas. Máximas sobem para os 23º em Aveiro e até os 34º em Évora e Beja.
Incêndios

Espanha. Imagens do fogo que desalojou mil pessoas

107
Incêndio na ilha de Grã Canária deixou mil pessoas desalojadas. O fogo ainda não está controlado. Já arderam mais de mil hectares. Não há, para já, restrições para quem viaja para a ilha.
Espanha

Canárias. Número de desalojados sobe para 1.025

134
Um homem de 55 anos foi detido pela autoria do incêndio que já queimou aproximadamente mil hectares de terra e desalojou 1.025 pessoas, realojadas em centros municipais, na ilha espanhola Grã Canária.
Incêndios

Dominado fogo na encosta do Castelo de Sesimbra

132
O incêndio que deflagrou este domingo à tarde na encosta do castelo de Sesimbra já se encontra dominado, desde as 18:30, tendo queimado mato, mas sem causar danos materiais ou vítimas.
Câmara Municipal Lisboa

Fogos. Câmara de Lisboa apresenta plano de defesa

Freguesias abrangidas por sessões de sensibilização serão Ajuda, Benfica, São Domingos de Benfica, Campolide, Alcântara e Belém. Parque florestal de Monsanto também é destaque.
Meteorologia

Calor regressa na próxima semana

Nenhum distrito deverá chegar aos 30º C esta sexta-feira e o Algarve será das poucas zonas sem chuva. Ainda assim, o país continua em alerta para fogos. Próxima semana traz aumento das máximas.
Acidentes e Desastres

Notre Dame. National Geographic lança documentário

"Notre-Dame: Luta contra o Inferno" conta com entrevistas exclusivas aos bombeiros que combateram as chamas na catedral, além da recriação de cenários em 3D e uma investigação aos motivos.
Meteorologia

Oito concelhos com risco de fogos apesar da chuva

Beja, Évora, Santarém, Castelo Branco e Portalegre serão as zonas mais quentes do país esta quinta-feira. Chuva vai manter-se no norte e litoral e oito concelhos estão em risco muito elevado de fogo.
Incêndios

De 6.800 incêndios, apenas 2 lavraram mais que 24h

Dos 6.800 incêndios detetados este ano, apenas dois casos ultrapassaram as 24 horas de fogo ativo, o que demonstra a qualidade dos bombeiros portugueses, disse Jaime Marta Soares, presidente da LBP.
Acidentes e Desastres

Fogo obrigou a evacuar hospital Santa Cruz

O alerta foi dado por volta das 10h00. Chamas terão deflagrado num gerador que ficava na cave. Pisos foram evacuados por precaução. Incêndio já foi extinto e não há feridos.
Meteorologia

Temperaturas descem e chuva regressa 

Apesar de se esperar uma descida nas temperaturas acompanhada de nebulosidade e chuva nesta quarta-feira, Alcoutim, Tavira e Castro Marim estão em risco máximo de incêndio.
Incêndios

Mação, Vila de Rei e Sertã recebem 600 mil euros

Apoio foi disponibilizado depois do despacho que considerou os incêndios na região como catástrofes naturais e é direcionado para a reconstituição ou reposição do potencial produtivo agrícola.
Setúbal

Incêndio junto ao Garcia de Orta está dominado

822
Já foi dominado o incêndio que está a consumir uma área de mato junto ao Hospital Garcia de Orta. O fogo deflagrou há 16h08 mas foi rapidamente controlado. O hospital nunca esteve em risco.
Incêndios

Em 18 mil incêndios só 2 tiveram "grande dimensão"

Apenas dois incêndios "atingiram a categoria de incêndio de grande dimensão,ultrapassando os mil hectares", disse Eduardo Cabrita, reconhecendo que "há muito a fazer nas condições da floresta".
Incêndios

Fogo na Pampilhosa da Serra em fase de resolução

104
Incêndio numa zona de pinhal em Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, está em fase de resolução. Fogo chegou a mobilizar 434 bombeiros, apoiados por 120 veículos e 13 meios aéreos.
Incêndios

Fogos. Vila de Rei e Mação são catástrofe natural

121
Despacho do Governo fala em incêndios "de enormes e devastadoras proporções". Executivo estabelece ainda um auxílio através do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente.
Governo

Sapadores vão ser reforçados com mais 40 equipas

O Governo quer criar até cinco brigadas de sapadores florestais, envolvendo 15 elementos por brigada, num investimento de 2,6 milhões de euros, e totalizar 500 equipas com 2.500 pessoas envolvidas.
Incêndios

Mais de 190 bombeiros combatem fogo em Setúbal

194
Um incêndio está a consumir uma zona de mato em Santiago do Cacém, distrito de Setúbal. Há 190 bombeiros e dois meios aéreos no local. Não há casas em perigo.
Meteorologia

Doze concelhos com risco máximo de incêndio

As máximas vão oscilar entre os 23º C e 36º C esta segunda. As temperaturas vão descer durante a semana, mas risco de incêndio mantém-se. Distritos como Castelo Branco ou Faro estão em alerta máximo.
Incêndios

Fogo no Sabugal em fase de resolução

O incêndio que deflagrou em Sabugal teve três frentes ativas, não ameaçou povoações, e está em fase de resolução. O combate às chamas obrigou ao reforço de meios durante a madrugada.
Bloco de Esquerda

Fogos. BE quer reordenamento do território

208
Os incêndios e as alterações climáticas marcaram o último dia do Acampamento da Liberdade organizado pelos jovens do Bloco de Esquerda (BE).
Incêndios

140 bombeiros combatem fogo em Alfândega da Fé

Cento e trinta e nove operacionais estão esta noite a combater um incêndio que deflagrou ao final da tarde no concelho de Alfândega da Fé, no distrito de Bragança.
Sibéria

Extintos incêndios florestais na Sibéria

110
A aviação russa extinguiu nos últimos quatro dias incêndios florestais numa área de 753.000 hectares na Sibéria, anunciou em Moscovo o Ministério da Defesa.
PSP

Presos entre o mar e o fogo foram salvos pela PSP

109
Seis pessoas foram resgatadas na praia do Cabo Mondego, Figueira da Foz, pela PSP enquanto os bombeiros combatiam um incêndio florestal a poucos metros.
Incêndios

Fogo que deflagrou em Sintra está em resolução

O fogo que deflagrou esta tarde de domingo em Sintra, no distrito de Lisboa, já está em fase de resolução, mas ainda mobiliza perto de 100 operacionais, segundo a Proteção Civil.
Incêndios

Dominado incêndio no Sabugal, Guarda 

Estiveram a combater o incêndio que deflagrou no concelho do Sabugal cerca de 150 operacionais, mas, pelas 22h00, apenas "a cabeça" do fogo estava ativa.
Incêndios

Dominado fogo de Tomar, Abrantes e Constância

659
Fogo começou a meio da tarde numa freguesia de Tomar, pulou o rio Zêzere e chegou aos concelhos de Constância e Abrantes. Estiveram envolvidos 530 operacionais e cinco meios aéreos.
Incêndios

Força Aérea testa sensores de apoio a incêndios

A Força Aérea Portuguesa sobrevoou a área entre Montijo e Castelo Branco para testar os sensores que podem ajudar no combate a incêndios. Transmitem imagens aéreas em tempo real para uma estação.
Incêndios

Dominado fogo em Oleiros, Castelo Branco

124
O incêndio em Oleiros foi dominado, mas mantém-se no local 181 bombeiros, apoiados por 50 veículos e sete meios aéreos. Proteção Civil diz que “não há povoações em risco”.
Incêndios

Incêndio em Bragança já foi extinto

Um incêndio em Cerejais, localidade do concelho de Alfândega da Fé, distrito de Bragança, entrou em fase de conclusão, depois de ser combatido por quase 100 operacionais e nove meios de combate aéreo.
Beja

Um morto em incêndio num prédio em Beja

O incêndio ocorreu num prédio antigo de três andares, com sete habitações por piso, situado na rua de Lisboa. Face aos danos no prédio, 15 pessoas ficaram temporariamente desalojadas.
Ministério Administração Interna

Golas? "Notícia falsa", diz Eduardo Cabrita

2.893
O ministro recusa comentar a polémica das golas antifumo e remete a resposta para as conclusões do relatório preliminar da Proteção Civil. Diz que polémica partiu de "notícia falsa".
Proteção Civil

Fogos. SMS de alerta ainda em testes

Novo sistema de SMS da Proteção Civil já está operacional, mas não foi totalmente testado. Ainda não foi usado porque não houve alerta vermelho. Mas em Pedrógão Grande também só havia alerta amarelo.
Incêndios

Incêndios. 20 concelhos em risco máximo

Proteção Civil quer aplicar vigilância que integra o dispositivo de combate a incêndios florestais, havendo ainda a intenção de recorrer aos ‘drones’ da Força Aérea para cumprir a missão em causa.
Cascais

Cascais quer plano para reflorestar Parque Natural

667
O município de Cascais, no distrito de Lisboa, pretende iniciar um processo para a criação de uma Zona de Intervanção Florestal para "estabelecer um novo ordenamento e recuperar biodiversidade".
Incêndios

Detido pastor suspeito de atear fogo em Gouveia

Um pastor, de 46 anos, é suspeito de atear um fogo no concelho de Gouveia. O incêndio, que ocorreu a 26 de julho, "causou a destruição de aproximadamente 56 hectares de coberto vegetal".
Incêndios

Fogos em Portalegre estão dominados

151
Dois fogos atingiram, esta quinta-feira, o distrito de Portalegre. O primeiro teve inicio às 14h30 em Nisa e o segundo começou próximo da barragem de Montargil. Estão ambos em resolução.
Incêndios

Incêndios. Estado de alerta prolongado até segunda

Estado de alerta foi prolongado até segunda-feira por condições meteorológicas propícias ao risco de incêndio.
Incêndios

Incêndio combatido em Loulé com 7 meios aéreos

Um incêndio deflagrou em zona de mato, na freguesia de Salir, em Loulé, no distrito de Faro, e mobilizou mais de 100 operacionais e sete meios aéreos. Fogo já foi combatido.
Incêndios

23 mil hectares arderam nos 7 primeiros meses

São 23.913 mil hectares ardidos e um total de 6.491 ocorrências, terceiro menor número de incêndios e o quinto menor em área ardida, desde 2009. Mais da metade (54%) deu-se em povoamento florestal.
Incêndios

Fogos 2017. 93% das casas estão recuperadas 

Das 819 casas afetadas, falta concluir a recuperação de 58. Obras deverão terminar até ao final do ano e serão precisos cerca de dois milhões de euros. Problemas legais explicam atrasos nestes casos.
Incêndios

Golas podem causar crises respiratórias agudas

974
Associação de Proteção e Socorro avisa que as golas tiveram de ser retiradas durante testes nos fogos de Monchique, em 2018, porque libertaram substâncias que irritaram as vias aéreas respiratórias.
Incêndios

Incêndios: 14 concelhos em risco máximo

Concelhos dos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Faro estão em risco máximo de incêndio. A diminuição da humidade relativa e o aumento do vento e da temperatura justificam o alerta.
Incêndios

Quem dera que este kit fosse um KITT /premium

A realidade mostra que o executivo não está a alijar responsabilidades. Isto porque se o governo quisesse mesmo sacudir a água do capote haveria já água suficiente no país para apagar fogos até 2157.
Incêndios

Barcelos. Hipermercado evacuado devido a fogo

O fogo começou no armazém de uma loja de desporto do Continente. Evacuação foi uma medida de precaução e não houve qualquer alarme. Bombeiros de Barcelos e de Barcelinhos combateram chamas.
Incêndios

Trafaria. Fogo já foi dominado

Chamas lavraram em zona de mato, na margem sul do Rio Tejo. Incêndio já está dominado. Há registo de um ferido ligeiro. IC20 esteve cortado mas circulação já foi restabelecida.
Ministério Administração Interna

PGR abre inquérito à compra de golas inflamáveis

385
A PGR abriu um inquérito à compra de golas anti-fumo feitas de material inflamável. Material foi comprado por um valor superior ao de mercado à empresa de uma autarca do PS.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)