Olá

833kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Incêndios

Meteorologia

Temperaturas de 42º; 8 distritos em alerta máximo

Com as previsões a apontarem para os 42 graus (em Évora e Santarém, sendo que há mais sete distritos acima dos 31) estão 50 concelhos em alerta máximo para risco de incêndios.
Incêndios

Incêndio em Cascais dominado. Fez 14 feridos

Um incêndio deflagrou em zona de mato cerca das 12h20 em Alcabideche, no concelho de Cascais. Estiveram envolvidos mais de 300 bombeiros e às 19h36 foi considerado dominado.
Ponta Delgada

Incêndio em armazém faz quatro desalojados

Um incêndio de grandes dimensões, que já se encontra em fase de rescaldo, deflagrou num armazém de automóveis em Ponta Delgada. Não houve vítimas, mas quatro pessoas ficaram desalojadas.
Incêndios

40 graus. 7 distritos em alerta máximo de incêndio

Distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Santarém, Bragança e Guarda em alerta máximo de incêndio devido ao calor extremo. Évora e Beja registam temperatura de 40 graus.
Noticiário

21h. Beja. Dominado fogo em Serpa

Um fogo que está a mobilizar cem operacionais e trinta e cinco viaturas. O fogo deflagrou por volta das três da tarde no Monte das Tasneiras.
Noticiário

20h. Pombal. 300 bombeiros combatem incêndio

Os bombeiros estão a ser apoiados por mais de 70 viaturas e 10 meios aéreos. Proteção de Civil de Leiria regista em dificuldades no combate às chamas devido ao vento.
Incêndios

Fogo em Pombal está “praticamente dominado” 

Proteção Civil de Leiria diz que, quando o alerta foi dado, existiam três focos de incêndio distintos, o que obrigou a dispersar os meios.
Incêndios

Dominado o fogo no concelho de Serpa

Um incêndio numa área de mato no concelho de Serpa que mobilizou 102 operacionais, apoiados por 44 veículos e seis meios aéreos, já foi dominado. Não houve casas ou pessoas em risco.
Incêndios

Incêndios: Portugal mais preparado com ajuda da UE

A ministra da Administração Interna recordou que os incêndios são um problema mundial e sublinho a posição estratégia de Portugal, capaz de dar assistência a outros países do Sul da Europa.
Incêndios

17 concelhos em alerta máximo. 40 graus de máxima

Distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Guarda estão esta quarta-feira em alerta máximo de incêndio devido ao calor extremo Évora continua com a previsão de temperatura de 40 graus.
Incêndios

Bruxelas apoia Portugal para combater incêndios

A reserva estratégica da Proteção Civil da União Europeia conta com 12 aviões anfíbios para combater incêndios, distribuídos a partir de 2027 por Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Croácia.
França

7 mortos em incêndio num prédio. 3 são crianças

Pelo menos sete pessoas morreram entre as quais três crianças e um adolescente, e três ficaram feridas num apartamento em Nice. Polícia investiga pista criminosa: pode ter sido fogo posto.
Noticiário

9h. Calor. Algarve em perigo máximo de incêndio 

Devido às temperaturas elevadas, de acordo com o IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado até domingo. Ainda neste jornal, Governo prevê abertura de mais Espaços Cidadão até 2026.
Incêndios

Faro: 8 concelhos em perigo máximo de incêndio 

O tempo quente colocou os distritos de Aljezur, Lagos, Monchique, Portimão, Silves, Loulé, Tavira e São Brás de Alportel em perigo máximo de incêndio, alguns deles até domingo.
Incêndios

Dois desalojados num incêndio em prédio em Valongo

Um incêndio que atingiu um prédio em Valongo, causou dois desalojados, que segundo a autarquia, caso não tenham meios próprios serão realojados pela câmara municipal.
Floresta

Aprovados 592 "condomínios de aldeia"

Dos 592 "condomínios de aldeia" já aprovados, 548 foram feitos através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e os restantes por outras fontes de financiamento públicas.
Incêndios

"Aldeia Segura" regista cerca de 2.280 aglomerados

O programa "Aldeia Segura" integra 2.281 aglomerados, com um aumento até meados deste ano "superior a 30 aglomerados", segundo o Ministério da Administração Interna.
Incêndios

Oliveiras e medronheiros ganham terreno às chamas

Os eucaliptos e pinheiros estão a ser substituídos, nas aldeias do concelho de Sardoal por oliveiras e medronheiros, espécies mais eficazes na contenção dos incêndios.
Incêndios

Militares em patrulha pela serra de Santa Luzia

O protocolo, em vigor durante o período crítico de incêndios florestais, serve para salvaguardar o "importante património natural" da serra, com patrulhamento diário, operações de vigilância e defesa.
França

França. Incêndio na catedral de Rouen controlado

A catedral de Rouen, uma das mais célebres de França, está a ser objeto de trabalhos de restauro desde 2015. O restauro do pináculo era a fase final das obras. Causa do incêndio é ainda desconhecida.
Brasil

Metade dos incêndios no Patanal foram apagados

Os incêndios no Pantanal bateram o recorde histórico no Brasil no primeiro semestre do ano, com 3.372 focos registados, a grande maioria deles ocorridos em junho.
Madeira

Madeira regista 95 incêndios entre junho e julho

77 queimadas não autorizadas, três incêndios florestais e 13 em mato foram as ocorrências detetadas pelo Serviço Regional de Proteção Civil. Albuquerque criticou os "comportamentos irresponsáveis".
WWF

Restaurar a natureza ajuda a prevenir incêndios

A organização ambientalista internacional "World Wide Fund for Nature" divulgou um relatório onde nota que o restauro ecológico reduz o risco de incêndio e realça que isto é mais que plantar árvores.
Incêndios

Fogo em loja de Benfica obriga a evacuar edifício 

Um incêndio numa loja na Estrada de Benfica, Lisboa, em frente ao quartel dos bombeiros, obrigou a evacuar o edifício, o alerta para o fogo foi dado pelas 7h00 e às 7h35 estavam no local seis viaturas
Incêndios

Fogo em Baião "extinto" mas vigilância continua

"Neste momento não há nenhum foco ativo", assegurou a Proteção Civil salientando que não houve registo de "quaisquer danos materiais". Durante o combate ao incêndio 10 aviões foram utilizados.
Incêndios

Número de fogos é o mais baixo desde 2014

Durante o primeiro semestre deste ano houve 1.812 incêndios. Apenas três foram considerados "grandes" pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, por terem queimado mais de 100 hectares
Incêndios

Fogo florestal em Leiria mobiliza dezenas de meios

Proteção Civil classificou este incêndio como significativo, estando no terreno 55 operacionais e 16 meios terrestres. Neste momento o incêndio está em fase de conclusão.
Meteorologia

Dezoito concelhos em perigo máximo de incêndio

Oito concelhos do distrito de Faro, seis em Bragança e quatro em Portalegre estão em perigo máximo de incêndio rural devido ao tempo quente, seguindo o IPMA.
Noticiário

10h. Arranca a Convenção Nacional da IL

Arranca a esta hora a Convenção Nacional da Iniciativa Liberal para rever o programa político do partido. E ainda, há dezoito concelhos em perigo máximo de incêndio por causa do tempo quente.
Noticiário

9h. Incêndios. Dezoito concelhos em alerta

Dezoito concelhos dos distritos de Faro, Bragança e Portalegre estão em perigo máximo de incêndio. Ainda este jornal, a FNAM avança com uma greve nacional marcada para 23 e 24 de julho.
Ponta Delgada

Incêndio do Hospital com origem nas baterias

Incêndio ocorreu "devido a um conjunto de riscos que se conjugaram na hora", como equipamentos de baterias de correção do fator de potência "em fim de vida" num local de "acesso não evidente".
Ponta Delgada

PS quer relatórios de incêndio no hospital 

Segundo o PS, o governo regional dos Açores não divulga uma série de relatórios sobre o incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo porque "tem algo a esconder".
Loures

Incêndios. Arguido recusa-se a falar em tribunal

O Ministério Público acusa o homem de 31 anos e pai de 2 filhos de 14 crimes de incêndio no concelho do Cadaval. Pese as recomendações da juíza, o arguido recusou-se a prestar declarações.
Santarém

Avioneta cai em Abrantes sem registo de vítimas 

Uma avioneta caiu esta quarta-feira à tarde junto a uma aldeia do concelho de Abrantes mas o único ocupante saiu ileso. Acidente originou um incêndio florestal que foi rapidamente resolvido.
Incêndios

Madeira: 500 mil euros em faixa corta-fogo

A faixa corta-fogo ao longo do Caminho dos Pretos visa no essencial criar de uma zona tampão de vegetação de baixa combustibilidade.
Leiria

Dois bombeiros feridos em incêndio em tasquinhas

Dois bombeiros ficaram feridos, um deles com gravidade, na sequência de um incêndio que evoluiu para a explosão de uma botija de gás nas tasquinhas das Festas de São Pedro, em Porto de Mós.
Europa

Grécia reforça equipas com bombeiros estrangeiros

Pelo terceiro ano consecutivo, a Grécia conta com bombeiros estrangeiros durante a época de incêndios florestais: nas últimas 24h, deflagraram 36 incêndios por todo o país.
Açores

BE quer relatório dos danos do incêndio hospitalar

"Estamos no dia 2 julho, o relatório de progresso sobre os danos no hospital foi concluído a 31 de maio e ainda não foi divulgado, nem entregue ao parlamento", disse o deputado António Lima.
Incêndios

Incêndio com carros elétricos na A21

Veículo que transportava carros elétricos Tesla incendiou-se no inicio da manhã na autoestrada A21 no sentido Mafra-Lisboa na zona da Malveira. Trânsito esteve cortado cerca de hora e meia.
Ponta Delgada

Confirmada origem de incêndio em hospital

Foi confirmada a causa do incêndio do início de maio no Hospital do Divino Espírito Santo: os condensadores. A responsável regional da Saúde garante que as baterias era "vistoriadas de forma regular".
Rússia

Rússia declara emergência devido a incêndios

Atualmente, cerca de 107 incêndios ativos no território siberiano de Yakutia, abrangendo mais de 331 mil hectares e mais de 1.500 operacionais estão envolvidos no combate as chamas.
Incêndios

Zero alerta para "falsa sensação" de mudanças

Ainda existem "muitas medidas" importantes que estão a "marcar passo", afirmou a associação ambientalista alertando que "os fogos rurais são um problema social que continua longe de estar resolvido".
Noticiário

7h. França. Noite de protestos depois das eleições

Depois dos anúncios de que Marie Le Pen seguia na frente na primeira volta das legislativas de França, várias pessoas saíram às ruas em protestos. Ainda neste jornal, o novo edifício sede do Governo.
Incêndios

Incêndios: combate em capacidade máxima

Nos próximos três meses, vão estar operacionais 14.155 efetivos, 3.162 equipas e 3.174 veículos, números que podem aumentar em caso de necessidade, para responder a situações mais graves.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada