790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Será que Fidel morreu mesmo no dia 25? A ex-nora diz que não

Este artigo tem mais de 5 anos

Idalmis Menéndez, ex-nora de Fidel Castro, duvida que o ditador tenha mesmo morrido no dia 25 de novembro. As suas dúvidas são sustentadas nos pormenores que envolveu a morte do ditador.

A ex-nora de Fidel Castro, Idalmis Menéndez , manifestou a sua opinião em relação à morte do ex-sogro. Na fotografia está junto do ex-marido Aléx Castro
i

A ex-nora de Fidel Castro, Idalmis Menéndez , manifestou a sua opinião em relação à morte do ex-sogro. Na fotografia está junto do ex-marido Aléx Castro

Facebook

A ex-nora de Fidel Castro, Idalmis Menéndez , manifestou a sua opinião em relação à morte do ex-sogro. Na fotografia está junto do ex-marido Aléx Castro

Facebook

Apesar de a ilha estar de luto pela morte de Fidel Castro, prestando homenagens ao homem que liderou a revolução comunista e esteve à frente do país durante 50 anos, há quem não acredite que Fidel tenha mesmo morrido no dia 25 de novembro. A ex-nora do ditador é uma dessas pessoas.

Idalmis, ex-mulher de Aléx Castro, filho mais novo do ditador, contou ao El Español que não acredita que Fidel tenha mesmo morrido no dia 25 de novembro – dia que coincidiu com o início da revolução cubana liderada por Fidel Castro em 1956 – e apresenta argumentos para sustentar a sua opinião.

Idalmis Menéndez - ex nora de Fidel Castro

Idalmis, apesar de já ter sido uma Castro, é contra o regime cubano . Créditos: Facebook

Ela começa por perguntar “alguém viu o cadáver?” Na verdade, o corpo de Fidel Castro não foi mostrado publicamente, mas isso até pode ser explicado. A própria Idalmis admite que o próprio Fidel pode ter pedido, expressamente, para que o seu cadáver nunca fosse exposto para “não dar a satisfação aos seus inimigos de o verem morto”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, a ex-nora de Castro questiona-se sobre uma decisão do governo cubano. “Todos os altos mandatários da revolução tiveram este tipo de despedida: o cadáver era exposto no Memorial José Martí e os cubanos passavam para lhe dar um último adeus. No caso de Fidel, o corpo foi cremado e o que estão a expor, e que vai dar a volta ao país para que os cubanos se despeçam, é uma urna.”

Um timing perfeito?

Idalmis, psicóloga de profissão e a residir em Barcelona, apresenta então o argumento que sustenta a sua teoria. O dia da morte de Fidel Castro coincidiu exatamente com o dia do início da revolução cubana, em 1956 – quando a 25 de novembro Fidel Castro, juntamente com um grupo de guerrilheiros, do qual faziam parte Raul Castro e Che Guevara, fizeram a primeira tentativa para derrubar o regime de Fulgêncio Batista. No dia em que morreu, passavam exatamente 60 anos dessa data que marcou na história cubana. Caso para Idalmis falar no timing perfeito.

O futuro de Cuba depois de Fidel é a questão que agora mais se coloca. Idalmis diz que tudo permanecerá na mesma. “Em Cuba vive-se um regime opaco e imprevisível que faz o que quer”. Idalmis assegura ainda que “Raul Castro fez de Cuba o seu grande negócio. Nem a ele nem a ninguém que esteja à sua volta interessa que as coisas mudem. Estão muito bem assim. Estão a fazer uma grande fortuna à conta dos cubanos.”

Além disso, a mulher que outrora pertenceu ao clã Castro comenta ainda a forma como o luto está a ser feito em Cuba. “Não é espontâneo. Chegam-nos mensagens desde Cuba onde nos contam que foi proibido a venda de álcool estes dias, não fosse alguém celebrar”.

A psicóloga manifestou na sua página de Facebook o que pensa, tanto sobre o regime cubano, como sobre as várias manifestações de luto que acontecem em Cuba por estes dias:

Idalmis fez ainda um vídeo onde pede para que o povo cubano se una para acabar com a ditadura:

A ex-nora do ditador revelou que, apesar de não concordar com a ideologia política do sogro, e de chocarem bastante quando discutiam política, Fidel sempre foi respeitoso e cordial com ela. Até usava uma alcunha: “Como era a nora mais jovem chamava-me ‘a muchachita’ e nunca tivemos problemas”.

Mas se a cordialidade pautava a relação que tinha com o ex-sogro, já a relação com mãe de Aléx Castro, Dalia Soto, foi sempre bastante crispada. A psicóloga diz mesmo ter sido “dura”. “Culpava-me sempre de qualquer coisa”, desabafou Idalmis. No entanto, acredita que não era “nada pessoal, porque comportava-se assim com todas as noras: nenhum dos seus filhos pôde ser feliz com uma mulher”, revelando ainda que isso contribuiu bastante para a degradação da sua relação com Aléx Castro.

Artigo corrigido no dia 2 de dezembro. Idalmis duvida da data do dia da morte de Fidel Castro, e não da morte.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora