790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Os negócios e as guerras de Isabel dos Santos em Portugal

Este artigo tem mais de 5 anos

Ganhou força nas empresas portuguesas com a fraqueza da economia. Isabel dos Santos entrou e saiu do BPI, é parceira da Sonae na NOS e dona da Efacec. O ativo mais valioso é a Galp, mas não manda.

Isabel dos Santos numa reunião de acionistas da Zon, ao lado de Mário Leite da Silva, o seu braço-direito para os negócios em Portugal
i

Isabel dos Santos numa reunião de acionistas da Zon, ao lado de Mário Leite da Silva, o seu braço-direito para os negócios em Portugal

TIAGO PETINGA/LUSA

Isabel dos Santos numa reunião de acionistas da Zon, ao lado de Mário Leite da Silva, o seu braço-direito para os negócios em Portugal

TIAGO PETINGA/LUSA

Isabel dos Santos começa a aparecer em força na imprensa portuguesa no final da década passada como o novo rosto da vaga de investimento angolano em Portugal, ao lado da Sonangol, a petrolífera estatal que liderou durante menos de um ano e meio e de onde foi afastada esta quarta-feira pelo novo Presidente, João Lourenço.

A filha do então Presidente José Eduardo dos Santos já tinha alguns negócios em Angola, mas foram os anos da crise em Portugal que criaram as oportunidades de negócio que viriam a colocar Isabel dos Santos no capital de grandes empresas portuguesas, com poder para fazer e desfazer estratégias e operações. De uma maneira geral, os seus investimentos foram bem recebidos num país que precisava de investidores estrangeiros e que os encontrou nos anos agudos da crise em geografias alternativas, sobretudo Angola e China.

Alguns dos seus projetos começaram em alianças com empresários e companhias portuguesas. Um dos primeiros foi a operadora móvel Unitel, lançada na viragem do milénio com o apoio acionista e tecnológico da Portugal Telecom.

Agora é oficial. Isabel dos Santos exonerada da Sonangol pelo Presidente da República de Angola

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A parceria com Amorim e Sonangol na Galp

O ativo mais valioso de Isabel dos Santos em Portugal, e provavelmente o mais antigo, resulta de uma aliança com o homem que era então o mais rico de Portugal. Em 2006, Américo Amorim — que morreu este ano — lança-se no maior negócio da sua vida ao comprar 33,34% da Galp Energia.

O investimento de cerca de 1,7 mil milhões de euros é financiado pelo Santander, um esforço que é mais tarde partilhado com parceiros angolanos. Sonangol e Isabel dos Santos entram na Amorim Energia, onde controlam 45% do capital da empresa que é a maior acionista da Galp. Os investidores angolanos, anos mais tarde, ainda tentaram fintar Amorim e entrar diretamente no capital da petrolífera portuguesa. A aliança com Américo Amorim tremeu, mas não caiu. E ficou tudo na mesma.

Apesar de estar afastada da gestão da petrolífera, Isabel dos Santos não se poderá queixar do investimento na Galp. A participação acionista angolana na Amorim Energia vale, a preços de mercado, cerca de dois mil milhões de euros. E, todos os anos, a Galp paga centenas de milhões de euros em dividendos. Não se sabe exatamente qual a fatia da empresária angolana neste negócio, já que a empresa onde é acionista, a Esperaza, é liderada pela Sonangol, empresa da qual Isabel dos Santos foi exonerada. Mas com a Galp, a ZON e a Efacec, os investimentos de Isabel dos Santos em ativos portugueses ultrapassam os mil milhões de euros.

Oportunidades na banca e telecom e crédito nos bancos nacionais

No final de 2008, as bolsas e os bancos estavam a viver as ondas de choque da falência do Lehman Brothers. Em Angola, porém, a banca comercial privada estava em ebulição. Há muitos investimentos e um crescimento acelerado, mas os protagonistas são grupos portugueses. As autoridades lançam então o processo de angolanização da banca, que passou pela passagem do controlo dos bancos para mãos nacionais. Isabel dos Santos adquire 49,9% do Banco de Fomento Angola (BFA) ao Banco Português de Investimento (BPI). Pouco tempo depois, a empresária angolana avança para o próprio BPI com a compra de quase 10% do capital.

Isabel dos Santos pagou um prémio substancial face à cotação das ações do BPI, que correspondeu a 164 milhões de euros. Do outro lado desta transação estava o BCP, que se livrava das ações no banco rival, uma herança incómoda da oferta pública de venda falhada do ano anterior. Ao mesmo tempo que vendia, o BCP emprestou dinheiro ao comprador. O empréstimo de 143,9 milhões de euros foi concedido à Santoro, holding criada por Isabel dos Santos em Portugal para desenvolver os negócios da banca. A operação fez-se quando o Millennium BCP era liderado por Carlos Santos Ferreira, Armando Vara era administrador e a também angolana Sonangol era já uma das principais acionistas, com cerca de 10%.

Quando os brasileiros do Itaú vendem o BPI em 2012, Isabel dos Santos reforça a posição para 20% e torna-se a segunda maior acionista, a seguir ao CaixaBank. Também por esta altura, o BIC — banco angolano, atual Euro BIC — compra ao Estado o Banco Português de Negócios (BPN). O BIC paga 40 milhões de euros e consegue deixar do lado do vendedor os créditos mais problemáticos, ditos tóxicos, numa herança que ainda está a ser paga pelos contribuintes portugueses. Isabel dos Santos é uma das maiores acionistas do BIC, sobretudo depois de adquirir uma parte dos 25% detidos por Américo Amorim em 2014.

Com a crise a avançar sobre a economia portuguesa, Angola ganha terreno como parceiro económico de Portugal, que passou a ser um destino relevante para as exportações e um mercado lucrativo para os bancos portugueses que perdiam dinheiro dentro de portas. E nenhum banco ganhou mais dinheiro em Angola do que o BPI.

Em 2009, a empresária vira-se para a Zon, comprando uma participação de 10% no capital desta operadora a vários operadores, um investimento inicial de 160 milhões de euros que foi, uma vez mais, financiado por um banco português que estava vendedor, neste caso a Caixa Geral de Depósitos. Em 2012, o banco do Estado acabou por vender toda a participação a Isabel dos Santos, cumprindo o programa de desinvestimento imposto pela troika.

A entrada no BPI e, mais tarde, na Zon, deu visibilidade à filha do então Presidente angolano, sobretudo numa altura em que os investidores portugueses, endividados e sem capital, tiveram de ceder posições importantes em grandes empresas. Isabel dos Santos foi várias vezes apontada como uma das maiores investidoras estrangeiras em Portugal e, a par da Sonangol, como a grande pivô da estratégia de internacionalização dos grupos angolanos, que fez do mercado português o alvo de eleição.

A Zon e Sonaecom anunciam uma fusão em 2010, criando uma operadora com massa crítica para disputar a liderança do mercado à então todo-poderosa Portugal Telecom. Nasce a NOS, a segunda maior operadora de telecomunicações, onde Isabel dos Santos partilha o poder com o grupo de Paulo Azevedo, através da holding ZOPT, ainda que a gestão executiva esteja mais nas mãos da Sonae. Tal como no BPI, também na NOS, a presença acionista de Isabel dos Santos fica-se em regra por administradores não executivos.

Mário Leite da Silva tem sido apontado como o principal homem de confiança da empresária em Portugal. Foi administrador do BPI e está nos conselhos da NOS, da Efacec, da Esperaza (acionista da Galp). Leite da Silva é também administrador de empresas em Angola como a Comangola (cimenteira) e o BFA. Antes de trabalhar nos negócios de Isabel dos Santos, o gestor foi diretor financeiro do Grupo Amorim.

Guerras nas telecomunicações e na banca

O “namoro” com a Sonae chegou a alimentar o projeto para uma parceria na área da distribuição em Angola, mas Isabel dos Santos acabou por avançar sozinha com a marca de grandes superfícies, com a Sonae a afastar-se da operação depois de ter perdido alguns quadros para a empresária angolana. As relações esfriam.

Nas telecom, apesar de ser acionista da NOS, a empresária angolana está atenta à crise da maior empresa do setor. Em 2014, a PT está fragilizada por causa da exposição ao banco e ao grupo Espírito Santo e por uma fusão com a brasileira Oi que estava a correr mal. E quando a Oi procura comprador para a PT Portugal, Isabel dos Santos tenta um raide sobre a PT, com o lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA) no final de 2014.

O negócio não foi para a frente. Fala-se numa OPA oportunista que teria como principal objetivo obrigar a PT e a Oi a negociarem uma solução para o conflito acionista na angolana Unitel, que, por ordem de Isabel dos Santos, suspendeu o pagamento de dividendos à acionista portuguesa.

Em 2015, a empresária angolana entra num novo braço-de-ferro. Quebra-se o equilíbrio na relação acionista do BPI quando o CaixaBank, cansado de investir e de ser uma figura menor na gestão do BPI, lança uma OPA sem avisar a parceira angolana.

Isabel dos Santos, que com os seus quase 20% de capital manda tanto como o banco catalão, que tem mais de 40%, bate o pé a esta OPA. Chumba a mudança de estatutos do BPI, que limitava os direitos de voto a 20%, condenando a oferta ao fracasso. Na guerra com o CaixaBank ainda acena com uma fusão entre BPI e BCP, apoiada no facto de neste lado estar outro acionista angolano de referência, a Sonangol, mas esta alternativa não tem pernas para andar.

Isabel dos Santos. A estratégia, o feitio e os amigos da Nova Dona Disto Tudo

Apesar do impasse no BPI, a filha do então presidente angolano torna-se uma estrela mundial quando a Forbes a coloca no topo da lista das mulheres mais ricas de África. Mas se o dinheiro da filha do presidente angolano é bem recebido nas empresas portuguesas onde investe, nem toda a atenção internacional é lisonjeira. Há artigos de fundo de jornais de referência que questionam as origens da sua fortuna e o quanto deve como empresária ao favoritismo dado pelo pai nos negócios do Estado angolano.

Como pano de fundo da guerra entre Isabel dos Santos e o banco catalão está a imposição que o Banco Central Europeu fez ao BPI: ou reduz a exposição ao mercado angolano, onde está através do BFA, ou reforça os capitais para um nível insuportável. O CaixaBank quer o BPI e Isabel dos Santos quer o controlo do BFA. O acordo acaba por acontecer, mas não sem vários recuos e dramas pelo meio e uma intervenção providencial do governo de António Costa que aprovou o chamado decreto BPI.

Isabel dos Santos sai do banco português, mas garante o controlo do lucrativo BFA e ganha dinheiro quando vende a sua posição ao CaixaBank.

O “nou” BPI. O que vai mudar no banco com o domínio catalão

Efacec, o último negócio

Em 2015, no meio das guerras do BPI, a empresária fecha aquele que foi o seu último negócio em Portugal. Compra por cerca de 200 milhões de euros os negócios de energia do Grupo Efacec, a Efacec Power Solutions, aos acionistas portugueses Grupo José de Mello e Têxteis Manuel Gonçalves (TMG).

O negócio é anunciado numa altura em que o grupo está na lista dos grandes devedores problemáticos da Caixa e chega a apresentar situações de incumprimento. A venda a Isabel dos Santos é também uma operação de reestruturação financeira da Efacec que terá resolvido, pelo menos em parte, os problemas mais graves da empresa. Esta aquisição levantou perguntas na Comissão Europeia a Portugal sobre o cumprimento das regras de controlo e branqueamento de capitais, em resposta a uma iniciativa da eurodeputada socialista, Ana Gomes, que foi das poucas figuras públicas em Portugal a questionar os negócios de Isabel dos Santos. Não se conhecem investigações judiciais que envolvam estas operações.

Comissão Europeia questiona Portugal sobre compra da Efacec por Isabel dos Santos

.Com a nomeação para a presidência da Sonangol, em junho do ano passado, Isabel dos Santos abandona os cargos de administradora não executiva que tinha nas empresas portuguesas onde é acionista para evitar potenciais conflitos de interesse. Os investimentos mantêm-se.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora