Que Donald Trump adora jogar golfe, já todos sabíamos. Mas que o presidente dos Estados Unidos adia reuniões e telefonemas para ir dar umas tacadas, isso é uma novidade.

O presidente aproveitou o feriado do Dia de Ação de Graças – que se celebra esta quinta-feira nos Estados Unidos – para viajar até Mar-a-Lago, o resort que possui na Florida. Depois de voltar a falar sobre os jogadores de futebol americano que se ajoelham em protesto durante o hino nacional, assegurou os seus 43.2 milhões de seguidores no Twitter de que ia ter um dia de “reuniões e telefonemas”. Contudo, pouco tempo depois, uma funcionária do gabinete de comunicação da Casa Branca disse aos jornalistas que Donald Trump ia ter “um dia descansado”.

Poucos minutos passaram até uma correção chegar rapidamente aos jornalistas que se encontravam em Mar-a-Lago: “enquanto a equipa de comunicação da Casa Branca espera um dia descansado, o presidente não vai ter um dia descansado e tem uma agenda cheia de reuniões e telefonemas”, podia ler-se na informação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O The Guardian conta que uma hora depois, a comitiva de Donald Trump saiu do resort em direção ao Trump International Golf Club, em West Palm Beach. Os jornalistas foram impedidos de acompanhar o presidente e deslocados para uma biblioteca pública do outro lado da rua onde Trump passou.

O jornal inglês recorda que antes de ser eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump criticava frequentemente Barack Obama cada vez que este era visto a jogar golfe. Há três anos, tweetou “como é que é possível que com todos os problemas e dificuldades que os Estados Unidos enfrentam, o presidente Obama tenha passado o dia a jogar golfe”.

No sentido oposto, uma análise do site Politifact concluiu que o tempo passado por Trump em campos de golfe desde que está na Casa Branca é bastante superior ao de Barack Obama. O site estima que Obama jogou 24 vezes desde que tomou posse até 13 de novembro de 2009 – o mesmo tempo que o atual presidente tem no cargo -, enquanto que Donald Trump foi visto em campos de golfe 35 vezes.