Ciência

Encontrados fósseis dos mamíferos mais antigos

Uma equipa de paleontologistas no sul de Inglaterra descobriu dentes fossilizados que podem pertencer a mamíferos que são antepassados da maioria dos mamíferos modernos.
Fósseis

Criança tropeça e descobre fóssil milenar

Jude Sparks, de nove anos, estava numa caminhada com a sua família em Las Cruces, no Novo México, quando tropeçou num fóssil com milhões de anos.
Fósseis

'Razana', o crocodilo que aterrorizava dinossauros

Há cerca de 165 milhões de anos um "triturador de ossos com uma tonelada" habitava a ilha de Madagáscar. Razanandrongobe sakalavae foi oficialmente confirmado como um parente distante dos crocodilos.
Evolução

Resolvido o mistério que nem Darwin desvendou

Cientistas descobriu a que animal pertenciam os fósseis encontrados na América do Sul que Darwin não conseguiu identificar. Pertencem ao "Macrauchenia patachonica", que viveu há 20 mil anos.
Fósseis

Nova espécie de carnívoro extinto descoberta

Uma nova espécie dos mamíferos carnívoros extintos chamados hienodontes foi descoberta por investigadores norte-americanos através da análise de fósseis egípcios, divulgou a revista PLOS One.
Fósseis

Descobertas as plantas mais antigas do mundo

As plantas mais antigas do mundo foram encontradas na Índia. Os fósseis de algas vermelhas têm 1,6 mil milhões de anos. São o mais próximo que já chegámos de encontrar os primeiros seres complexos.
Fósseis

Este fóssil pode ter sido o primeiro ser vivo

Um conjunto de fósseis descobertos no Canadá poderá ser "uma das formas de vida mais antigas da Terra", de acordo com um novo estudo publicado esta quarta-feira na Nature.
Fósseis

Descoberta cauda de dinossauro preservada em âmbar

É a primeira vez que uma parte de um dinossauro é encontrada perfeitamente preservada em âmbar. A descoberta abre portas à biologia para estudar um animal que dominou a Terra durante 160 milhões anos.
Fósseis

Encontrados fósseis mais antigos da Terra

Foram encontrados os fósseis mais antigos do planeta Terra, nas rochas da Gronelândia. Cientistas acreditam que os fósseis se formaram há 3,7 mil milhões de anos.

Fóssil de mãe com filho ao colo. E 4.800 anos

O fóssil com 4.800 anos foi encontrado juntamente com outros 48 restos mortais, numa região do Taiwan. Entre os corpos encontrados, encontram-se os de cinco crianças.
Fósseis

Então, os unicórnios existiram mesmo?

O fóssil de um unicórnio siberiano foi recentemente descoberto no Cazaquistão. O exemplar vem provar que este animal existiu há bem menos tempo do que o que inicialmente se pensava.
Paleontologia

Pterossauros e crocodilos novos no Cabo Espichel

A jazida paleontológica Areias do Mastro, na formação de Papo-Seco mostrou-se rica em vertebrados do início do Cretáceo, incluindo algumas espécies novas ou raras em Portugal.
Dinossauros

Lembra-se dos Raptores? Conheça um primo bem maior

Lembra-se dos Velociraptores? Pois imagine um primo ainda maior. É que foram descobertos no Dakota do Sul fósseis uma nova espécie gigante desta família de dinossauro predador. Com 66 milhões de anos.
Evolução Humana

Humanos chegaram à China há mais de 80 mil anos

Pensava-se que o homem moderno tinha seguido para a China depois de uma tentativa frustada de entrar na Europa, mas pode não ter sido bem assim. Parece que primeiro os humanos ocuparam o sul da China.

Cobras. A lançar o terror há 170 milhões de anos

Foram descobertos fósseis de quatro cobras pré-históricas. Afinal, estes répteis existem há mais de 100 milhões de anos. As cobras antigas são muito parecidas com as de hoje.

Eram assim os "crocodilos" da Gronelândia

Octávio Mateus apresenta na Alemanha as descobertas de uma expedição à Gronelândia na qual foram recolhidos fósseis de tartarugas e de um réptil parecido com os crocodilos com 200 milhões de anos.

Sete vezes maior que o T. rex. Eis o Dreadnoughtus

Media 26 metros, pesava 60 toneladas e ainda estava em fase de crescimento quando morreu. Com este tamanho, o dinossauro, cujo fóssil foi encontrado na Argentina, "não teria medo de nada".

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a