Eleições na Alemanha

Eleições na Alemanha

Líderes europeus pressionam Schulz 

Emmanuel Macron e Alexis Tsipras contactaram o líder do SPD, Martin Schulz, para o encorajar a formar Governo com a CDU de Angela Merkel. Eleições alemãs foram em setembro.
Eleições na Alemanha

Governo alemão abstem-se de decisões políticas

O governo de gestão não vai tomar decisões sobre grandes questões políticas que limitem a ação do futuro executivo, incluindo sobre a União Europeia (UE). Merkel ainda não chegou acordo com partidos.
Alemanha

Martin Schulz disponível a dar apoio a Merkel

Líder dos sociais-democratas, pressionado a acabar com o impasse político na Alemanha, deverá aceitar negociar um apoio para um governo minoritário de Merkel -- mas não para uma grande coligação.
Alemanha

Merkel volta a falhar acordo de governo. E agora?

Angela Merkel falhou mais uma ronda negocial para formar governo. O calendário aperta e as opções estreitam: ou Merkel governa sozinha, ou há novas eleições. Os Verdes falam em eleições na primavera.
Eleições na Alemanha

Conselheiro de Merkel pode substituir Schauble

Peter Altmaier, chefe de gabinete de Angela Merkel, está apontado como sucessor interino de Schauble na pasta das Finanças na Alemanha, avança Sueddeutsche Zeitung.
Eleições na Alemanha

A travessia no deserto da esquerda europeia

130
Ou a esquerda democrática europeia se reinventa e volta a a disputar o poder com a direita, ou deitamos fora de vez os rótulos esquerda e direita e limitamo-nos a moderados versus radicais.
Eleições na Alemanha

Tenham medo, tenham muito medo

100
Muitos eleitores do AfD votaram por medo: da invasão dos refugiados; do crescimento das comunidades islâmicas; da diluição da identidade alemã; ou, simplesmente, medo de existir.
Eleições na Alemanha

Marcelo espera manter boas relações com Alemanha

Marcelo Rebelo de Sousa manifestou o desejo de ver formado um novo Governo na Alemanha que mantenha um bom relacionamento com Portugal, na sequência das eleições alemãs de domingo.
Eleições na Alemanha

"Ainda é cedo" para saber o que Merkel vai fazer

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus diz que ainda é muito cedo para perceber o que poderá ser o quarto mandato da chanceler Angela Merkel, depois da vitórias nas legislativas de domingo.
Eleições na Alemanha

Alemanha. Partidos preveem negociações difíceis

O Partido Liberal e os Verdes mostraram abertura para integrar uma coligação com a CDU de Angela Merkel, mas advertiram que há diferenças políticas entre ambos que vão complicar as negociações.
Eleições na Alemanha

Portugal fala das "atitudes antidemocráticas"

O Governo saudou a reeleição de Angela Merkel e manifestou preocupação com a subida da extrema-direita, mas disse confiar na intransigência da chanceler face a "atitudes antidemocráticas".
Eleições na Alemanha

O que é a AfD que entrou de rompante no Bundestag?

117
Movimento eurocético de economistas transformado em força radical anti-imigração, a AfD entrou com estrondo no Parlamento alemão. Marcado por divisões internas e líderes polémicos, até onde irá?
Eleições na Alemanha

Extrema-direita alemã: dirigente sai sem avisar

Era para ser a conferência de imprensa da vitória da AfD (Alternativa para a Alemanha), mas uma das dirigentes, Frauke Petry, anunciou ali mesmo a sua discordância face ao partido e saiu da sala.
Eleições na Alemanha

Ainda bem que Merkel não é como Costa

902
Ns próximos quatro anos a tentação em Berlim será gerir a Europa de modo a impedir o aumento do eleitorado do AfD. Reformas ambiciosas ficarão para o futuro. O AfD exige menos Europa e menos despesas.
Eleições na Alemanha

Mariano Rajoy felicita Angela Merkel pela vitória

O presidente do governo espanhol felicitou a chanceler alemã e afirmou que a vitória vai impulsionar "o projeto de integração europeia".
Eleições na Alemanha

Os libertadores, os acolhedores e os medrosos

456
Isto começa a ser ridículo. A cada eleição num país europeu é isto: vai ou não subir a extrema-direita? Em seguida dá-se como adquirido que subiu. Por fim culpa-se a demagogia.
Eleições na Alemanha

12 anos depois, Merkel guarda o pior para o fim

172
Merkel venceu as eleições, mas a única via que tem para o poder passa por uma aliança com dois partidos em muito inconciliáveis. Queda da CDU e do SPD permite estreia dos nacionalistas no Parlamento.
Eleições na Alemanha

Merkel vence sem maioria, AfD terceiro mais votado - como aconteceu

128
Angela Merkel e a CDU voltaram a ganhar as eleições, mas longe da maioria. O partido nacionalista AfD consegue um histórico terceiro lugar e entra no Parlamento alemão pela primeira vez.
Eleições na Alemanha

Fake news e fotos adulteradas nas eleições alemãs

Poucos dias antes das eleições, o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanhã adulterou uma imagem para voltar a pôr em foco as violações ocorridas em Colónia, na passagem de ano de 2016
Eleições na Alemanha

Merkel pode continuar sem maioria absoluta

As primeiras sondagens prevêem uma vitória da chanceler Angela Merkel, a quarta consecutiva, mas sem maioria absoluta. Extrema-direita deve entrar parlamento federal.
Eleições na Alemanha

Especial/ Angela Merkel. Não subestimem "Frau Alemanha"

494
Merkel tornou-se Chanceler quando ninguém achava que tinha perfil. Em 12 anos, acabou com a energia nuclear e deixou entrar 1 milhão de refugiados. O último mandato vai ditar o seu lugar na História.
Eleições na Alemanha

Especial/ Por Schulz, nada mais que simpatia

143
Em março, parecia que Martin Schulz podia vencer Angela Merkel. As sondagens chegaram a dar um empate. Hoje está a milhas de distância. Os socialistas ainda estão a tentar perceber o que correu mal.
Alemanha

Da Alemanha de Kohl à Alemanha de Merkel

113
Antes de ser a Alemanha de Angela Merkel, a actual Alemanha foi a Alemanha de Helmut Kohl, o chanceler da reunificação alemã. A história de Kohl é a melhor introdução à Alemanha de hoje.
Eleições na Alemanha

Especial/ Há muita gente zangada no país mais rico da UE

A economia alemã cresce, tem 4% de desempregados e um salário médio de 2300€/mês. Seria de esperar que todos os alemães estivessem satisfeitos. Mas os números não chegam para conter a fúria de alguns.
Eleições na Alemanha

Porque são as eleições na Alemanha tão chatas?

Apesar do seu peso e força, a Alemanha de Merkel é uma espécie de Suíça em ponto grande. Servirá sempre mais àqueles que precisam de um fantasma do que aos que dela esperem decisão e orientação.
Eleições na Alemanha

Die Partei: o partido satírico alemão

171
O Die Partei foi fundado em 2004 e tem animado a campanha alemã para as eleições legislativas. O partido propõe legalizar o consumo de cocaína sob prescrição médica e raptar o presidente turco.
Eleições na Alemanha

Especial/ Alemanha. A luta renhida pelo bronze

Com a vitória de Merkel quase assegurada e Schulz resignado ao segundo lugar, quatro partidos lutam pelo terceiro lugar — entre eles os ultranacionalistas do AfD e o Die Linke, de extrema-esquerda.
Eleições na Alemanha

Especial/ No bairro português, votos por conta do freguês

445
Hamburgo é a cidade mais portuguesa da Alemanha. Há fado, pastéis de nata e uma estátua de Vasco da Gama. Mas poucos dos 12 mil emigrantes podem votar nas eleições do próximo domingo.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site