Palestina

Israel

Ahed Tamimi fica detida até julgamento

Ahed Tamimi, a adolescente palestiniana que foi filmada a bater em militares, vai ficar detida até ao julgamento. Não há ainda data para o julgamento, pelo que Tamimi pode ficar detida durante meses.
Palestina

UNRWA recolhe fundos após corte dos EUA  

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina lançou uma campanha de recolha de fundos depois de Trump ter anunciado que vai cortar as contribuições em mais de metade.
Palestina

EUA cortam metade da ajuda a palestinianos

179
Departamento de Estado anuncia que redução para metade a sua contribuição para agência das Nações Unidas que apoia palestinianos. 53 milhões de euros ficam, para já, de fora até "consideração futura".
Mundo

Israel critica discurso de Mahmoud Abbas

Líderes israelitas criticaram o presidente da Autoridade Palestiniana por um discurso numa reunião do Conselho Central da Organização da Libertação da Palestina contra Donald Trump e Israel.
Israel

Netanyahu queria dar terra egípcia a palestinianos

Em 2014, Benjamin Netanyahu pediu a Obama que convencesse o Egito a dar parte do Sinai para o futuro Estado palestiniano. O primeiro-ministro israelita queria anexar a Israel boa parte da Cisjordânia.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel abre inquérito a morte de palestiniano

O Exército israelita anunciou a abertura de um inquérito sobre a morte de um palestiniano em cadeira de rodas abatido a tiro em Gaza durante os confrontos registados a 15 de dezembro de 2017.
Presidente Trump

Palestina diz que Cidade Santa "não está à venda"

Depois de Donald Trump ter ameaçado cortar a ajuda financeira à Palestina, esta responde que a Cidade Santa "não está à venda por ouro ou mil milhões".
Palestina

Palestina. Trump ameaça cortar ajuda financeira

289
Donald Trump fez uma publicação no Twitter, dizendo que os palestinianos não têm qualquer respeito pelos EUA, razão pela qual ameaçou cortar toda a ajuda financeira.
Jerusalém

Os próximos países a mudar a embaixada em Israel

228
Depois dos EUA e da Guatemala, as Honduras podem ser o próximo país na lista. Governo israelita diz que está a negociar com dez países para que reconheçam Jerusalém como a capital de Israel.
Jerusalém

Dois palestinianos mortos em manifestações

Novos protestos contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel causaram esta sexta-feira dois mortos e vários feridos nos territórios palestinianos.
Conflito Israelo-palestiniano

Gaza. Palestiniano morto por soldados israelitas

Um palestiniano foi morto a tiro por soldados israelitas na Faixa de Gaza. O homicídio foi durante manifestações de protesto contra o reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

Jerusalém. EUA deixam aviso na ONU

870
"O presidente e os Estados Unidos levam este voto pessoalmente", disse Nikki Haley numa carta enviada aos membros da ONU antes do voto sobre o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.
Turquia

Turquia quer abrir embaixada em Jerusalém Oriental

Erdogan quer abrir uma embaixada em Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado palestiniano. Algo que ainda não aconteceu, segundo o presidente turco, porque a cidade "está ocupada".
Jerusalém

Palestinianos em Lisboa apelam aos portugueses

965
Cerca de 50 palestinianos manifestaram-se em Lisboa. O grupo pediu solidariedade dos portugueses contra a decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
Conselho de Segurança

Bloco pede "posição firme" contra Israel

838
Catarina Martins considera que "cabe a Portugal e a todos os países europeus dizer claramente que não aceita que Israel se possa candidatar ao Conselho de Segurança das Nações Unidas".
Jerusalém

Jerusalém. ONU prepara projeto

A ONU está a preparar um projeto contra o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel pelos Estados Unidos. O objetivo é mostrar o isolamento do norte-americanos no Conselho de Segurança.
Jerusalém

Países islâmicos: Jerusalém é capital palestiniana

Depois de Donald Trump ter reconhecido Jerusalém como capital israelita, chega a resposta dos países muçulmanos. Consideram Jerusalém Leste capital palestiniana.
Jerusalém

Acordo de Oslo já não está em vigor, diz Abbas

O presidente da Autoridade Palestiniana considera que os Acordos de Oslo deixaram de estar em vigor devido à posição dos EUA, que reconheceu Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

Irão apoia intifada palestiniana contra Israel

O Presidente do Irão, Hassan Rohani, apoia a "resistência" da Palestina "contra o inimigo (sionista) Israel". Região continua a viver clima de forte tensão.
Israel

Israel volta a bombardear Hamas em Gaza

O exército israelita voltou a bombardear posições do movimento Hamas na Faixa de Gaza. O ataque foi uma resposta ao lançamento de projéteis em direção a Israel pelas milícias palestinianas.
Jerusalém

Hezbollah mobiliza manifestantes em Beirute

Milhares de pessoas responderam a um apelo do Hezbollah e concentraram-se no sul de Beirute em protesto contra a decisão dos EUA de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
Jerusalém

Santos Silva esteve reunido com Netanyahu

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que Portugal transferirá a embaixada em Israel para Jerusalém no "exato dia" em que transferir também para esta cidade a representação na Palestina.
Curiosidades Auto

Atenção: esta palestiniana é uma “bomba”

Sempre que se fala da Palestina, vem logo à baila o conflito no Médio Oriente. Pois bem, Noor Doaud é uma palestiniana, perita em destruição, mas concentra-se nos pneus. E em grande estilo.
Jerusalém

Confrontos junto à embaixada dos EUA no Líbano

A polícia libanesa lançou gás lacrimogéneo contra os manifestantes que protestavam em frente à embaixada dos EUA, contra a decisão de Trump reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Jerusalém. Erdogan critica decisão de Trump

Erdogan diz que não compreende por que razão Donald Trump trouxe o assunto de Jerusalém outra vez para a ordem do dia. acrescentando que é "lançar a região para um círculo de fogo".
Presidente Trump

Jerusalém: Conselho da ONU vai reunir 

Donald Trump considerou, na terça-feira, Jerusalém como capital de Israel. Há oito países que estão contra esta decisão e por isso o Conselho de Segurança da ONU vai reunir de urgência na sexta-feira.
Jerusalém

Jerusalém. Marcelo mostra-se preocupado

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que Portugal está preocupado com a possibilidade de os Estados Unidos reconhecerem Jerusalém como capital de Israel. O Governo já havia manifestado a mesma posição.
Jerusalém

Jerusalém. Liga Árabe tem reunião de emergência

A Liga Árabe convocou reunião de emergência para debater a intenção dos Estados Unidos de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. A reunião foi solicitada pela Jordânia, a pedido da Palestina.
Papa Francisco

Papa defende manutenção do estatuto de Jerusalém

394
O papa Francisco defendeu a manutenção do estatuto atual de Jerusalém. Sem nunca mencionar diretamente Donald Trump, o pontífice pediu "sabedoria e prudência".
Conflito Israelo-palestiniano

Jerusalém. MNE espera que não haja mais conflitos

O Ministro dos Negócios Estrangeiros considera que todos os queiram uma solução de paz para Israel e Palestina devem abster-se de tomar decisões que só vão afastar os dois Estados.
Presidente Trump

Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel 

988
Donald Trump já desfez o tabu e vai mesmo mudar a embaixada dos EUA para Jerusalém, reconhecendo a cidade como capital de Israel. A tensão na região aumenta e os líderes mundiais estão em alerta.
Conflito Israelo-palestiniano

Erdogan defende "causa justa" do povo palestiniano

Mahamoud Abbas manteve, este fim de semana, conversas telefónicas com diversos líderes mundiais para alertar sobre as posições dos EUA sobre transferência da sua embaixada de Telavive para Jerusalém.
Palestina

Palestina ameaça cortar relações com EUA

A Organização de Libertação da Palestina ameaçou cortar relações com os EUA se a missão diplomática palestiniana em Washington for encerrada, como ameaçou o Departamento de Estado norte-americano.
Mundo

May critica colonatos de Israel na Palestina

A primeira-ministra britânica, Theresa May, atacou o estabelecimento de colónias de Israel em territórios palestinianos, durante a receção ao seu homólogo israelita, Benjamin Netanyahu.
Detenções

Palestina. Homem detido por erro do Facebook

Um homem foi detido na Palestina por uma tradução mal feita do Facebook a uma publicação sua. A frase dizia "bom dia", mas a rede social traduziu para "atacá-los". O Facebook reconheceu o erro.
Palestina

Líder palestino em manifestação de reconciliação

O presidente Mahmoud Abbas vai estar presente, pela primeira vez em dez anos, numa manifestação de reconciliação entre grupos palestinianos rivais agendada para novembro, disse fonte oficial à AFP.
INTERPOL

Interpol aprova entrada da Palestina

A agência internacional aprovou a entrada da Palestina como estado-membro, motivando o desagrado de Israel e Estados Unidos. As Ilhas Salomão também entraram e o Kosovo retirou a candidatura.
Conflito Israelo-palestiniano

Três israelitas mortos por atacante palestiniano

O atacante foi abatido pela polícia pouco tempo após ter morto três agentes numa comunidade israelita perto de Jerusalém. Nenhuma organização terrorista reclamou a autoria do ataque.
Nações Unidas

Israel/Palestina. Guterres defende dois Estados

119
O secretário-geral da ONU, António Guterres, reiterou que a criação de um Estado palestiniano, coexistente com o de Israel, é o único caminho possível para resolver o conflito israelo-palestiniano.
Israel

Videovigilância na Esplanada das Mesquitas

Israel tomou a decisão de retirar os detetores de metais e substitui-los por câmaras de vigilância avançadas. Os palestinianos contestam e preferem rezar nas ruas.
Conflito Israelo-palestiniano

Cisjordânia: 29 palestinianos detidos

Os confrontos entre israelitas e palestinianos escalaram nos últimos dias devido às medidas de segurança na Esplanada das Mesquitas. O Conselho de Segurança da ONU reúne-se amanhã.
Israel

Sete mortos em confrontos entre Israel e Palestina

Os confrontos surgiram após um reforço das medidas de segurança por parte dos israelitas na Esplanada das Mesquitas. Até ao momento morreram quatro palestinianos e três israelitas.
Nações Unidas

Guterres "deplora" morte de três palestinianos

376
O secretário-geral da ONU "deplorou profundamente" a morte de três palestinianos pelas autoridades israelitas e apelou aos líderes de Israel da Palestina para evitarem escalada de violência.
Israel

Palestina quer acabar com controlo de templo

O líder da Palestina pediu ao conselheiro de Donald Trump para interceder urgentemente junto de Israel para que sejam removidos os detetores de metais junto à Esplanada das Mesquitas.
Palestina

Três homens condenados à morte em Gaza

A justiça militar em Gaza, território palestino controlado pelo Hamas, condenou à morte três homens acusados do assassínio de um comandante deste movimento islamita a mando de Israel.
Palestina

Legalizar colonatos "é uma agressão" à Palestina

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, afirmou que a lei israelita que legaliza colonatos em terras privadas palestinianas "é uma agressão" ao povo palestiniano.
Nações Unidas

Palestinianos exigem pedido de desculpa a Guterres

3.696
O secretário-geral da ONU provocou um incidente diplomático ao dizer que na origem do Monte do Templo esteve um templo judeu, o que é rigorosamente verdade, pois era aí que se erguia Templo de Salomão
Papa Francisco

Vaticano realça carácter sagrado de Jerusalém

Vaticano realçou o caráter sagrado de Jerusalém, no dia em que o líder palestiniano, Mahmoud Abbas, avisou que as perspetivas de paz podem ser afetadas se Trump mudar a embaixada em Israel.
Conflito Israelo-palestiniano

Hamas congratula-se com ataque em Jerusalém

O movimento palestiniano Hamas congratulou-se com o ataque perpetrado por um camião que esta manhã atingiu um grupo de soldados em Jerusalém, provocando quatro mortos e 15 feridos, mas não reivindica a responsabilidade do ataque.
Reino Unido

Atitude dos EUA com Israel não foi "apropriada"

166
Primeira-ministra britânica diz que focar-se nos colonatos não é a melhor forma de alcançar a paz entre Israel e Palestina, mas sublinha que o Reino Unido é contra a construção dos colonatos ilegais.
Conflito Israelo-palestiniano

Colonatos. EUA terão negociado com Palestina

Um documento secreto (de autenticidade ainda não confirmada) mostra que os EUA terão negociado com a Palestina antes de viabilizarem a resolução da ONU. EUA negam o conteúdo do documento.
Conflito Israelo-palestiniano

EUA recusam "destruir uma solução de dois Estados"

O secretário de Estado norte-americano justificou a abstenção (histórica) dos EUA na votação de uma resolução da ONU, aprovada pelo Conselho de Segurança, que condenou os colonatos israelitas.
Palestina

Colonatos. OLP contacta Tribunal Internacional

O secretário-geral da OLP assegurou que os palestinianos vão contactar o Tribunal Penal Internacional após a aprovação no Conselho de Segurança da resolução que condena os colonatos israelitas.
PCP

PCP pede reconhecimento do Estado da Palestina

268
O PCP questionou o Governo sobre o reconhecimento por Portugal do Estado da Palestina, reiterando que tal deve acontecer "sem mais demoras" e sem depender da posição da União Europeia.
Tribunal Penal Internacional

Delegação internacional visita Israel e Palestina

Uma delegação do único tribunal internacional permanente para os crimes de guerra iniciou uma visita a Israel e aos territórios palestinianos para "promover uma melhor compreensão" do seu trabalho.
Refugiados

Campo de Aida é epicentro de confrontos

O campo de refugiados palestinianos de Aida está rodeado por colonatos israelitas. "Resume num único lugar todos os desafios que a Cisjordânia enfrenta", dizem Nações Unidas.
Egito

Egito.Presidente quer paz entre Israel e Palestina

O Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, apelou, durante o seu discurso na ONU, a um acordo baseado numa solução de dois Estados, culminando num Estado palestiniano.
Mahmoud Abbas

Presidente palestiniano pode ser ex-agente do KGB

119
Um documento encontrado por dois investigadores parece ligar o presidente do Estado da Palestina aos serviços secretos soviéticos, o KGB. Palestina já negou as acusações.
Conflito Israelo-palestiniano

Como Israel combate os "lobos solitários"

240
O exército israelita desenvolveu um sistema informático capaz de detetar atacantes solitários. A tecnologia está a atrair vários líderes europeus a Israel, para se familiarizarem com este sistema.
Israel

Israel proíbe entrada de 83 mil palestinianos

Israel vai suspender as autorizações de entrada de 83 mil palestinianos, depois do atentado em Telavive, que fez quatro mortos. Segundo a investigação preliminar, os dois atacantes eram palestinianos.
Conflito Israelo-palestiniano

25 crianças palestinianas mortas em três meses

A UNICEF registou 25 menores palestinianos mortos durante o último trimestre de 2015 e está preocupada com o número de crianças detidas por Israel, um recorde nos últimos sete anos.
Marcelo Rebelo de Sousa

Países árabes querem reconhecimento da Palestina

Embaixadores árabes em Lisboa manifestaram ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o seu desejo de que Portugal reconheça o Estado da Palestina como independente e soberano.
Palestina

Ataque israelita causa morte de criança

Ataque aéreo israelita na Faixa de Gaza, provocando a morte de uma criança, disse o porta-voz do Ministério da Saúde palestiniano.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site