Durão Barroso

PSD

Santana demarca-se de Hermínio Loureiro

1.566
Num artigo de opinião, Santana Lopes queixa-se de ser sempre associado às coisas negativas do Governo de Durão Barroso, fala na EDP e no SIRESP e demarca-se de Hermínio Loureiro, "próximo de Durão".
Paulo Portas

Portas. A UE engripada e o elogio dos cardeais

171
O ex-líder do CDS defende que a única solução da UE é a coesão. À tentação de responder aos problemas com referendos, Portas fala na eleição do Papa. Mas em política não há Espírito Santo que valha.
País

Durão diz que Sampaio sabia da Cimeira das Lajes

Antigo primeiro-ministro garante que avisou ex-Presidente da República sobre a Cimeira das Lajes "quase imediatamente" após ter recebido o pedido de José María Aznar, ex-chefe do governo espanhol.
Comissão Europeia

Comissão Europeia disponível para esclarecimentos

A Comissão Europeia reagiu à contratação de Durão Barroso pela Goldman Sachs de "forma clara e transparente", estando disponível para responder a dúvidas da provedora de Justiça Europeia.
Suíça

Universidade de Genebra não renova com Barroso

247
A imprensa suíça escreve que o motivo é o facto do ex-presidente da Comissão Europeia ter aceitado um emprego na Goldman Sachs. Mas o vice-reitor da universidade diz que a saída já estava prevista.
Durão Barroso

Barroso critica "atitude negativa" face aos EUA

Durão Barroso considerou que a polémica em torno da sua ida para o banco de investimento norte-americano deveu-se a uma "atitude negativa" da Europa face aos Estados Unidos.
Durão Barroso

Juncker quer "período de nojo" de três anos 

Ainda na sequência do desconforto com a ida de Durão Barroso para a Goldman Sachs, Juncker anuncia que vai pedir alterações ao código de conduta da Comissão Europeia.
Assunção Cristas

Assunção Cristas reage a críticas a Barroso

A presidente do CDS-PP considerou que as pessoas "têm que viver com as consequências das escolhas" que fazem, reagindo à conclusão do comité de ética sobre a ida de Durão Barroso para a Goldman Sachs.
Durão Barroso

Provedora da UE admite inquérito a Durão

A Provedora de Justiça europeia admitiu avançar com um inquérito à nomeação de Durão Barroso para o banco de investimento Goldman Sachs, manifestando-se insatisfeita com um parecer anterior do comité de ética da Comissão Europeia.
União Europeia

Efeito Barroso. Parlamento corta nos privilégios

139
O Parlamento Europeu aprovou um congelamento de 20% das verbas destinadas a suportar os encargos com antigos membros da Comissão Europeia. Os eurodeputados querem código ético mais apertado.
Durão Barroso

Comissão recebe petição de 150 mil contra Durão

A petição lançada por funcionários da União Europeia que condena a contratação de Durão Barroso pelo Goldman Sachs vai ser entregue esta quarta-feira à Comissão Europeia. Tem quase 152 mil assinaturas
Durão Barroso

Durão recebe reforma antecipada desde abril

408
"Um antigo membro da Comissão tem o direito a uma pensão vitalícia a partir dos 65 anos", mas "pode pedir que o início do pagamento dessa pensão comece aos 60 anos", informou a Comissão.
Goldman Sachs

Proximidade entre banco e Durão é antiga

243
Em 2013, o CEO do Goldman Sachs escreveu a Barroso a agradecer um encontro no banco que foi mantido confidencial junto da Comissão Europeia. Arquivo da Comissão revela proximidade antiga.
Durão Barroso

Barroso diz-se discriminado por ser português

1.206
Barroso afirmou que sabia que o Goldman Sachs era um "nome controverso" e que causava desconfiança. Barroso afirmou que não aceitava que restringisse os seus direitos como cidadão.
União Europeia

Em defesa de Durão Barroso e do ideal europeu

Numa velha democracia parlamentar, a tomada de posição de Juncker contra Durão Barroso teria merecido uma gargalhada geral e a sua convocação pelo Parlamento — onde o seu lugar estaria em sério risco.
Durão Barroso

Marcelo. Comissão tem de ser "igual para todos"

Presidente da República Portuguesa considerou que a Comissão Europeia deve manter uma posição "igual para todos", comentando o caso do ex-primeiro-ministro Durão Barroso.
Durão Barroso

Explicador/ Barroso no Goldman Sachs. Porquê tanta polémica?

141
A contratação de Durão Barroso levantou um coro de críticas em Portugal e na Europa. O que está em causa? O que dizem as regras? O que já foi dito? Como é que o português se defende?
Pedro Passos Coelho

Polémica com Barroso "é um folhetim", diz Passos

Passos diz que não interessa a ninguém colocar hipótese de segundo resgate e que polémica em torno de ida de Durão Barroso para o Goldman Sachs é apenas um "folhetim".
Durão Barroso

Rangel: polémica de Barroso prejudica Guterres

196
Paulo Rangel sugeriu que a contratação do ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso pelo banco Goldman Sachs Internacional (GSI) prejudica a candidatura de António Guterres à ONU.
Durão Barroso

Durão Barroso acusa Bruxelas de discriminação

360
O antigo primeiro-ministro português e ex-Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, já respondeu a Jean-Claude Juncker e acusa Bruxelas de discriminação.
Durão Barroso

Multiplicam-se as críticas a Barroso

275
Depois da carta de Juncker, agora é um "grupo espontâneo de funcionários das instituições europeias" a pedir aos dirigentes europeus para tomarem uma atitude face à ida de Barroso para o Goldman Sachs
François Hollande

Hollande concorda com comissão de ética a Barroso

François Hollande diz que apoia "inteiramente" a comissão de ética pois a Goldman Sachs "foi uma das causas das dificuldades com" que a Europa se depara atualmente.
PSD

Decisão sobre Barroso "não abona" em favor da UE

139
Luís Montenegro diz que o caso "é um assunto que não merece ser mais ampliado do que o que é pela força das intervenções dos principais protagonistas das organizações europeias".
União Europeia

Barroso sem passadeira vermelha em Bruxelas

1.264
O ex-presidente da Comissão Europeia e antigo primeiro-ministro português vai perder os "privilégios de passadeira vermelha" em Bruxelas e vai passar a ser tratado como os restantes lobistas.
Goldman Sachs

Provedora europeia questiona Bruxelas sobre Durão

Emily O'Reilly quer que a Comissão Europeia esclareça posição sobre a contratação pela Goldman Sachs do seu antigo presidente. E também quer saber se CE vai rever Código de Conduta.
Jean-Claude Juncker

Juncker não aceitaria cargo na Goldman Sachs

332
Em entrevista ao programa Téle Matin, Jean-Claude Juncker admite que Durão Barroso cumpriu todos os procedimentos, mas que no lugar dele não teria aceite o cargo de "chairman" na Goldman Sachs.
Goldman Sachs

Ainda os mandatos de Barroso na Comissão

150
Uma coisa posso garantir aos cronistas críticos de Barroso e aos leitores. Se ele fosse hoje presidente da Comissão Europeia, ninguém estaria a discutir sanções contra Espanha e contra Portugal.
Durão Barroso

Eurodeputados querem investigar nomeação de Durão

É uma iniciativa da deputada italiana Barbara Spinelli. Os eurodeputados argumentam que o "dever de integridade e discrição" deve aplicar-se mesmo passado o período de 18 meses após cessarem funções.
Goldman Sachs

França quer que Durão abandone o Goldman Sachs

1.032
É mais uma voz francesa a juntar-se ao coro de críticas contra a ida de Durão Barroso para o Goldman Sachs. Depois de Pierre Moscovici, é a vez do ministro dos Assuntos Europeus. "É escandaloso", diz
Goldman Sachs

Barroso devia ter feito reflexão "ética e pessoal"

235
Comissário Europeu Pierre Moscovici afirma que quando um político passa para o setor privado deve "pensar na imagem que projeta". Durão Barroso vai trabalhar para o Goldman Sachs.
Durão Barroso

Durão no Goldman Sachs. Legítimo, mas "chocante"

118
Artigo do jornal Libération volta a questionar a contratação de Durão Barroso pelo Goldman Sachs. Comissário Pierre Moscovici diz que não é ilegítimo, mas admite que é "chocante".
União Europeia

Sanções, referendo e Durão Barroso

325
Como bem explica Hanna Arendt, o início do totalitarismo dá-se com a diabolização pessoal dos adversários políticos. Parece que os dirigentes do Bloco são especialistas, mostraram-no com Durão Barroso
Goldman Sachs

Passos sobre Durão: Não há conflito de interesses 

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou este sábado que não vê qualquer conflito de interesses na ida do ex-presidente da Comissão Europeia para o Goldman Sachs.
Goldman Sachs

Políticos franceses criticam Durão e Goldman Sachs

Da esquerda à direita, os políticos franceses olham para o Goldman Sachs como uma instituição prejudicial para a União Europeia e acusam Barroso de só pensar em servir a alta finança.
Goldman Sachs

PS critica ida de Durão Barroso para o Goldman

200
Ana Catarina Mendes criticou Durão Barroso pela sua ida para o banco de investimento Goldman Sachs. Diz que foi um "prémio" por ter sido presidente da Comissão Europeia "nos piores anos do projeto".
Goldman Sachs

Durão: "É-se criticado por ter cão e por não ter"

444
O ex-governante, futuro presidente não executivo do Goldman Sachs, quebrou o silêncio para dizer que as críticas não o incomodam. Diz que sente "reconhecimento" pelo convite do banco.
Marcelo Rebelo de Sousa

Durão Barroso atingiu "o topo da vida empresarial"

436
Desafiado a comentar a contratação de Durão Barroso para Goldman Sachs International (GSI), Marcelo Rebelo de Sousa disse gostar de ver "portugueses reconhecidos em lugar cimeiros".
PCP

PCP quer ouvir Durão Barroso e Portas

O PCP requereu a audição no parlamento do ex-primeiro-ministro Durão Barroso e do ex-ministro Paulo Portas sobre as conclusões do relatório Chilcot.
PCP

Guerra do Iraque. PCP quer ouvir Durão e Portas

319
Os comunistas querem ouvir José Manuel Durão Barroso e Paulo Portas no Parlamento para que esclareçam o que esteve, de facto, na base da intervenção militar no Iraque.
Durão Barroso

Durão Barroso vai ser "chairman" do Goldman Sachs

10.720
O ex-presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, vai ser o novo presidente do conselho de administração do Goldman Sachs International.
Maria Luís Albuquerque

Maria Luís é uma das convidadas do Bilderberg

452
A ex-ministra das Finanças vai juntar-se a Durão Barroso e a Carlos Gomes da Silva na reunião do grupo Bilderbeg, que começa esta quinta-feira em Dresden, na Alemanha.
Iraque

Sampaio pensava que Cimeira era para evitar guerra

647
Jorge Sampaio diz que não lhe cabia, enquanto Presidente, autorizar a Cimeira que decidiu pela invasão do Iraque, mas que nunca concordou com a entrada naquele País.
União Europeia

Barroso: UE precisa de avançar na mutualização

Durão Barroso afirma que a União Europeia precisa de ir mais longe na "mutualização dos seus instrumentos", seja em relação a questões financeiras seja em relação aos refugiados.
Durão Barroso

"Não sou responsável pelo que fizeram a seguir"

314
Durão Barroso vai voltar aos EUA para dar aulas e trabalhar no setor privado. Numa entrevista à SIC e Expresso, garante que Sampaio sempre soube da Cimeira das Lajes.
Política

Barroso pede "definitiva estabilização" da banca

Antigo presidente da Comissão Europeia adverte para os riscos de se prolongar a situação de instabilidade no sistema financeiro. E diz que Guterres tem "batalha muito difícil" para chegar à ONU.
Política

Durão Barroso: Governo à esquerda foi "um erro"

651
O antigo líder do PSD disse que o Governo de Costa não tem condições de sustentabilidade enquanto António Guterres afirmou que o executivo mantém fidelidade a Bruxelas. Durão quer ver Guterres na ONU.
FFMS

Frente a frente: Guterres e Durão

Os dois portugueses mais poderosos a nível internacional, Durão Barroso e António Guterres, têm uma oportunidade de debater o mundo. É hoje às 22h, na RTP1.
Caso Banif

Banif. PCP quer ouvir Passos, PSD chama Costa

423
O PCP exige a audição de Passos Coelho, Durão Barroso, Maria Luís Albuquerque e Mário Centeno na comissão de inquérito ao Banif. Do lado do PSD, deputados chamam António Costa.
Guerra

Durão Barroso alerta para guerra generalizada

Em entrevista à Revista XXI Durão Barroso fala da possibilidade de uma "guerra generalizada" porque o mundo está ainda à procura de uma nova ordem mundial e ataca Donald Trump.
Durão Barroso

Regresso das 35 horas? É um "descalabro completo"

782
Durão Barroso diz que "dosagem" da austeridade pode ter sido excessiva, mas pede que continuem as reformas. Porém, atira: "até tenho medo quando alguém cria um Ministério da Reforma Administrativa".
União Europeia

Cavaco: "Portugal é convictamente europeísta" - como aconteceu

Os 30 anos de Portugal na Europa foram celebrados nos Jerónimos. Muitas críticas aos eurocéticos e juras de progresso, numa cerimónia que juntou Cavaco, Costa, Barroso e Schulz.
Presidenciais 2016

Durão: "Espero e desejo a vitória de Marcelo"

281
Durão Barroso disse que espera e deseja a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa nas próximas eleições presidenciais de 24 de janeiro.
Legislativas 2015

Durão Barroso: Governo à esquerda seria incoerente

414
O ex-presidente da Comissão Europeia e ex-primeiro-ministro português, Durão Barroso, afirmou que um Governo de esquerda seria uma "coligação negativa" e uma "solução incoerente e inconsistente".
Legislativas 2015

"Quem votou PS não votou num governo com PCP e BE"

3.952
Durão Barroso diz esperar que "coligação e PS encontrem pontos para chegar a acordo", caso contrário pode haver "custos do ponto de vista da confiança no nosso país".
PSD

"Foi a crise que criou a troika", diz Barroso

1.914
Durão Barroso dá aula sobre a Europa. E inclui pormenores sobre as lições de 45 minutos que Kirchner tentava dar sobre a crise. "Tinha de ouvir disparates atrás de disparates", confessa.
Livros

Miguel Relvas de volta. Barroso apresenta o livro

5.129
O evento de lançamento vai acontecer a 2 de julho. Livro do antigo ministro foi escrito em parceria com o ex-secretário de Estado Paulo Júlio. E tem prefácio de Aznar.
País

Balsemão dá lugar a Barroso no "clube" Bilderberg

2.520
Durão Barroso é o escolhido por Francisco Pinto Balsemão para lhe suceder no conselho de 33 filiados que lideram o clube Bilderberg, um grupo restrito de grandes empresários e políticos internacionais
Durão Barroso

Barroso: "Brexit" seria "derrota para todos"

Durão Barroso está convencido de que a maioria dos britânicos quer ficar na União Europeia e Cameron só vai realizar o referendo por se sentir pressionado pelo partido eurocético UKIP.
Futuro da Grécia

Durão Barroso: saída da Grécia do euro é gerível

O antigo primeiro-ministro português e ex-presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso considerou hoje que uma saída da Grécia do euro seria negativa, mas gerível, e admitiu que pode decidir-se nos próximos dias.
Durão Barroso

Probabilidade da Grécia sair do euro é maior agora

O ex-presidente da CE defendeu ser "mais provável a saída da Grécia do euro atualmente" do que em 2012. "Por razões políticas próprias, Atenas ainda não conseguiu recuperar a confiança dos mercados."
Comissão Europeia

Durão Barroso não demitiu John Dalli

O Tribunal Europeu decretou que a demissão de John Dalli, antigo comissário europeu da saúde, não foi requerida por Durão Barroso.
Durão Barroso

Hungria tem de sair da UE se quer pena de morte

130
O ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso afirmou este domingo, num canal de televisão húngaro, que a Hungria só poderá retomar a pena de morte se sair da União Europeia.
Durão Barroso

Durão Barroso 'regressa' ao PSD dez anos depois

PSD encerra festejos dos 40 anos na Aula Magna. Durão Barroso vai ao encontro, depois de dez anos de ausência em sessões partidárias por causa da Comissão Europeia. Marcelo ainda não sabe.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site