791kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Durão Barroso defende legado de Passos. "Temos de ter orgulho pelo que fizemos"

Ex-presidente da Comissão Europeia defendeu "coragem" de Passos, tentou agarrar eleitorado mais à direita e fez apelo ao voto. Montenegro foca mensagem na ideia de estabilidade. Melo cometeu gafe.

i

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

Casa cheia, muito cheia para acolher o regresso de Durão Barroso ao combate político interno. No Europarque de Santa Maria da Feira, com cerca de duas mil pessoas (sentadas e em pé), o antigo primeiro-ministro e ex-comissário europeu, apareceu disposto a ajustar contas com o passado, a defender o legado do partido e fazer (mais um) apelo ao voto útil à direita.

Recordando o período de intervenção da troika em Portugal, Barroso recusou leituras criativas da história do país. “É preciso lembrar porque é que fomos para aí [troika]. Portugal estava numa situação de bancarrota. Quem pôs Portugal na situação de bancarrota foi o governo do PS”.

“É preciso lembrar como fomos para lá e como saímos. Quem pôs Portugal na situação de bancarrota foi o Governo do PS, depois houve um programa de ajustamento dificílimo, e o governo de José Sócrates foi substituído pelo de Pedro Passos Coelho”. O social-democrata lembrou depois que, ao contrário do que aconteceu na Grécia, por exemplo, Portugal conseguiu cumprir o programa de ajustamento no período de tempo previsto.

“Houve coragem de enfrentar um problema que não foi criado pelo PSD mas foi o PSD com o CDS que conseguiu resolver. Não temos de pedir desculpa por esse período. Temos de ter orgulho pelo que fizemos com sentido patriótico para salvar Portugal”, afirmou o antigo primeiro-ministro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

“Não chega um voto de protesto”

A seguir, Durão Barroso tentou agarrar o eleitorado mais à direita, pegando numa polémica mais antiga — a questão dos símbolos nacionais — e outra mais recente — as declarações de Eduardo Oliveira e Sousa sobre as alterações climáticas –, para defender que o PSD não aceita lições de moral dos partidos mais à esquerda.

“Diziam eles que o logótipo, as nossas antigas armas, não eram suficientemente inclusivas, que há uma parte das pessoas que não se identificam com elas. Mas se esses portugueses não se identificam com o nosso brasão de armas, então, para mim, não são verdadeiros portugueses, nós não temos símbolos mais inclusivos do que esses”, defendeu Durão Barroso.

Sobre a polémica com Eduardo Oliveira e Sousa, o antigo comissão europeu atirou contra a superioridade moral de alguns. “Não vão ser alguns meninos e meninas da cidade que nunca viram uma vaca ou um bezerro que nos que vão dizer como se deve ligar à natureza. Todas as políticas, mesmo as mais justas, necessitam de ter equilíbrio, e temos de evitar as posições extremistas, sejam elas de extrema-esquerda ou extrema-direita.”

A terminar, Durão Barroso tentou fazer duas coisas: dramatizar com a possibilidade de Pedro Nuno Santos vencer as eleições — “seria o governo mais à esquerda desde o período revolucionário” — e forçar o apelo ao voto útil à direita. “Temos de respeitar para as pessoas que deixaram de acreditar nos partidos ou que foram para os extremismos. O problema não são as pessoas. A solução é ver o que está errado e construir uma alternativa”, sublinha Durão Barroso, num apelo ao voto útil.

Ouça aqui a reportagem da Rádio Observador no comício da AD em Santa Maria da Feira

Durão Barroso: “Voto de protesto não chega”

“Luís Montenegro é alguém que não tem vergonha do nosso passado. Aprecio imenso a sua simplicidade e estabilidade. Estamos fartos de políticos egocêntricos, com narcisismo patológico. Dá garantias de maturidade e responsabilidade. A prudência e A moderação são qualidades essenciais para ser o primeiro-ministro de que Portugal precisa”, defendeu.

“É com moderação que se consegue criar confiança. Por um voto se ganha, por um voto se perde. Vale a pena ir para um voto de protesto? Não chega um voto de protesto. É preciso para além do protesto criar alternativa. Ou um governo liderado pelo PS ou um governo da AD. É isto que está em causa. A única força política capaz de criar alternativa ao PS é a AD. Como é que se sentiriam aqueles que não querem ver mais a governação socialistas se acordassem a 11 de março e percebessem que eles se mantinham mais algum tempo? É por isso que é importante concentrar os votos”, apela Barroso.

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

Montenegro centra discurso na estabilidade; Melo comete gafe

A seguir, no discurso mais longo que já fez nesta campanha, Luís Montenegro tentou centrar a sua mensagem na ideia de que só a Aliança Democrática representa a estabilidade. “O PS trouxe-nos até aqui. Experimentou as suas soluções, absolutamente ineficazes e até contraditórias. Apresenta-se agora para dizer que vai fazer o que não conseguiu fazer até agora. O PS não foi capaz de dar esse safanão na economia portuguesa. E o que propõe agora é crescer entre 1,5 a 2%. O PS está a ser sério, está a dizer: ‘Eu, PS, com as minhas políticas, não consigo crescer mais do que isso’. Nós achamos que Portugal não tem de ser isto”, repetiu Montenegro.

“A estabilidade é um ponto essencial para motivar e arrastar um país para poder ter um país com boas políticas públicas. No dia 10, espero e peço aos portugueses que façam a sua avaliação: de que lado está a estabilidade”, apontou. “Não pode um governo pedir estabilidade se ele próprio não for estável. Nós temos a estabilidade destes três partidos, do nosso legado, que nos é trazida por muita gente dinâmica. E, do outro lado, temos o maior exercício de instabilidade da história da democracia portuguesa. É o cúmulo da instabilidade política. E Pedro Nuno Santos é um dos rostos da instabilidade porque foi ele um dos demitidos.”

Numa crítica implícita a Pedro Nuno Santos, Montenegro reiterou que só governará se ficar em segundo lugar. “É que é precisamente o princípio da decisão. Eu quero respeitar a vossa decisão. Eu quero a legitimidade da vossa vontade. Eu não vim para fazer arranjos partidários. Eu não vim para vacilar nos princípios e nos valores em que sempre acreditei”.

A noite acabou por ficar marcada por uma gafe de Nuno Melo. Enquanto discursava, o líder do CDS enganou-se e apelou ao voto em Pedro Nuno Santos. “Nós merecemos uma grande vitória, uma vitória robusta que permita a Pedro Nuno Santos ser primeiro-ministro sem depender muito dos outros”, afirmou o democrata-cristão. Perante o evidente engano de Melo quem assistia ao discurso reagiu de imediato e foi gritando ‘Pedro Nuno não’. “Eu disse isso?! Enganei-me. Deus me livre, cruzes canhoto”, corrigiu Melo.

Curiosamente, no mesmo discurso, Melo disse que daqui a dois anos a AD prestaria contas pela governação — depois, lá corrigiu para quatro, o tempo normal de uma legislatura. A menos que o líder do CDS esteja a contar com os tais mini-ciclos governativos para que vai alertando Marcelo Rebelo de Sousa.

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora