Ok, ok, os cães não são animais racionais (dizem). A inteligência parece que está apenas destinada aos donos. Mas quem tem um cão sabe que são os animais mais espertos (digamos assim) do mundo. Ou talvez não. “Smart, but no Einstein” foi o resultado da Valentina, mas para a dona ela é a mais inteligente do mundo.

O Telegraph decidiu fazer um teste à inteligência canina. Começa por lembrar que a esperteza dos cães varia de raça para raça, mas sobretudo de cão para cão. Até porque para um cão fazer determinadas tarefas isso mais não é do que uma estreita ligação entre raça e treino intensivo.

Mas há outro fator a entrar nestas contas: certas ações resultam da aplicação de sentidos apurados como o olfato. O teste do Telegraph faz uma combinação de perguntas sobre os comportamentos habituais dos melhores amigos do homem – alguns deles podem já ser influenciados pelo treino – , mas também propõe alguns exercícios que têm como objetivo perceber a habilidade dos cães de reagir sequencialmente a um desafio.

Responda às perguntas (aqui) e veja o potencial do seu cão.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR