O ex-diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Manuel Jarmela Palos, está a ser investigado por alegadamente ter facilitado a atribuição de vistos a cidadãos líbios, avança a SIC no Jornal da Noite. Em causa estão cidadãos líbios que vieram para Portugal ao abrigo de um acordo entre o Hospital Privado de Guimarães e o Conselho Nacional de Transição da Líbia para o Tratamento de Feridos de Guerra.

O Ministério Público estará a investigar a atribuição destes vistos, bem como vistos dourados atribuídos a cidadãos chineses e que levaram à detenção de 11 pessoas na quinta-feira.

Em novembro de 2012, quando a SIC fez uma reportagem em Guimarães da qual emitiu uma parte esta quarta-feira, estavam 10 pacientes líbios naquele hospital e aguardava-se a chegada de mais 20. Estes cuidados de saúde só aconteceram graças ao protocolo celebrado entre o Hospital Privado de Guimarães e Conselho Nacional de Transição da Líbia para o Tratamento de Feridos de Guerra.

Agora, a atribuição de vistos de residência a esses cidadãos líbios também está sob a mira da justiça, sendo que o diretor-geral do SEF, Manuel Jarmela Palos, é suspeito de ter facilitado a atribuição de documentação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR