O ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, vai reunir-se pela primeira vez com o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, na quinta-feira, poucos dias depois de dar a conhecer as primeiras propostas do Governo grego para a solução que pretendem para a dívida grega. Na quarta-feira, Varoufakis reúne-se com outro peso pesado na lista dos credores, o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi.

Esta segunda-feira, em Londres, Yanis Varoufakis disse ao Financial Times que a proposta da Grécia para a reestruturação da dívida grega passa não pela aplicação de um haircut, mas por operações de troca de dívida, onde a dívida ao fundo de resgate europeu seria trocada por obrigações indexadas ao crescimento económico e a dívida ao BCE por obrigações perpétuas.

Hoje, em Roma para mais um encontro com um dos principais ministros das Finanças da zona euro, Yanis Varoufakis anunciou que estará em Frankfurt amanhã, quarta-feira, às 08h30 hora de Lisboa para discutir as suas propostas com Mário Draghi e que na quinta-feira será a vez do muito antecipado encontro com Wolfgang Schäuble.

O governante alemão tem sido dos mais críticos da via que está a ser seguida pelas autoridades gregas e já deixou alguns avisos e críticas fortes: “se eu fosse um político grego responsável, não iniciaria qualquer debate sobre haircuts” na dívida pública, disse há três dias, citado pelo jornal alemão Die Welt.

Para Wolfgang Schäuble, a estrutura da dívida grega faz com que não exista problemas garantidamente até 2020, altura em que tem de começar a pagar os primeiros empréstimos à zona euro. Ainda assim, disse, “a Alemanha não dita as regras para a Grécia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR