Norte

Sexta-feira é Dia Mundial do Teatro, por isso na primeira sugestão tem Molière. Às 22h00 sobe ao palco do Teatro de Vila Real “O Avarento“, peça de Molière que anda a fazer rir meio mundo desde 1668. A produção é do Ensemble – Sociedade de Atores, e os bilhetes normais custam sete euros.

No Theatro Circo, em Braga, as noites vão ser de dança e de música. Na dança destaca-se o espetáculo “Fall”, nova criação do coreógrafo Victor Hugo Pontes, que na sexta-feira, às 21h30, vai mostrar como explorar o movimento da queda. No sábado, também às 21h30, o destaque vai para a música de Nuno Prata. O antigo baixista de Ornatos Violeta lançou o terceiro disco a solo, homónimo, e são essas novas canções que vai mostrar.

No Porto, o Teatro Nacional São João celebra o Dia Mundial do Teatro durante toda a semana, com visitas ao edifício, oficinas de arte teatral e a representação das peças em cartaz: “O Fim das Possibilidades”, de Jean-Pierre Sarrazac, encenada por Fernando Mora Ramos e Nuno Carinhas, no São João, “O que é que o pai não te contou da guerra?”, de Fernando Giestas, por Rogério de Carvalho, no Carlos Alberto, e “Nove’s Fora”, sob a direção de Vasco Gomes, no Mosteiro de São Bento da Vitória.

Sábado é dia de vinho a copo em Cedofeita e no quarteirão de Miguel Bombarda, no Porto. O que significa que, nos vários estabelecimentos aderentes, os clientes estão convidados “a provar vinho a copo de qualidade pelo preço de um euro”, promete a organização. A lista de locais aderentes pode ser consultada aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

vinho, vinha, uva, adega, sant'ana,

Sábado há vinho a copo por um euro no centro do Porto. © Hugo Amaral/Observador

Também no sábado dá-se o regresso do Porto Sounds ao Porto. Desta vez, a música gratuita instala-se no novo Largo da Estação, junto a São Bento, com a pop alternativa dos Balla, às 23h00, seguido da Dj Set Maria Gambina, à meia-noite.

A 28 de março celebra-se o Dia Nacional dos Centros Históricos. No Porto, das 9h00 à meia-noite, haverá mais de 60 atividades, muitas delas gratuitas: visitas guiadas a monumentos, circuitos pelas ruas históricas, passeios de barco no rio Douro, feiras, exposições, workshops, filmes para os mais novos, oficinas pedagógicas e mercados de rua. O melhor é conferir a programação e traçar um plano.

Bom tempo pedem os Jardins de Serralves. No domingo, Serralves organiza o Mercado da Primavera, o primeiro de uma série de mercados sazonais que vão acontecer ao longo do ano em sintonia com as várias estações. O Mercado da Primavera, que decorre entre as 10h00 e as 17h00 no Parque de Serralves, conta com a participação de vários produtores locais e suas plantas aromáticas e medicinais, compotas artesanais, flores comestíveis, produtos hortícolas diversos, cogumelos, queijo, cerveja artesanal e muito mais.

Centro

A Figueira da Foz recebe os ritmos do tango, esta sexta-feira, às 21h30. “Tango Pasión” é o tributo à música de Astor Piazzolla, conta com direção musical de Gabriel Merlino e com a Sexteto Tango Pasión que interpreta temas de Astor Piazzolla, entre outros compositores, para coreografias assinadas por Osvaldo Ciliento e dançadas por 12 bailarinos. Os bilhetes para o Centro de Artes e Espetáculos custam entre 25 e 30 euros.

A 8ª edição do Festival de Música da Primavera de Viseu arranca este domingo e, até 26 de abril, recebe centenas de músicos de várias nacionalidades. O arranque do festival acontece na Sé de Viseu, com o concerto de Requiem de Verdi, da Orquestra do Norte e com a direção do maestro Ferreira Lobo.

Sul

Há 100 anos era publicada a revista Orpheu. 100 anos depois, ainda é possível passar pelas mesmas ruas onde se vendeu a revista. Alguns dos cafés onde os “doidos” do Orpheu costumavam reunir-se, existem ainda hoje. Outros, fechados há várias décadas, ficaram apenas na memória. No centenário da revista, o Observador elaborou um roteiro interativo com 10 dos locais mais importantes ligados aos “maluquinhos de Rilhafoles”. Entre eles estão a Brasileira do Chiado, o Café Martinho e o Café Montanha. E parece que vai estar bom tempo para o passeio.

Por falar em Orpheu, inaugurou esta semana, na Biblioteca Nacional, em Lisboa, uma exposição dedicada à revista, comissariada por Richard Zenith. Em “Os Caminhos do Orpheu”, assim se chama a exposição, apresentam-se originais de Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e outros colaboradores, cartas, publicações da época e obras de artes plásticas de Almada-Negreiros, Santa-Rita Pintor e Amadeo de Souza Cardoso. Destacam-se alguns factos pouco conhecidos e estabelecem-se elos que ajudam a compreender o que foi e o que é a Orpheu.

corações inquietos, cinema

“Corações Inquietos”, de Saverio Costanzo, está na Festa do Cinema Italiano. ©D.R.

A oitava Festa do Cinema Italiano já está instalada no Cinema São Jorge, em Lisboa, com o melhor do novo fôlego do cinema transalpino. Um dos momentos a não perder, esta sexta-feira, às 21h30, é a exibição de “Corações Inquietos”, de Saverio Costanzo, novo filme do autor de “A Solidão dos Números Primos”. É a história de um jovem casal que tem um bebé. Mas a mãe, Mina, tem ideias muito peculiares sobre a maneira como há-de criar e educar a criança, e o filme, pouco a pouco, passa da comédia romântica para o terror realista. Inserido na secção de competição está “Le Cose Belle“, um documentário ficcional de Agostino Ferrente e Giovanni Piperno, para ver sábado, às 19h00. No domingo, às 19h30, exibe-se “Que Estranho Chamar-se Federico”. Aqui, Ettore Scola pôs a memória a trabalhar para evocar Federico Fellini. Os bilhetes custam quatro euros.

Entrar como espectador, sair como artista, é a proposta do Teatro da Trindade para celebrar o Dia Mundial do Teatro, sexta-feira e sábado. Entre as 15h00 e as 19h00, da plateia ao palco, passando pelos bastidores, as iniciativas de entrada livre “4 X T – Todo o Teatro e o Teatro Todo” são diversas e desvendam aos visitantes os segredos e mistérios próprios da arte teatral. O programa 4 XT inclui visita ao teatro, viagem pelo teatro ao ritmo de um mito hindu e um desafio muito particular a cada participante: pisar o palco da centenária sala.

A Festa do Jazz está no Teatro S. Luiz, em Lisboa, entre sexta-feira e domingo. Espalhados por três palcos, e um pouco por todos os cantos do teatro, vão poder ouvir-se nomes como Rainer Temple, Linanyberg Band, André Santos, “Ogre” de Maria João, Gileno Santana, Demian Cabaud Trio e Desidério Lázaro. À parte dos concertos, estão ainda previstas duas masterclasses: por Leo Genovese, no sábado, e por Tony Malaby, no domingo, ambas às 15h00. O passe de um dia custa 15 euros, de dois dias 25 euros e para os três dias 30 euros.

O renovado Mercado da Vila, em Cascais, é palco, este fim de semana, da primeira edição do Mercado do Bacalhau & Azeite. Não há Quim Barreiros, mas há muitas receitas de bacalhau, um concurso do melhor pastel de bacalhau, showcookings com vários chefs e ainda uma mostra variada de vinhos e produtos gourmet. A entrada é livre.

Odemira recebe, este sábado às 21h30, o segundo concerto do Festival Terras Sem Sombra, O concerto, intitulado “Davide Perez: Nápoles-Lisboa”, está marcado para a igreja matriz de São Salvado e tem entrada gratuita.

Quando o Fiesa – Festival Internacional de Escultura em Areia chega ao Algarve, sabemos que o verão está próximo.  Os escultores, de várias nacionalidades que exploram diversas técnicas de esculpir em areia, produzindo peças originais, já estão em Pêra, no Algarve, à espera de visitas, entre as 10h00 e as 19h00.