Transgénero

Bruce Jenner, o transexual que está a comover a América

259

Após meses de especulação, o ex-atleta olímpico Bruce Jenner foi à televisão admitir que está a fazer a transição para assumir a sua identidade de género como mulher.

Bruce Jenner está a fazer tratamento hormonal, mas admite que não pretende fazer a cirurgia de redesignação sexual

Captura de ecrã - Canal ABC

Sou eu. Sou uma pessoa. Este sou eu. Não estou preso no corpo de ninguém. O meu cérebro é muito mais feminino que masculino. (…) Veem-te como este homem ‘macho’, mas o meu coração e a minha alma e tudo o que faço na vida é parte de mim, este lado feminino é parte de mim. Este sou eu”.

Foi desta maneira que Bruce Jenner confirmou esta sexta-feira, em entrevista a Diane Sawyer no canal americano ABC, que é transexual e que está a fazer a transição para assumir a sua identidade de género. Bruce é conhecido por ser um ex-atleta olímpico e pela sua participação no reality show “Keeping Up with the Kardashians”, sobretudo na época em que esteve casado com Kris Kardashian, com a qual teve duas filhas, Kendall e Kylie Jenner. Kourtney, Kim e Khloé, estrelas da televisão americana, e Robert Kardashian são os seus ex-enteados.

Desde a separação, vários meios de comunicação nos Estados Unidos divulgaram que Bruce fazia tratamento para submeter-se a uma mudança de sexo e transformar-se em mulher.

Durante a entrevista, Bruce referiu-se a si mesmo na terceira pessoa e reconheceu que prefere ser chamado por pronomes masculinos durante a sua transição. Sobre o assunto, reconheceu: “Bruce sempre mentiu. Viveu uma mentira a vida inteira sobre quem era. E não consigo fazê-lo mais”.

Bruce Jenner tornou-se famoso nos Estados Unidos em 1976, quando conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Montreal de 1976 no decatlo. A partir do final dos anos 70, ingressou no mundo da publicidade e participou como ator em alguns filmes e séries.

Bruce casou-se pela primeira vez em 1972 com Chrystie Crownover, com a qual teve dois filhos, Burt e Cassandra. Em 1981, divorciaram-se e, na mesma semana, casou-se com a atriz Linda Thompson. Desta união, nasceram os seus filhos Brandon e Sam Brody. A separação veio cinco anos depois e, em 1991, começou a sua relação com Kris Kardashian, que acabava de divorciar-se de Robert Kardashian, advogado famoso por ter defendido o desportista O.J. Simpson em tribunal.

Sobre o conflito com a identidade de género durante as suas relações, Bruce explicou que teve diferentes reações. O ex-atleta contou a Chrystie Crownover um ano após o início do casamento. “Como muitas mulheres, ela pensou ‘Oh, eu posso consertar isto'”, explicou. Bruce admite que a sua identidade de género foi o principal motivo para a sua separação de Linda Thompson e que o seu casamento com Kris Kardashian teria sobrevivido “se ela tivesse sido mais compreensiva”, apesar de admitir que “minimizou os seus problemas” pois “provavelmente não era tão bom a dizer ‘Este é quem sou dentro de mim'”, explicou.

Perguntado pela entrevistadora se era gay, Bruce esclareceu que “orientação e género sexual são duas coisas completamente diferentes e independentes” e que “nunca teve uma relação sexual com um homem”. No entanto, descreve-se como assexual e que não pensa em casar-se com uma mulher de novo. “Apenas quero uma alma livre e muitos amigos”, afirma.

Bruce disse que começou a tomar hormonas femininas em 1981, ainda quando estava casado, o que “ajudou a combater os sentimentos diários de medo e frustração”. Em seguida, fez uma cirurgia no rosto para mudar a forma do nariz e começou a fazer um tratamento por eletrólise para remover a barba e os cabelos do peito. Após cinco anos de hormonas, parou o tratamento com medo da reação dos filhos.

Retomou as operações vários anos depois com procedimentos para reduzir a maça de Adão, além de uma cirurgia ocular e aumento dos lábios. Há um ano e meio, Bruce voltou a tomar hormonas femininas e pretende fazer mais intervenções no rosto e peito, mas admite que uma cirurgia aos órgãos genitais estaria “fora de questão”.

A entrevista do ex-atleta teve grande repercussão nos media americanos e ganhou as redes sociais – a hashtag #BruceJennerABC foi trending topic em todo o mundo. Diversas celebridades foram ao Twitter apoiar as declarações de Bruce, inclusive a sua família.

https://twitter.com/ladygaga/status/591726057666924545

https://twitter.com/MileyCyrus/status/591801235008720897

Conforme avança o canal E! Entertainment Television, Bruce fará parte de um documentário em oito partes sobre a sua transição a ser exibido pelo canal em julho.

Texto atualizado dia 26/04 às 12h35 com o vídeo da entrevista

Todos queremos saber mais. E escolher bem.

A vida é feita de escolhas. E as escolhas devem ser informadas.

Há uns meses o Observador fez uma escolha: uma parte dos artigos que publicamos deixariam de ser de acesso totalmente livre. Esses artigos Premium, por regra aqueles onde fazemos um maior investimento editorial e que mais diferenciam o nosso projecto, constituem a base do nosso programa de assinaturas.

Este programa Premium não tolheu o nosso crescimento – arrancámos mesmo 2019 com os melhores resultados de sempre.

Este programa tornou-nos mesmo mais exigentes com o jornalismo que fazemos – um jornalismo que informa e explica, um jornalismo que investiga e incomoda, um jornalismo independente e sem medo. E diferente.

Este programa está a permitir que tenhamos uma nova fonte de receitas e não dependamos apenas da publicidade – porque não há futuro para a imprensa livre se isso não acontecer.

O Observador existe para servir os seus leitores e permitir que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia. Por isso o Observador também é dos seus leitores e necessita deles, tem de contar com eles. Como subscritores do programa de assinaturas Observador Premium.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)