O primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy continua a tentar recrutar aliados e, depois de se reunir com os líderes dos maiores partidos, convocou agora o líder do Ciudadanos, Albert Rivera, e até Pablo Iglesias, do Podemos, para discutir a resposta ao acordo entre os movimentos independentistas no Parlamento da Catalunha para avançar com o processo de secessão.

O líder do Ciudadanos reúne-se esta sexta-feira às 12h00, hora de Lisboa, com Mariano Rajoy na residência oficial do primeiro-ministro. Pablo Iglesias tem encontro marcado para as 15h30.

No entanto, Albert Rivera já falou com primeiro-ministro espanhol por telefone e nessa altura transmitiu-lhe o seu apoio, e da sua força política, na defesa da lei espanhola. O líder do Ciudadanos diz que se trata de defender a Constituição espanhola e que nesta frente unida devem participar todos os partidos.

Albert Rivera terá inclusivamente colocado à disposição os 25 deputados que tem agora no Parlamento da Catalunha para apresentem recursos no Tribunal Constitucional de forma a parar o processo de secessão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, Pablo Iglesias, do Podemos, criticou o presidente do Governo por ter convocado apenas os maiores partidos para discutir o tema e ter deixado de fora o Podemos, uma situação que Rajoy, que muito crítico tem sido do partido liderado por Pablo Iglesias, veio agora emendar.

A reação surge depois de confirmado o acordo entre o Junts Pel Sí e o CUP, para uma moção a aprovar no Parlamento que deve dar início ao processo de independência da Catalunha.

Mariano Rajoy reagiu de imediato, esta terça-feira, para garantir que tudo fará para impedir que o processo da independência vá para a frente.