O “jogo” Baleia Azul está a deixar as autoridades e pais de vários cantos do mundo em estado de alerta. Os desafios propostos têm um objetivo final que é o suicídio e vários têm sido os casos relatados. A fim de combater este fenómeno, um grupo de brasileiros criou uma aplicação chamada Baleia Rosa que desafia os utilizadores a realizarem boas ações. O objetivo é elevar a autoestima dos mais novos e tentar mostrar que a internet também serve para praticar o bem.

Em parceria com o Centro de Valorização da Vida – associação sem fins lucrativos de apoio emocional e prevenção do suicídio -, a Baleia Rosa consiste em 50 desafios para os utilizadores realizarem (um por dia) mas com objetivos mais benéficos para a saúde e bem estar de todos do que a Azul, como pode verificar no exemplo abaixo (em fotogaleria).

3 fotos

Os participantes podem receber desafios através do Twitter, do Facebook ou da aplicação oficial da Baleia Rosa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Baleia Azul teve início, ao que tudo indica, na Rússia e começou a espalhar-se um pouco por todo o mundo. São propostos 50 desafios aos mais jovens – desde automutilação a tirar fotografias a assistir a um filme de terror – sendo que o último deles é cometer o suicídio. No Brasil as autoridades começaram a investigar o caso devido à adesão por parte de vários jovens e agora, em Portugal, também já, pelo menos, dois jovens participaram no desafio.

A história, os casos e os alertas do jogo “Baleia Azul” em nove pontos