Rádio Observador

Marrocos

Marrocos. Violência nas ruas depois de um pescador ter sido esmagado por um camião do lixo

108

Os conflitos escalaram em Marrocos por um pescador ter sido esmagado num camião do lixo depois de ter tido a mercadoria confiscada. O governo acusa a população de apoiar países inimigos.

Mouhcine Fikri, de 31 anos, era vendedor de peixe ambulante em Al Hoceima e foi esmagado num camião do lixo

FADEL SENNA/AFP/Getty Images

Passava da meia-noite em Al Hoceima, uma das cidades mais pobres e isoladas de Marrocos, quando a polícia confiscou o pescado de Mouhcine Fikri. O homem de 31 anos carregava metade de uma tonelada de peixe-espada que a polícia despejou para dentro de um camião do lixo. Fikri ainda tentou recuperar o peixe ao subir para cima do camião e, nesse momento, a maquinaria do camião foi ligada impediu-o de sair. Acabou por morrer esmagado. Tudo isto aconteceu em outubro. Agora, meses depois, o conflito escalou na região.

Manifestações, repressão, intervenções militares e troca de acusações – a população da região de Rife desafia o governo ao culpar os deputados por marginalizarem a zona e deixarem os habitantes morrer à fome. Por sua vez, o governo acusa a população separatista de servir os interesses dos países inimigos de Marrocos.

As imagens são explícitas e podem transtornar leitores mais sensíveis.

Quase todos os dias há manifestações pacíficas em Al Hoceima, mas o governo de Rabat ameaça agora intervir militarmente por acreditar que o que se está a acontecer em Rife é uma ameaça à segurança interna.

A situação é em tudo semelhante à que provocou a Primavera Árabe. Em ambos os casos morreu um vendedor ambulante; na Tunísia foi Mohamed Bouazizi, um vendedor de fruta que morreu queimado quando a polícia confiscou a fruta que vendia. Na altura, a morte de Bouazizi provocou uma onda de protestos da parte de alguns países árabes e a situações escalou para conflitos civis e golpes de estado, como o de Hosni Mubarak no Egito.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)