Dias depois da devastação causada pelo Irma e pelo Harvey, nas Caraíbas e no sul dos Estados Unidos, eis que surgem novos alertas por parte do Centro Nacional de Furacões norte-americano: há neste momento três grandes tempestades sobre o Atlântico. Duas delas dirigem-se para as zonas mais fustigadas pelos outros dois furacões.

O José, que sábado passou de tempestade tropical a furacão de categoria 1, está a 748 quilómetros do Cabo Hatteras, o ponto mais oriental da Carolina do Norte, e à mesma distância das Bermudas. O centro do furacão deve contornar a costa do Estado já durante esta segunda-feira mas tendo em conta a sua dimensão, são ainda assim esperados estragos. Não só nesta zona dos EUA, alerta o Centro, mas também nas Bermudas, nas Bahamas, na República Dominicana, no Haiti e em Porto Rico.

Entretanto, a tempestade tropical Maria, que se formou este sábado no Atlântico, está a crescer rapidamente e deverá ser um furacão de categoria 1 já na segunda-feira e um grande furacão na quarta. Às primeiras horas de domingo estava a pouco mais de 800 quilómetros das Pequenas Antilhas, mas a avançar em velocidade em direção às Caraíbas, devastadas pelo Irma.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Centro Nacional de Furacões dos EUA já emitiu alertas de furacão exatamente para as ilhas que foram mais afetadas pela passagem do Irma: Antigua, Barbuda, St. Kitts, Nevis e Montserrat, Guadalupe, Dominica, São Martinho, Santo Eustáquio e Anguila.

Ao largo de Cabo Verde, a tempestade tropical Lee é a que menos preocupa. Formada também este sábado, está a mais de 1200 quilómetros a sudoeste do arquipélago e deve desaparecer em cinco dias, sem se aproximar de terra.