Pelo menos 75 pessoas morreram e 28 estão desaparecidas devido a inundações e aluimentos de terras, causados por fortes chuvas no norte do Vietname, informaram esta terça-feira fontes oficiais. A Autoridade de Gestão de Desastres vietnamita indicou que as inundações também causaram 38 feridos nas províncias de Thai Binh, Hoa Binh, Nghe An, Thanh Hoa, Ha Tinh, Son La e Yen Bai.

As chuvas destruíram 249 casas, inundaram parcialmente mais de 30 mil, danificaram mais de 22 mil hectares de arrozais e mataram mais de 10 mil cabeças de gado e 300 mil aves de capoeira em zonas rurais, onde milhares de pessoas vivem do que produzem.

As autoridades procuram agora os desaparecidos e tentam reparar as infraestruturas danificadas e retirar do isolamento as povoações que ficaram incontactáveis. O centro e norte do Vietname sofre todos os anos a ação destruidora de tufões e tempestades tropicais. Em agosto, o tufão Doksuri causou a morte de oito pessoas no centro do país.

Segundo estatísticas governamentais, as tempestades tropicais e inundações causaram 264 mortos em 2016 e danos económicos de 1.750 milhões de dólares (cerca de 1.485 milhões de euros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR