Óbito

Morreu atriz Laura Soveral, aos 85 anos, no Hospital de Santa Maria

717

Laura Soveral morreu esta quinta-feira aos 85 anos. A atriz que participou em 'Uma Abelha na Chuva' e na série "Morangos com Açúcar", sofria de Esclerose Lateral Amiotrófica e doou o corpo à ciência.

Laura Soveral (imagem retirada do Facebook da Academia Portuguesa de Cinema)

Laura Soveral morreu aos 85 anos. A atriz trabalhou em teatro, cinema e televisão.

Maria Laura do Soveral Rodrigues nasceu a 23 de março de 1933 em Benguela, Angola. Fixou-se em Lisboa na década de 1960, onde frequentou Filologia Germânica, na Faculdade de Letras, e a Escola de Teatro do Conservatório Nacional.

Iniciou a carreira no teatro em Lisboa em 1964, no Grupo Fernando Pessoa, dirigido por João d’Ávila. Participou nos filmes ‘Estrada da Vida’ (1968), de Henrique Campos, ‘Uma Abelha na Chuva’ (1972), de Fernando Lopes, ‘Francisca’ (1981), de Manoel de Oliveira e em ‘Tabu’ (2015), de Miguel Gomes. Em televisão trabalhou em ‘Morangos com Açúcar’, ‘Chiquititas’, ‘Liberdade 21’, ‘Tempo de Viver’, ‘Ricardina e Marta’ e ‘Passarelle’. A última participação no elenco regular de uma telenovela foi em Belmonte (2014).

A atriz trabalhou também no Brasil durante a década de 1970, tendo participado em várias telenovelas da Rede Globo, como “O Casarão” e “Duas Vidas”.

Ganhou vários prémios, destacando-se o Prémio Bordalo, em 1968, e o Prémio Sophia de Carreira, em 2013. Em 2016 recebeu das mãos do Presidente da República o Prémio Bárbara Virgínia.

A notícia foi avançada na página de Facebook da Academia Portuguesa de Cinema.

A Academia Portuguesa de Cinema lamenta profundamente a morte da enorme actriz LAURA SOVERAL.Membro Honorário desta…

Posted by Academia Portuguesa de Cinema on Thursday, July 12, 2018

LAURA SOVERAL1933-2018Os Filmes:2014 Benoit Brisefer: Les Taxis Rouges, de Manuel Pradal 2014 Os Maias: Cenas da…

Posted by Academia Portuguesa de Cinema on Thursday, July 12, 2018

LAURA SOVERAL1933-2018Depois de ter recebido o Prémio Sophia de Carreira em 2013, a Academia Portuguesa de Cinema…

Posted by Academia Portuguesa de Cinema on Thursday, July 12, 2018

LAURA SOVERAL1933-2018"Uma Abelha na Chuva" (1972) de Fernando LopesO primeiro grande papel de Laura Soveral no…

Posted by Academia Portuguesa de Cinema on Thursday, July 12, 2018

Laura Soveral morreu esta quinta-feira às 0h15 no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Sofria de Esclerose Lateral Amiotrófica. “Num ato de humildade e generosidade, próprio de uma mulher ‘muito à frente do seu tempo’, doou o corpo à ciência pelo que não haverá cerimónias fúnebres”, esclareceu a filha da atriz, Paula Soveral, num comunicado enviado à agência Lusa.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Empresas

Accionista e operador de máquinas: bons amigos?

Rui Esperança

A perpetuação do modelo da melhoria dos resultados das empresas à custa dos salários baixos e do consequente enriquecimento dos accionistas tem de mudar. Sem as pessoas, as empresas são pouca coisa.

Abusos na Igreja

Mr. McCarrick, I presume? /premium

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Quando a Igreja castiga os clérigos pedófilos, com o máximo rigor que a lei canónica permite, age de acordo com o exemplo e a doutrina do seu divino Mestre.

Governo

A famiglia não se escolhe? /premium

Alberto Gonçalves

Se ainda não se restringiu o executivo aos parentes consanguíneos ou afins do dr. Costa, eventualidade que defenderia com empenho, a verdade é que se realizaram amplos progressos na área do nepotismo

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)