Um incêndio florestal surpreendeu os condutores da autoestrada interestatal cinco (I-5). As chamas obrigaram os motoristas a fugir, abandonando camiões de grandes dimensões ao longo da estrada para serem consumidos pelo fogo.

O incêndio Delta deflagrou nas primeiras horas da madrugada de quarta-feira e triplicou de dimensões durante essa noite. Segundo a última atualização dos Serviços Florestais divulgada ao início da noite de quinta-feira, o incêndio estava ainda descontrolado e afetava quase nove mil hectares, estando a ser combatido por 1.224 operacionais. O mesmo comunicado indica que o incêndio teve causa humana, não esclarecendo se foi acidental ou deliberadamente desencadeado por mão criminosa.

O fogo obrigou ao encerramento de várias estradas na zona da fronteira entre os estados da Califórnia e Oregon. Uma das estradas vedadas ao transito foi a I-5 — a principal autoestrada que liga o México ao Canadá–, que se prevê que permaneça fechada até à manhã desta sexta-feira.

De acordo com a Fox News, há relatos de um camionista que teve de ser ajudado por colegas para escapar do local, depois do veículo em que seguia ter começado a arder. Vários condutores captaram vídeos que captam as chamas e o pânico vivido pelos passageiros presos no transito. “Oh meu Deus, quero ir embora! Temos de sair e continuar a pé. Não podemos continuar aqui!”, grita uma das passageiras num vídeo captado na I-5 ao ver as chamas aproximarem-se. Não há registo de vítimas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Inicialmente, as chamas não ameaçaram povoações. De acordo com a Time, na manhã de quinta-feira, Dunsmair — com 1.500 habitantes — era a cidade mais próxima, ficando a 24 quilómetros. Entretanto, as autoridades já deram ordem de “evacuação obrigatória” em várias localidades do condado de Trinity, Shasta e Siskiyou (incluindo Dunsmair). Há registo de várias habitações completamente destruídas num bairro em Lamoine, no Parque Florestal Nacional de Shasta Trinity.

Segundo a Fox News, os oficiais dos bombeiros da Califórnia queixam-se da falta de operacionais no terreno. Reformas, recrutamento por empresas privadas e a necessidade de descanso depois da intensa época de incêndios estão a ser apontadas como a principal causa para a escassez de recursos humanos, que está obrigar alguns meios aéreos a ficar em terra.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/incendios-nos-eua/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”470″ slug=”incendios-nos-eua” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/incendios-nos-eua/thumbnail?version=1527605972054&locale=pt-PT&publisher=observador.pt” mce-placeholder=”1″]

O incêndio acontece um mês depois de um incêndio de grandes dimensões ter causado oito mortos (três bombeiros e cinco civis) e destruído 1.100 habitações na mesma região — condados de Trinity e Shasta. O fogo só foi dado como completamente controlado na semana passada.

Incêndios na Califórnia. “Tudo o que tinha, foi-se”, contam desalojados