Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Em equipa que ganha não se mexe, pelo que, desde que os estilistas da Mercedes provaram que havia mercado para uma carrinha mais elegante e esguia, apelidada de shooting brake por apelar ao estilo de algumas carrinhas britânicas de outrora, ninguém duvida que há clientes para este tipo de veículos. A Mercedes deu o pontapé de saída com a CLS Shooting Brake, em 2011, a que se seguiu a mais pequena e acessível CLA Shooting Brake em 2015. E a Kia decide agora começar a surfar a onda, propondo uma versão da carrinha Ceed, substancialmente mais elegante e, como é pressuposto numa shooting brake, diferente.

ProCeed. A parente mais refinada da carrinha Ceed

Em Paris, a Kia expõe a carrinha Ceed Sportswagon ao lado da nova ProCeed, tornando óbvio as vantagens da shooting brake sul-coreana face às carrinhas convencionais, graças sobretudo a uma traseira mais inclinada, uma linha de tejadilho mais baixa e fluída, além de pilares com novo desenho, reforçando-lhe o carácter mais dinâmico. Mas, ao contrário de outras shooting brake do mercado, a Kia percebeu que estava a propor um veículo do segmento C, mais pequeno e mais acessível, onde a melhoria do estilo seria bem-vindo, mas não à custa de uma perda de espaço e versatilidade. Assim, a ProCeed continua a ter um habitáculo espaçoso e uma bagageira generosa, similares à Ceed Sportswagon, com esta a oferecer 600 litros, contra 594 litros da ProCeed.

3 fotos

A ProCeed vai ser proposta em Portugal a partir de Janeiro, por valores que começarão nos 27.000€, caso a fiscalidade automóvel de 2019 não difira muito da praticada actualmente. A shooting brake da Kia será 3.500€ mais cara do que a Ceed Sportswagon, mas compensa isso ao oferecer mais equipamento, tanto mais que apenas estará disponível com as especificações GT Line, a mais refinada da gama, com o modelo a recorrer aos motores 1.0 Turbo de 120 cv, 1.4 Turbo de 140 cv e o 1.6 Turbo de 204 cv, todos eles a gasolina, além do 1.6 turbodiesel de 136 cv.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR