As autoridades norte-americanas anunciaram esta quarta-feira que existem cerca de 100 pessoas desaparecidas devido ao incêndio em Paradise, no norte da Califórnia, que causou pelo menos 50 mortos. O nome dos desaparecidos foram divulgados numa lista, na qual se incluem vários idosos, numa altura em que mais elementos se juntaram às buscas.

“Queremos ter capacidade para cobrir o máximo de terreno, o mais rápido possível, mas é uma tarefa muito difícil”, afirmou Korey Honea, xerife do condado de Butte. O gabinete do xerife de Butte divulgou uma lista com os nomes, idades e locais de residência de 103 desaparecidos, apesar de as autoridades admitirem que esta é uma “lista parcial”, uma vez que existem mais pessoas por localizar. A maioria dos desaparecidos reside na vila de Paradise, no norte da Califórnia.

O incêndio em Paradise é o mais mortífero na história da Califórnia desde que existem registos. Antes deste incêndio, o mais mortífero na região tinha sido em 1933 em Griffith Park, em Los Angeles, e matou 29 pessoas.

Incêndio florestal mais mortífero do estado da Califórnia já fez 42 mortos em Paradise

As autoridades adiantaram que o fogo, que praticamente devastou a vila de Paradise, com cerca de 27 mil habitantes, além de ter provocado a morte a 48 pessoas, destruiu mais de sete mil casas e dezenas de edifícios comerciais e outras estruturas.

Os incêndios deflagraram na semana passada no sul e no norte do estado da Califórnia e rapidamente avançaram em várias frentes, alimentados por ventos fortes, destruindo dezenas de milhares de edifícios e obrigando ao encerramento de escolas, ao corte de estradas e à evacuação de localidades inteiras. Ambos os incêndios continuam a lavrar. No norte da Califórnia já arderam 54.600 hectares, enquanto no sul do estado foram destruídos 39.500 hectares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR