O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aproveitou o recuo do Governo de Emmanuel Macron na questão do aumento dos preços dos combustíveis para dar mais uma alfinetada no seu homólogo francês e atacar o Acordo de Paris sobre as alterações climáticas.

“Fico feliz que o meu amigo Emmanuel Macron e os manifestantes em Paris concordaram com a conclusão à qual eu cheguei há dois anos”, afirmou Donald Trump ao final da noite desta terça-feira, através da sua conta pessoal na rede social Twitter.

Segundo o presidente norte-americano, essa conclusão terá sido que “o Acordo de Paris comete um erro fatal porque aumenta os preços da energia nos países responsáveis enquanto dá cobertura a alguns dos maiores poluidores do mundo”.

Donald Trump disse ainda que também tem como objetivo ter água e ar limpos e que tem feito várias investidas nesse sentido nos Estados Unidos, mas que “os contribuintes não devem pagar para limpar o que outros países poluem”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As palavras do presidente norte-americano surgem dias depois de o Governo francês anunciar a suspensão, durante seis meses, do aumento previsto para os preços dos combustíveis que geraram protestos e confrontos violentos durante vários dias entre os chamados “Coletes Amarelos” e as autoridades.

Movimento espontâneo ou peão de partidos extremistas? Quem são os “Coletes Amarelos”

A tirada de Donald Trump contra Macron não é a primeira e surge depois de vários recados do próprio presidente francês a Donald Trump sobre as questões climáticas. Em 2017, Emmanuel Macron disse que tinha transmitido a Donald Trump que “não há plano B para as questões ambientas, porque também não há planeta B” e que a decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris é “um erro para os EUA e para o planeta”.