Numa carta enviada aos militantes do PSD esta terça-feira, Rui Rio explicou porque é que tem assumido uma postura de “colaboração” e não de oposição — ou melhor, de oposição apenas ao vírus, como tem dito desde que o surto do novo coronavírus parou o país. De acordo com a Rádio Renascença, que divulgou a carta, o líder social-democrata defendeu união no atual contexto de pandemia e pediu aos militantes que estivessem “à altura das suas responsabilidades” e “resistissem à tentação” de atacar o governo. “Não é patriótico”, explicou.

Dirigindo-se aos “companheiros/as” do PSD, Rui Rio começou por explicar a complexidade da situação, por se tratar da primeira pandemia de sempre — “que ocorre praticamente em simultâneo em todo o mundo” — para depois pedir “união e solidariedade” para o bem do país, já que o período que se avizinha vai ser “bem difícil”, quer em termos de saúde quer em termos económico-sociais.

Uma união que Rui Rio sabe que não é comum na vida política, daí que explique aos militantes a importância de “resistirem à tentação de agravar os ataques ao governo em funções”. O líder do PSD diz que não é hora de “aproveitamento das fragilidades políticas”. É hora de união.

“Em minha opinião, essa não é, neste momento, uma postura eticamente correta. E não é, acima de tudo, uma posição patriótica. O que as pessoas querem (e bem!) é eliminar o vírus o mais depressa possível, dispensando uma instabilidade política que só dificulta o que já, de si, não é fácil de resolver”, lê-se, na carta divulgada pela Rádio Renascença, onde Rio dá o seu próprio exemplo como líder da oposição que tem tipo uma “atitude de cooperação com o senhor Presidente da República e com o Governo de Portugal”.

Para Rio, “a maioria” dos militantes do PSD tem estado à altura desta postura de colaboração, e isso é “honrar o passado do partido”. “Em todas as anteriores crises graves que o País enfrentou, os portugueses puderam sempre contar com o PSD”, lê-se ainda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR