“O que faz primeiro, a letra ou a melodia?” Esta é provavelmente uma das questões cliché mais dirigidas a músicos, cuja resposta é mais variável. A pensar na partilha do processo criativo de cada um, a jovem cantora brasileira Tainá criou o festival online “Compor em Casa”.

Até quarta-feira, entre as 19h e as 22h, Tainá “irá explorar e reforçar laços de composição, interpretação e inspiração com os mais diversos artistas”, nas respetivas páginas de Instagram. O público será então convidado a assistir a uma viagem criativa e musical, em tempo real.

“Qual o meu meio de inspiração? Escrevo a letra primeiro ou a harmonia? Foram dúvidas como essas que me levaram a criar este festival, em que convido artistas/compositores de estilos musicais distintos, portugueses e de outros países. O momento que estamos vivendo, estando todos em casa, refletindo sobre muitos assuntos é o ideal para compor. Por outro lado, muitos artistas se sentem vazios e sem inspiração.”

A cantora acrescenta que a missão do festival é falar sobre composição, tirar dúvidas, trazer inspiração e ajudar quem quiser evoluir. “Estarei ligada uma hora com cada artista convidado, entre conversas e músicas, da minha casa para a deles, onde cada um traz uma surpresa final que fez parte do seu processo de composição. A composição é onde tudo começa.”

O festival “Compor em Casa” começa esta segunda-feira e termina na quarta, tendo como convidados nomes como Carolina Deslandes, Agir, Tiago Bettencourt ou Márcia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR