Passado poucas horas de ter aberto, o site que o governo britânico criou para os cidadãos pedirem testes para o novo coronavírus foi encerrado, como avança a Sky News. Quem precisar de aceder a esta plataforma vê uma mensagem que diz: “Neste momento, não pode se registar para um teste COVID-19”. O executivo do Reino Unido já afirmou que, este sábado, o site vai abrir novamente.

A plataforma online criada pretendia disponibilizar até ao final da próxima semana 18 mil kits de testes para a doença. Contudo, esta sexta-feira estavam disponíveis mil, apesar de ter sido dado a entender, segundo constaria no site, que dezenas de milhares de vagas estariam disponíveis para quem quisesse fazer o teste através de centros com sistema drive-thru (em que se vai de carro).

No Twitter, o departamento de Saúde do Reino Unido pediu desculpa pelo incómodo causado e disse estar a trabalhar para resolver esta situação. De acordo com a Sky News, que cita uma fonte governamental, a plataforma não terá ido abaixo devido à afluência e foi encerrada apenas para garantir que os pedidos feitos podem ser concretizados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O objetivo desta medida governamental do Reino Unido é permitir que sejam feitos até 100 mil testes diários até ao final do mês. Ao expandir as análises à Covid-19 a todos os “trabalhadores essenciais”, o executivo britânico quer, igualmente, reduzir o ritmo de expansão do novo coronavírus no país.

O Reino Unido divulgou que, nas últimas 24 horas, morreram 616 pessoas Covid-19 positivas em hospitais. Este número coloca o total de vítimas mortais em 18.738. Mesmo assim houve uma diminuição em comparação com os dados desta quarta-feira, que davam conta de 759 mortes.

No mesmo espaço de tempo em que se verificaram 4583 novos casos, valor que colocou o total de infeções em 138.078. O Reino Unido já testou, no total, 425.821 pessoas.