A região de Lisboa e Vale do Tejo continua a concentrar a vasta maioria dos novos casos de infeção com o novo coronavírus em Portugal. Dos 227 casos novos, 206 — 91% — foram detetados nesta região do país.

Desta região, Sintra continua a ser um dos concelhos com maior crescimento no número de casos diários: só este sábado foram detetadas 33 novas infeções, mais do que o número de casos novos encontrados em todos os concelhos do país que não fazem parte da região de Lisboa e Vale do Tejo: somados, tiveram 21. Na véspera, tinham sido detetados em Sintra mais 47 casos confirmados de infeção com o SARS-CoV-2, o vírus causador da doença Covid-19.

Já outros concelhos da região que têm sido mais afetados pela pandemia nos últimos dias tiveram um aumento de casos inferior: na Amadora, foram encontrados mais 14 casos positivos, em Loures 12 e no concelho de Lisboa não foi contabilizado (surpreendentemente, dado que na véspera tinham sido registadas mais 49 infeções) mais nenhum caso confirmado de coronavírus no boletim. Questionada pelo Observador, a DGS confirma que não é lapso: não houve registo de novas infeções no concelho de Lisboa. Ao contrário do que aconteceu com Cascais, que teve um aumento de casos de 2,6% (mais do quádruplo da média nacional no crescimento de novos casos, que foi de 0,6%), com mais 18 casos.

Em Vila Franca de Xira foram detetadas mais nove infeções, em Odivelas e no Seixal foram detetados mais cinco casos confirmados, no Barreiro foram encontrados mais três casos e em Almada há registo de mais duas infeções. Já concelhos de outras regiões muito afetadas nos últimos dois meses e meio, como Porto, Braga, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Gondomar, não terão registado mais nenhum caso de infeção nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da DGS. Em toda a região Norte foram encontrados mais 12 casos, na região Centro seis, na região Sul dois e no Alentejo um. Não há casos novos reportados nos Açores e na Madeira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lisboa: “Números são óbvios, há um problema sério”

Estes são alguns dos dados a reter do boletim com os novos números do impacto do novo coronavírus em Portugal, divulgado este domingo pela Direção Geral da Saúde. Como habitual, os dados são referentes ao dia anterior e à evolução da pandemia até à meia-noite anterior.

Outros dados relevantes são o aumento do número de mortes — mais cinco, elevando-se o total de vítimas desde o início da pandemia em Portugal para 1.517 — e o aumento do número de casos. Com as 227 infeções detetadas ao longo do dia, o número de casos confirmados desde março subiu para um total de 36.690.

Há ainda registo de mais 231 pessoas que foram dadas como recuperadas ao longo de este sábado, um crescimento de 1% e um valor absoluto mais alto do que o número de novos casos (227), que eleva o total de recuperados para 22.669.

Cinco vítimas mortais eram de Lisboa e Vale do Tejo. Três tinham 80 anos ou mais

O boletim da autoridade nacional de saúde permite ainda perceber que todos os cinco óbitos que ocorreram ao longo deste sábado em Portugal registaram-se na região de Lisboa e Vale do Tejo. Conclui-se também que das cinco vítimas mortais, três tinham 80 anos ou mais, uma tinha entre 60 e 69 anos e outra tinha entre 70 e 79.

A percentagem de vítimas mortais que tinham 80 anos ou mais é agora de 67,3% — e a percentagem de vítimas mortais que tinham 70 anos ou mais é agora de aproximadamente 87%. A taxa de letalidade global cifra-se atualmente nos 4,1%, o que significa que morreram em média quatro em cada cem infetados com o novo coronavírus.

Esta taxa de letalidade varia muito, porém, consoante a faixa etária: aumenta para um valor superior a 10% no caso de pessoas com 70 a 79 anos e para um valor superior a 20% para pessoas com 80 anos ou mais, sendo ligeiramente inferior (próxima de 3,5%) em pessoas com 60 a 69 anos. É já inferior a 1% em pessoas com 50 a 59 anos, inferior a 0,5% em pessoas com 40 a 49 anos e marginal (significativamente inferior a 0,1%) em casos de infeção de pessoas com menos de 40 anos.

Europa começa a reabrir fronteiras na segunda-feira

Menos pessoas internadas e nos cuidados intensivos

O número de pessoas hospitalizadas em Portugal por infeção com o novo coronavírus diminuiu ao longo do dia deste sábado. À meia-noite, estavam hospitalizadas 419 pessoas — menos nove do que à mesma hora do dia anterior (428).

Também o número de pessoas em estado mais grave, internadas em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), baixou ao longo do dia: entre entradas e saídas, há menos quatro pessoas alocadas a estas unidades. Eram 77, 24 horas depois passaram a ser 73.

Há menos lares com infeções pelo novo coronavírus em Portugal