A menos de um mês do arranque do ano letivo, os números de novos casos de Covid-19 registados em Portugal começa a preocupar novamente — depois de um período de estabilização –, com o Governo a falar já de uma prova das “fragilidade das conquistas” dos últimos meses. De acordo com os dados verificados nas últimas 24 horas no país, verificou-se o maior número de casos novos num dia desde o início de maio, com a região de Lisboa e o Norte do país a contribuírem para este crescimento.

Foram mais 362 os novos casos de Covid-19 a surgirem em Portugal, num número total de casos que já ultrapassa os 56 mil desde que a pandemia começou. A ministra da Saúde ainda espera que estes valores “acima daquilo que têm sido os números dos últimos dias” possam ter relação com “algum atraso no registo dos últimos dias que estavam artificialmente mais baixos do que aquilo que era a realidade”. Entretanto, é já possível concluir que os números das duas regiões mais populosas do país são responsáveis pelo crescimento verificado. Os novos casos nestas duas áreas representam uma fatia de 89,2% dos total de casos do país.

Na região Norte, é preciso recuar a 8 de maio para termos um número de novos casos verificados num só dia mais elevado. Nesse dia, surgiram mais 359 novos infetados e 194 no dia anterior, e esta quarta-feira registaram-se 109. Este valor faz com que a média de novos casos na última semana nesta região do país esteja nos 67, mais alta (até agora) do que em qualquer uma das outras semanas de agosto. Entre 3 e 9 de agosto, esta média estava nos 38, na semana seguinte (10 a 16 de agosto) subiu para 61, na seguinte para 65 e agora está no pico do mês. Em junho, a média de novos casos a Norte estava nos 28, tendo existido mesmo um dia (1 de junho) onde não se verificou nenhum. Nos primeiro dias de julho, este valor ainda subiu, mas voltou a descer. Até hoje.

Na conferência de imprensa onde estes dados foram apresentados, a ministra da Saúde explicou o acréscimo a Norte com novos casos associados a outros que surgiram em alguns agrupamentos de saúde na região.

Mas a situação não é melhor na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde as últimas 24 horas trouxeram mais 214 pessoas contagiadas por Covid-19. É o valor mais alto registado em Agosto e também o mais alto desde 24 de Julho, segundo o Boletim da DGS. A ministra explica-o com os surtos, já noticiado,s no Hospital de Vila Franca de Xira e num lar em Setúbal.

Neste momento, no país persistem 154 surtos ativos, há menos 14 pessoas internadas e menos 3 em unidades de cuidados intensivos. De todas as pessoas já infetadas por Covid-19, 73,2% já recuperou (mais 163 nas últimas 24 horas do que no dia anterior). O número de mortes volta a subir, num valor em linha com o que tem acontecido nos últimos dias: mais duas pessoas, um homem e uma mulher, com mais de 80 anos e ambas na região de Lisboa e Vale do Tejo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR