O governo espanhol anunciou esta terça-feira que as restrições em vigor para os voos provenientes do Brasil, Reino Unido e África do Sul vão ser prolongadas até 2 de março, devido aos receios com as variantes da Covid-19 detetadas nestes países.

A nova ministra da Saúde espanhola, Carolina Darias, explicou numa conferência de imprensa que o executivo tinha decidido “prorrogar as restrições aos voos do Reino Unido, Brasil e África do Sul” por duas semanas.

Assim como outros países, Espanha tinha suspendido a chegada de passageiros do Reino Unido no final de dezembro, exceto para os espanhóis ou residentes em Espanha, devido à propagação da variante, mais contagiosa, detetada no Reino Unido.

No início de fevereiro, Madrid anunciou também restrições às chegadas do Brasil e da África do Sul, mais uma vez devido a preocupações relacionadas com as variantes do novo coronavírus detetadas nestes países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Variante britânica adquire mutação que permite escapar ao sistema imunitário e ser mais difícil de controlar com as vacinas

A variante detetada no Reino Unido foi encontrada em Espanha onde, segundo o Ministério da Saúde, já foram confirmados 479 casos.

As autoridades sanitárias revelaram na segunda-feira que um primeiro caso da variante detetada no Brasil foi registado na região de Madrid e dois casos da que apareceu na África do Sul foram notificados no país.

O Governo espanhol também prolongou as restrições nas fronteiras terrestres com Portugal, devido à pandemia de Covid-19, até 1 de março, de acordo com uma resolução publicada esta terça-feira no Boletim Oficial do Estado espanhol.

Segundo o Ministério do Interior espanhol (Administração Interna) apenas poderão continuar a atravessar as fronteiras autorizadas os residentes em Espanha, trabalhadores transfronteiriços, motoristas de veículos de mercadorias ou perante questões essenciais.