790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Em celebração com milhares de fiéis no Curdistão, Papa pede aos cristãos que evitem tentação de se vingarem

Este artigo tem mais de 3 anos

Depois de dois dias de encontros diplomáticos e inter-religiosos, o Papa Francisco voltou-se para os cristãos do Iraque e lembrou os que foram perseguidos pelo Estado Islâmico no norte do país.

Pope Francis Makes Historic Visit To Iraq
i

A missa em Erbil foi o único momento em que o Papa surgiu no tradicional papamóvel

Getty Images

A missa em Erbil foi o único momento em que o Papa surgiu no tradicional papamóvel

Getty Images

O Papa Francisco esteve este domingo na cidade iraquiana de Mossul, onde em 2014 os jihadistas do Estado Islâmico declararam o califado, para uma oração pelas vítimas da guerra no Médio Oriente, no terceiro dia da sua viagem inédita ao Iraque. Durante a curta passagem por Mossul, Francisco lamentou a “trágica diminuição” do número de cristãos no Iraque, sobretudo depois da ocupação do Estado Islâmico, salientou que a fuga dos cristãos representou “um dano incalculável” e voltou a apelar ao diálogo na região.

A fraternidade é mais forte do que o fratricídio, que a esperança é mais forte do que a morte, que a paz é mais forte do que a guerra“, afirmou o Papa na praça das igrejas de Mossul, um lugar particularmente simbólico da destruição que ainda hoje é visível na cidade. “Esta convicção fala com uma voz mais eloquente do que a do ódio e da violência e jamais poderá ser sufocada no sangue derramado por aqueles que pervertem o nome de Deus ao percorrer caminhos de destruição.”

Como nota a Ecclesia, naquela praça existem quatro igrejas que foram danificadas ou destruídas pelo Estado Islâmico durante a ocupação da cidade, entre 2014 e 2017, pertencentes a quatro denominações cristãs diferentes. Simbolicamente, num gesto de apelo à unidade entre os cristãos, Francisco protagonizou a curta celebração no centro das quatro igrejas, rodeado por um cenário de destruição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Aqui em Mossul, saltam à vista as trágicas consequências da guerra e das hostilidades”, assinalou o Papa.

IRAQ-VATICAN-POPE IRAQ-VATICAN-POPE Preparations continue ahead of Pope's visit to Mosul IRAQ-VATICAN-POPE

O Papa Francisco celebrou no meio das ruínas que ainda compõem grande parte da cidade de Mossul

AFP via Getty Images

Como é cruel que este país, berço de civilizações, tenha sido atingido por uma tempestade tão desumana, com antigos lugares de culto destruídos e milhares e milhares de pessoas, muçulmanas, cristãs, yazidis – cruelmente aniquiladas pelo terrorismo – e outras, deslocadas à força ou mortas”, acrescentou Francisco.

Cristãos devem evitar tentação da vingança, diz o Papa

De Mossul, o Papa Francisco seguiu para Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque, onde presidiu a um momento de oração particularmente simbólico numa igreja que, entre 2014 e 2017, foi usada como enfermaria e armazém de medicamentos pelo Estado Islâmico, antes de os jihadistas a destruírem antes de fugirem da cidade. Já totalmente restaurada, a igreja acolheu um momento de oração em que participaram centenas de fiéis iraquianos. No final, o Papa Francisco entregou ao bispo siro-católico Yohanna Butros Mouché a “Sidra”, um histórico livro cristão daquela comunidade que escapara ao Estado Islâmico e que foi restaurado em Roma depois de ter sido recuperado. Segundo a Ecclesia, o documento era o livro sagrado da liturgia usado entre os séculos XIV e XV pelos cristãos na cidade santa da planície de Nínive, no Iraque (hoje Mossul).

Iraque. A história da igreja que o Estado Islâmico usou como enfermaria — e que o Papa Francisco foi visitar

Depois de uma manhã marcada pela presença do Papa em Mossul e Qaraqosh, duas cidades que estiveram sob domínio do Estado Islâmico, Francisco deslocou-se até Erbil, a capital do Curdistão iraquiano — e cidade que acolheu dezenas de milhares de cristãos que tiveram de fugir da planície de Nínive durante a ocupação do Estado Islâmico. Lá, Francisco almoçou em privado com seminaristas, antes de seguir para o Estádio Franso Hariri, onde celebrou uma missa campal com milhares de fiéis.

A missa — o último grande evento público do Papa no Iraque — foi também o maior ajuntamento de fiéis de toda a viagem, durante a qual Francisco até evitou quase sempre usar o papamóvel, para não promover a participação de grandes multidões devido à pandemia da Covid-19. Nas imagens transmitidas pela televisão do Vaticano, é possível ver centenas de pessoas juntas, muitas delas sem máscara.

Pope Francis Makes Historic Visit To Iraq IRAQ-VATICAN-POPE-KURDS

A missa em Erbil foi o último grande evento público da viagem do Papa Francisco ao Iraque

Getty Images

Na homilia, o Papa Francisco focou-se num apelo aos cristãos iraquianos: apesar da perseguição de que são alvo há décadas, devem evitar a tentação de se quererem vingar. Jesus Cristo, disse o Papa, “revigora-nos para sabermos resistir à tentação de procurar vingança, que nos mergulha numa espiral de retaliações sem fim”.

“Aqui, no Iraque, quantos dos vossos irmãos e irmãs, amigos e concidadãos carregam as feridas da guerra e da violência, feridas visíveis e invisíveis! A tentação é responder a estes e outros factos dolorosos com uma força humana, com uma sabedoria humana. Jesus, pelo contrário, mostra-nos o caminho de Deus”, acrescentou o líder da Igreja Católica.

No final da celebração, o Papa dirigiu aos iraquianos uma mensagem de despedida e garantiu que o Iraque lhe ficaria sempre no coração.

“Aproxima-se o momento de voltar para Roma. Mas o Iraque ficará sempre comigo, no meu coração”, afirmou o Papa no final da missa. “Nestes dias que passei no vosso meio, ouvi vozes de sofrimento e angústia, mas ouvi também vozes de esperança e consolação.”

Domingo foi dedicado aos cristãos do Iraque

A viagem do líder da Igreja Católica ao Iraque começou na sexta-feira, com um dia marcado por encontros diplomáticos com o Presidente e o primeiro-ministro do Iraque em que o Papa apelou ao fim do extremismo e da violência na região. Já o sábado foi dedicado ao diálogo inter-religioso — e ficou marcado por um encontro inédito com o grande aiatolá Al-Sistani, o principal líder xiita do Iraque. Durante a reunião, os dois apelaram ao diálogo entre as religiões como chave para a paz no Médio Oriente.

Papa Francisco em viagem inédita ao Iraque: “Chega de violências, extremismos, fações e intolerâncias”

Este domingo, o programa da viagem papal voltou-se para dentro da Igreja e para os cristãos, que atualmente representam no Iraque uma pequena minoria de cerca de 270 mil fiéis. As três cidades iraquianas que fizeram parte do roteiro de Francisco este domingo revestem-se de grande simbolismo para a história recente dos cristãos.

Foi em Mossul que, no dia 4 julho de 2014, primeira sexta-feira do Ramadão, o jihadista Abu Bakr al-Baghdadi anunciou ao mundo a oficialização do Estado Islâmico. Num célebre discurso proferido no púlpito da Grande Mesquita de Mossul, al-Baghdadi autoproclamou-se califa e exigiu a obediência de todo o mundo muçulmano. A organização terrorista tinha aproveitado a Primavera Árabe e a guerra civil na Síria para se separar da Al-Qaeda e para estabelecer o seu próprio reinado de terror.

Em reunião inédita no Iraque, Papa Francisco e aiatolá Al-Sistani pediram diálogo inter-religioso no Médio Oriente

A expansão começara em Raqqa, na vizinha Síria, em janeiro de 2014. Em poucos meses, ainda na clandestinidade, o Estado Islâmico conseguiu alargar o seu território até à fronteira com o Iraque — e, no verão do mesmo ano, conquistou Mossul, a terceira maior cidade do país, até então desenvolvida e cosmopolita, onde instalou a capital do califado. A partir de Mossul, o Estado Islâmico lançou no verão de 2014 uma operação de captura da planície de Nínive, invadindo e tomando posse de dezenas de povoações maioritariamente cristãs.

No final da passagem por Mossul e Qaraqosh, o Papa Francisco seguiu para Erbil, cidade que durante a ocupação do Estado Islâmico, acolheu grande parte dos cristãos obrigados a fugir da planície de Nínive. A missa em Erbil foi o último grande evento público da viagem do Papa Francisco ao Iraque, que regressa a Roma na manhã de segunda-feira após uma cerimónia formal de despedida no aeroporto de Bagdade, onde ainda passará a noite de domingo.

Pela primeira vez, um Papa vai ao Iraque. Francisco quer “assegurar presença cristã” na raiz do Cristianismo

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora