Os vereadores do PS na Câmara do Seixal lamentaram que a autarquia não tenha aproveitado o Programa Especial de Realojamento (PER) para resolver o problema das “barracas” e exigiram que trave a insegurança no concelho.

Mais uma vez, pelas piores razões, o concelho do Seixal abriu os noticiários”, lamentaram em comunicado os vereadores socialistas daquela câmara do distrito de Setúbal.

Na terça-feira, ao início da tarde, um presumível grupo de moradores disparou contra agentes da PSP que se deslocaram ao bairro da Quinta das Lagoas, em Santa Marta, em Corroios, na sequência de “desordens e agressões”, tendo o bairro ficado cercado pelas autoridades por várias horas.

Troca de tiros em Corroios. Suspeitos fintaram cerco, estão em fuga e não estavam barricados. O único detido não estava no local

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já todos os portugueses sabiam que o bairro da Jamaica, um dos piores de Portugal, se situa no concelho do Seixal, ficaram agora a saber que também o bairro de Santa Marta, em Corroios, se situa no concelho do Seixal”, referem os socialistas.

De acordo com os vereadores, naquele bairro “vivem milhares de pessoas que não têm acesso a água, luz ou esgotos, que não estão inseridas socialmente e que, inevitavelmente, são conduzidas à marginalização”.

Segundo os autarcas, em Portugal, o problema dos bairros de “barracas” foi resolvido através do Programa Especial de Realojamento (PER) ao longo da década de 90 do século passado.

Há solução para a pobreza nos bairros da Grande Lisboa que a Covid destapou?

No comunicado, referem ainda que o executivo comunista da autarquia do Seixal “teve essa oportunidade, mas não soube ou não a quis aproveitar”, salientando ser essa a razão pela qual ainda existem os bairros de Santa Marta e da Jamaica, “quando já desapareceram há muitos anos o Casal Ventoso, a Quinta do Mocho, o Estrela de África, a Pedreira dos Húngaros e tantos outros”.

Passados que são quase 30 anos, o problema persiste e agravou-se, desconhecendo-se ao certo quantas pessoas residem naquele local. Esta situação é um foco de insegurança para quem lá vive, mas também para quem habita na sua vizinhança”, denunciaram.

Para os vereadores, os habitantes do concelho do Seixal “têm direito à segurança, e a Câmara Municipal deve criar condições para que ela exista”.

Na nota, os socialistas no Seixal salientaram ainda o papel das forças de segurança, frisando que “arriscam a sua vida pelo nosso bem-estar e que, por isso, merecem o nosso respeito e consideração”.

A Câmara do Seixal é composta por cinco vereadores da CDU, um independente, quatro do PS e um do Bloco de Esquerda.