O secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, e o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, vão representar o Governo no Salão de Mobiliário de Milão (Itália), entre segunda e terça-feira, foi esta sexta-feira conhecido.

Os secretários de Estado vão participar em ações de promoção dos produtos nacionais, no âmbito da Tortona Design Week.

A participação nacional nesta edição do Salão de Mobiliário de Milão, um dos mais relevantes a nível internacional, será desenvolvida sob a marca “MADE IN PORTUGAL Naturally”, e contará com a presença de mais de 40 empresas e nove designers nacionais”, adianta o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), em comunicado.

Para segunda-feira, segundo o MNE, está agendada a assinatura do Protocolo de Cooperação a celebrar entre as associações da fileira casa.

No evento de Milão, realça, estarão também presentes a Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP), a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), a Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins (Assimagra), e ainda a Associação dos Industriais Portugueses de Iluminação (AIPI).

Este instrumento de colaboração insere-se num conjunto de ações promovidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros — designados Roteiros para a Internacionalização —, que têm como objetivo reforçar a cooperação do tecido empresarial, a articulação intersetorial nos mercados externos e potenciar o posicionamento das empresas nacionais nas cadeias de valor internacionais”, é acrescentado.

No ano passado, as exportações nacionais da fileira casa ascenderam a 2.250.176 euros, de acordo com o MNE, assinalando que, no primeiro semestre de 2021, as exportações para o mercado italiano totalizaram 1.617.000 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR