O cabeça de lista do PS ao município de São Roque do Pico, nos Açores, Mark Silveira, que se candidata a um terceiro mandato, assume a revitalização da economia como prioridade.

“Há aqui um problema que é comum a muitos municípios do país, à maior parte, que é a perda de população e, como tal, falta de incremento de atividade económica”, avançou, em declarações à Lusa.

O candidato socialista quer apostar na “incubação de empresas”, para criar “mais emprego e permitir a fixação de mais pessoas no concelho”, o que conduzirá a um “maior desenvolvimento e vitalidade económica ao concelho”.

Presidente do município de São Roque do Pico desde 2013, Mark Silveira candidata-se a um terceiro e último mandato para “dar seguimento ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido” e está confiante na reeleição.

“Sinto que as pessoas estão envolvidas neste projeto e que estão a abraçar com entusiasmo esta nossa candidatura. Penso que vamos conseguir um resultado muito bom”, frisou.

O candidato do PS disse que, em “grosso modo”, conseguiu concretizar os investimentos com que se tinha comprometido, mas salientou que há novas aspirações para o próximo mandato.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É extremamente importante reforçarmos a nossa disponibilidade de água, uma vez que estamos a ter um crescimento e um desenvolvimento turístico muito acentuado, portanto precisamos de aumentar as nossas disponibilidades de água e remodelar algumas redes que estão obsoletas e a necessitar de uma intervenção urgente”, apontou.

Entre as propostas destacadas por Mark Silveira está também a “infraestruturação dos parques empresariais” do concelho, a “formação de todos os agentes ligados ao setor do turismo” e o “embelezamento das freguesias”.

Para além dos investimentos da competência do município, o candidato compromete-se a “continuar a reivindicar”, junto do Governo Regional, uma intervenção no ordenamento da baía do Cais do Pico.

“Já houve um começo, com a construção do novo terminal de passageiros, e esperamos que seja dada continuidade, com a melhoria das condições de operacionalidade do nosso porto e com o núcleo de recreio náutico, que irá incrementar ainda mais a atividade turística no nosso concelho e a vitalidade da nossa zona central”, salientou.

Em 2017, o PS obteve 58,48% dos votos (elegendo três vereadores) e o PSD 38,39% (dois vereadores) para a Câmara Municipal de São Roque do Pico.

Nas próximas eleições, que se realizam em 26 de setembro, Mark Silveira disputa o município com Luís Filipe Silva, do PSD, que foi presidente da câmara entre 2009 e 2013.