O candidato da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara do Funchal, Duarte Gouveia, protestou esta quarta-feira e considerou inaceitável que elementos do Governo da Madeira estejam a participar na campanha eleitoral da coligação PSD/CDS.

“A Iniciativa Liberal vem protestar veemente contra forma de fazer campanha da candidatura de Pedro Calado, da coligação PSD/CDS”, declarou o cabeça de lista desta força partidária à agência Lusa.

Duarte Gouveia apontou que a candidatura do PSD/CDS, “se faz acompanhar no porta a porta de representantes do Governo Regional [da Madeira de coligação PSD/CDS], que fazem no momento a recolha de pedidos dos munícipes para os mais diversos assuntos”.

O cabeça de lista do IL à Câmara do Funchal mencionou que Pedro Calado (PSD/CDS) “anteriormente já tinha dito que fazia acordos com os CTT, com juntas de freguesia, sem ter mandato para tal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“E agora fazem mais, têm representantes do Governo Regional, serviços do Governo Regional a fazer campanha”, vincou.

Duarte Gouveia argumentou que “as regras são claras e iguais para todos”, pelo que “as empresas não podem intervir na campanha, não podem favorecer nenhuma candidatura” e “também não pode o Governo Regional participar e favorecer uma campanha”.

“Tem que haver uma clara distinção entre Governo e partido”, sublinhou.

O candidato liberal realçou que “os representantes do Governo Regional têm do dever de especial neutralidade em todo o processo eleitoral autárquico”.

Por essa razão, “não pode haver serviços do Governo Regional a acompanhar uma campanha, a recolher os pedidos que os munícipes vão fazendo”, realçou.

O cabeça de lista do IL enfatizou que esta é uma situação “absolutamente iliberal”.

“Isto não é aceitável. Nenhuma democracia aceita comportamentos destes e, por isso, o nosso veemente protesto”, concluiu.

Nas eleições autárquicas do próximo domingo apresentam-se ao eleitorado no Funchal, o principal e mais populoso concelho da Madeira, nove candidaturas – três de coligações e seis de partidos.

Nesta corrida eleitoral estão a coligação Confiança (PS, BE, PAN, MPT e PDR), a constituída por PSD/CDS, a CDU (PCP/PEV) e os partidos Chega, PTP, PPM, IL e JPP .

Os cabeça de lista são o atual presidente, Miguel Silva Gouveia, pela coligação Confiança (PS/BE/PAN/MPT/PDR), Pedro Calado (PSD/CDS-PP), Edgar Silva (CDU, coligação que integra o PCP e o PEV), Bruno Berenguer (JPP), Raquel Coelho (PTP), Duarte Gouveia (Iniciativa Liberal), Tiago Camacho (Livre), Miguel Castro (Chega) e Américo Silva Dias (PPM).

O atual executivo camarário é composto por seis elementos da coligação Confiança (PS, BE, MPT, PDR e Nós, Cidadãos!), quatro do PSD e um do CDS-PP.