Costuma-se dizer que nada é por acaso. E, sabendo que a regulamentação dos produtos BIO foi recentemente revista para toda a Europa, que a própria União Europeia criou um plano para incentivar o aumento da produção deste tipo de produto e que, na última década, a exploração biológica aumentou para mais do dobro, percebe-se que os BIO vieram para ficar. Mais do que isso, os BIO vieram para melhorar a nossa saúde e a vida do nosso planeta.

Uma alimentação ligada à natureza

A alimentação é, sem dúvida, um dos segmentos BIO com maior reflexo nos hábitos de consumo. Mas, afinal, qual é a diferença? À vista, os alimentos podem parecer todos iguais, mas os BIO primam pela forma natural e harmoniosa como são produzidos. Desta forma, influenciam de forma positiva para o equilíbrio ambiental, incentivam o uso sustentável dos recursos naturais (como a água, por exemplo). Também contribuem para aumentar a fertilidade dos solos e, ao mesmo tempo, promovem um menor impacto no meio ambiente e na vida animal, pois respeitam os ciclos naturais dos produtos e o bem-estar animal.

Em resumo, nos produtos Biológicos não são utilizados organismos geneticamente modificados (OGM) e está proibido o recurso a pesticidas sintéticos. Além disso, existem grandes limitações na utilização de fertilizantes e herbicidas, dando-se primazia a técnicas agrícolas mais naturais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas há mais: ao contrário do que muitos ainda pensam, a comida BIO não é apenas vegetariana, mas estende-se aos ovos, carne, peixe, laticínios e tudo o que se possa querer colocar no prato. Com a enorme vantagem de, na produção de alimentos de origem animal, a sintonia com a natureza também estar garantida: está proibido o uso de hormonas e as farinhas vegetais só podem ser biológicas. Os antibióticos são limitados e o produtor tem, obrigatoriamente, de garantir que os animais tenham espaço para crescer e viver de forma saudável. Produtos transformados, como o iogurte e o queijo, entre outros, para poderem ser biológicos, precisam de cumprir as regras da produção biológica, têm de ter, pelo menos, 95% de ingredientes biológicos e, no caso dos aromas, só podem ser usados os naturais.

O preço ainda é um pouco superior aos produtos convencionais mas, com a oferta cada vez maior deste segmento, a diferença não chega a gerar dúvidas quanto à preferência: é com tranquilidade que se escolhe a saúde e o respeito pela natureza. Quer melhor? Continue a ler, temos mais boas notícias.

Já é fácil consumir BIO

Se, há alguns anos, este tipo de produto era muito mais caro e difícil de encontrar, hoje a oferta BIO é muito mais acessível e só não consome estes produtos quem não quer ou não está informado da sua qualidade, pela legislação a que estão sujeitos e garantia, pelo rigor com que são selecionados e pela presença, em todos os rótulos, do símbolo BIO da União Europeia. Se quiser ter a certeza que está a comprar um produto bio, procure o desenho de uma folha cujo contorno (verde, claro) é feito com as estrelas que tão bem conhecemos e associamos aos países membros. E tenha a certeza que está a adotar um consumo mais responsável.

O que é a gama Continente BIO?

Um dos grupos de distribuição alimentar que mais tem incentivado este mercado é o Continente. Em todas as lojas, uma ampla secção BIO disponibiliza inúmeros produtos, incluindo a marca Continente BIO, que tem já mais de 100 produtos com certificação biológica para todos os momentos de consumo, ou seja, tudo o que é preciso para uma alimentação mais natural, com dupla garantia: a da marca Continente e o selo da União Europeia.

Por isso, já sabe: ao encontrar produtos Continente BIO na prateleira do seu hipermercado, poderá levar para casa alimentos deste segmento que não para de crescer. E, se não para de crescer, é porque são positivos para a sua vida, a da sua família e a do planeta que é de todos e nos apela, a cada dia, que respeitemos a natureza. Feliz vida BIO para si!