790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Direção executiva do Serviço Nacional de Saúde é "um disparate", diz Bastonário dos Médicos

Este artigo tem mais de 2 anos

Miguel Guimarães criticou a nova direção executiva do SNS,pois o Ministério da Saúde já tem "muitas instituições dependentes." Não foi o único. Adalberto Campos diz que só vai causar mais entropia.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, intervém na conferência de imprensa de apresentação do novo indicador de avaliação do estado da pandemia, numa parceria com o Instituto Superior Técnico, em Lisboa, 14 de julho de 2021. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA
i

A criação de uma direção executiva para gestão do SNS consta do novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

A criação de uma direção executiva para gestão do SNS consta do novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no estatuto do SNS aprovado na quinta-feira, é “um disparate” e que há estruturas que podem desempenhar as mesmas tarefas.

É um disparate. O Ministério da Saúde já tem muitas instituições dependentes dele para a gestão global do SNS, seja os cuidados de saúde primários ou nos hospitais”, disse à Lusa Miguel Guimarães, exemplificando: “tem a Administração Central dos Serviços de Saúde (ACSS), que por sua vez tem o conselho nacional do internato medico; tem a DGS [Direção Geral da Saúde]; tem os SPMS [Serviços Partilhados do Ministério da Saúde] (…) e tem as administrações regionais de saúde”.

Para o bastonário, o Ministério da saúde tem “muitas estrutura dependentes, que têm capacidade para aquilo que é a direção executiva do SNS”.

A criação de uma direção executiva para gestão do SNS, assim como a dedicação plena aplicada progressivamente aos médicos, constam do novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS), aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também o antigo ministro da Saúde, Adalberto Campos, criticou a nova estrutura intermédia, numa publicação na sua página do Facebook.

A sobreposição de responsabilidades e de competências acrescentará mais entropia e provavelmente maior ineficiência. Sem discutir, rever e reformar previamente o quadro administrativo e institucional atual pouco adiantará a criação de mais estruturas”.

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=416393826680610&id=113085677011428

O ex-governante socialista diz que uma “análise retrospectiva, nos últimos 30 anos, demonstra, de uma forma geral, uma baixa eficiência nas mudanças de arquitetura do sistema. Desde a criação das ULS, as experiências inovadoras hospitalares, a empresarialização dos hospitais (SA, EPE e PPP), a criação dos ACES e USF entre dezenas de muitos outros exemplos persistem ‘trabalhos por acabar’”.

Sublinha assim que “na prática, as alterações introduzidas, ao longo do tempo, em diferentes governos, não surtiram o efeito desejado porque a gestão foi sempre muito condicionada na sua autonomia e responsabilização”. Assim, conclui, “não deixa, por isso, de ser surpreendente a proposta de adição de uma nova camada administrativa potencialmente conflituante com as entidades já existentes”.

Questionando a nova medida, o antecessor de Temido no primeiro governo de António Costa, defende uma outra abordagem:  “Em boa verdade se o MF [Ministério das Finanças] conceder, finalmente, na atribuição de autonomia às entidades existentes não serão precisas mais camadas, mais lugares nem mais decisores. Antes pelo, contrário os recursos gastos com uma imensa máquina administrativa e burocrática poderão ser deslocados para a proximidade onde se prestam cuidados, junto das pessoas”.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora