Foram mais de duas semanas com mais de 30 debates que opuseram todos os líderes partidários com assento parlamentar. Sem contar com o que pôs em confronto Rui Rio e António Costa — que foi transmitido nos três canais e foi visto por 3,3 milhões de pessoas —, o mais assistido foi o que juntou o líder socialista e Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS (15,4 de rating e 26,6% de share). Foi transmitido na SIC, tal como os restantes que compõem o pódio dos debates mais vistos — Rui Rio contra Catarina Martins (14,9 de rating e 26,1% de share) em segundo e Rui Rio contra André Ventura em terceiro (13,7 de rating e 24,4% de share).

Segundo dados da GfK/CAEM, nos canais generalistas, o quarto debate mais assistido foi o que opôs António Costa ao líder do Chega (13,3 de rating e 23,4% de share), seguido daquele que pôs em confronto João Cotrim de Figueiredo e o presidente do PSD (12,8 de rating e 24,4% de share). Muito longe destes resultados esteve o debate desta segunda-feira, que juntou os nove líderes partidários e que não foi além dos 15,7% de share.

Em contrapartida, os três debates menos vistos, nas generalistas, juntou Rui Rio e Rui Tavares (7,4 de rating e 13,2% de share), Inês Sousa Real ao presidente do PSD (6,7 de rating e 12,5% de share) e o menos assistido foi o de António Costa contra Rui Tavares (6,3 de rating e 10,9% de share). Todos têm algo em comum: foram transmitidos na RTP1.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já nos canais de informação, destacam-se os debates antagonizados por André Ventura e Catarina Martins. Aliás, o mais visto — na SIC Notícias — juntou a bloquista e o líder do Chega (2,0 de rating e 4% de share). Seguem-se o confronto entre André Ventura e Rui Tavares (2,0 de rating e 3,8% de share), na CNN Portugal, e o debate, no canal de informação de Paço de Arcos, entre a coordenadora do BE e João Cotrim de Figueiredo (1,6 de rating e 3% de share).

O debate menos visto foi na SIC Notícias e opôs Inês Sousa Real a Rui Tavares, não indo além dos 0,2 de rating e 0,5% de share. Nos menos assistidos, seguem-se o que colocou em confronto a porta-voz do PAN e Catarina Martins (0,4 de rating e 1,1% de share) na RTP3, canal que também transmitiu o terceiro menos visto — o de João Cotrim de Figueiredo versus André Ventura (0,5 de rating e 0,8% de share).

Em termos gerais, os debates televisivos a contar para as eleições legislativas de 30 de janeiro registaram audiências superiores a 2019.

Debates com audiência superiores a 2019: “Este ano o interesse dos portugueses foi superior”