Jake Daniels, médio do Blackpool, tornou-se esta segunda-feira o primeiro jogador profissional britânico a revelar que é homossexual em mais de 30 anos. O último havia sido Justin Fashanu, que representou principalmente o Norwich e o Nottingham Forest, já em 1990.

Em declarações à Sky Sports, o atleta de apenas 17 anos reconheceu que escondeu a orientação sexual nos últimos anos porque “queria ser jogador profissional de futebol”. “É a altura certa para o fazer. Sinto que estou pronto para contar a minha história. Quero que as pessoas saibam quem realmente sou. Há muito tempo que pensava sobre a forma como queria fazê-lo, sobre quando queria fazê-lo. E sei que a altura é agora. Estou pronto para ser eu próprio, para ser livre e ser confiante em relação a tudo isto”, acrescentou Jake Daniels, que ao serviço do Blackpool atua no Championship, o segundo escalão do futebol inglês.

Jogador de futebol australiano é o único no ativo a assumir homossexualidade

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Durante muito tempo, pensei que iria ter de esconder a minha verdade porque queria ser — e agora sou — um jogador profissional de futebol. Questionava-me sobre se devia esperar até ao fim da carreira para contar (…) Contudo, sabia que isso implicava mentir durante muito tempo e não poder ser eu próprio ou levar a vida que quero levar. Desde que contei à minha família, ao meu clube e aos meus colegas, essa fase de pensar demasiado em tudo e o stress que isso criava desapareceram. Estava a ter impacto na minha saúde mental. Agora, estou confiante e feliz por finalmente ser eu próprio”, adiantou o médio, que decidiu dar este passo escassos dias depois de se estrear na equipa principal do Blackpool, a 7 de maio, contra o Peterborough United.

Assim, atualmente, Jake Daniels é o único jogador britânico assumidamente homossexual a atuar nos escalões profissionais do futebol inglês. De recordar que, no ano passado, o australiano Josh Cavallo tornou-se o único jogador profissional no mundo inteiro a revelar a própria homossexualidade — estatuto onde tem agora a companhia do jovem britânico. Na altura, em entrevista ao The Guardian, o médio do Adelaide United chegou a dizer que teria “medo” de participar no próximo Mundial do Qatar, país onde a homossexualidade é ilegal e punível por lei.

Três hotéis do Qatar recomendados pela FIFA não aceitam reservas de casais homossexuais